UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
QREN Quadro de Referência Estratégia Nacional PO FACTORES DE COMPETITIVIDADE PO POTENCIAL HUMANO PO VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO* Os PO regionais do.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Empreendedorismo na Saúde
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
A NOSSA VISÃO primeiro parque especializado em Biotecnologia em Portugal cluster de empresas e instituições de investigação e de excelência ajudar jovens.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Creating Value in Biotechology
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Talentos para Inovação
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
Ministério da Defesa Nacional Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa I&D de Defesa Oportunidades para a Base Tecnológica e Industrial Luís.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
dos Objectivos à Concretização
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A Lionesa é uma nascente de energias.
Joaquim Cunha A importância da interclusterização no desenvolvimento da economia do mar.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Seminário “Taguspark – Construção de um futuro” Instituto Superior Técnico - Taguspark Taguspark, 26 de Janeiro de 2004.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO. Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra.
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Organização e Funcionamento do Serviço de Patologia Clínica
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
1 AAL4ALL the win-win-win partnership for public, private and people Joaquim Cunha Julho 2010.
Transcrição da apresentação:

UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO para a euroCIDADE SAÚDE & LAZER ... REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde vectores de repovoamento e desenvolvimento sustentável da Região do Alto Tâmega e do Barroso. SAÚDE termalismo turismo lazer

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ESTABELECIMENTO DE UM CLUSTER (ANCORADO NO BINÓMIO) SAÚDE LAZER

Localização Geográfica da euroCidade Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Localização Geográfica da euroCidade

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde

Parque Empresarial de Chaves – Parque Tecno-Logístico de Outeiro Seco Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Parque Empresarial de Chaves – Parque Tecno-Logístico de Outeiro Seco

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento O Estudo Prospectivo NORTE 2015, promovido pela CCDRn, o GDMF, a U.Porto e a U.Minho.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento -CCDRn – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; -GDMF – Grupo do Dispositivo Médico e da Farmacêutica; - Ipatimup - IBMC- INEB e a U.Porto e a U.Minho.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A Região do Norte vive um momento de crise económica e social, com acentuada deterio-ração dos principais indicadores económicos e de qualidade de vida.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - No entanto e particularmente nas áreas relacio nadas com a saúde, concentra relevante fatia do conhecimento e da capacidade de I&D nacionais, em instituições de referência pola rizadas em torno das Universidades do Porto e Minho.

(Os valores apresentados são estimados) Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Investigadores em ciências associadas à Saúde nas Univ. do Porto e Minho: UPorto 850 Inv.s 360 PhD.s UMinho 380 Inv.s 130 PhD.s Ensino Privado 90 Inv.s 30 PhD.s (Os valores apresentados são estimados)

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Portugal R.Norte % Licenciados 2004/05 8.000 3.000 38 Doutorados 2004/05 100 70 70

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Área(s) / Pub. Científicas Norte / Prod. Ponderada % Medicina 40 Fisiologia e Farmacologia 40 Biologia Molecular, Celular e Genética 30

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - Concentra-se também nesta região o núcleo mais significativo, e porventura mais dinâ-mico, das realidades empresariais envolvidas no «Dispositivo Médico» e na «Farmacêu-tica».

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - Num posicionamento, solidamente sustentado e inovador, a Região Norte (através da CCDR-N) elege a promoção e intensificação tecnológi-ca da base produtiva regional, como sua primeira prioridade estratégica, emergindo neste contexto a SAÚDE/LAZER em lugar de destaque.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A relação privilegiada e alicerçada nas raízes e tradição, que distinguem a parceria natural “Norte de Portugal–Galiza” e a transformam numa EuroRegião. E ainda, a disposição geográfica circunscrita ao perímetro transfronteiriço, que estende a Espanha, o cluster da saúde, quer à Galiza, quer a Léon e Castilla.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A Galiza oferece-nos um parque universitário de excelência, centrado nas ciências da saúde e um pólo substantivo no universo da metro-logia científica e legal. Já em, Leão e Castela é possível desfrutar de competências científicas e empresariais en-raizadas no universo dos Medical Devices.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde GEOGRAFIA DO CLUSTER DA SAÚDE (euro região)

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde GEOGRAFIA DO CLUSTER DA SAÚDE

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Nuclear a criação de um pólo de competitivi-dade e tecnologia nacional, de vocação inter-nacional, ancorado nas competências científi-cas e no potencial endógeno domiciliado na região– Saúde-Termalismo-Lazer –com, par-ticular destaque para a economia do conhe-cimento e tendo como alvo o mercado glo-bal.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos Promover o desenvolvimento económico e social, em particular da Região Norte e do País em geral. Aumentar o volume de negócios, as exporta-ções e o emprego qualificado, nas activida-des económicas associadas à Saúde.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde continuados. - Estabelecer um enlace geográfico, entre um pólo tecnológico transfronteiriço, alicerçado no binómio “Escola–Empresa” e centrado no Cluster da Saúde.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 1ª Prioridade: Criação do ITT–Instituto Tec-nológico de Trás-os-Montes, uma infra-es-trutura tecnológica de âmbito regional, cen-trada nas actividades e assistência técnica, consultadoria e mediação tecnológica à co-munidade envolvente, através de unidades orgânicas laboratoriais e a instalar no Parque Tecno-logístico de Outeiro Seco.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Pretende-se a domiciliação neste Instituto, de um conjunto de recursos físicos e materiais em instrumentação laboratorial, que permita prestar serviços de auditoria, regulação e fis-calização, ao nível da segurança alimentar; da gestão ambiental; do controlo da qualida-de; da metrologia legal; e, da metrologia da saúde.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 2ª Prioridade: Criação do IPC–Instituto Po-litécnico de Chaves, uma escola de ensino superior centrada nas tecnologias da saúde e que emerge da transformação da actual Es-cola Superior de Enfermagem de Chaves e a domiciliar no Parque Tecno-logístico de Ou-teiro Seco.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Pretende-se alocar neste universo de Ensino Supe-rior Privado, um conjunto de valências científicas polarizadas na Saúde, de que se destacam a título de exemplo: Fisioterapia; Geriatria; Radiologia; Análi-ses Clínicas; Hotelaria e Restauração; Hidrologia e Termalismo; Desporto e Reabilitação; Higiene e Segurança no Trabalho; Qualidade e Ambiente; e ainda, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 3ª Prioridade: Recrutar e angariar para o Parque Tecno-logístico de Outeiro Seco-Partecos inves-timento nacional e estrangeiro, para domiciliação de empresas de base tecnológica ancoradas no cluster da saúde, quer sejam produtoras e/ou transformadoras de “medical devices”, quer se si-tuem a montante da cadeia de valor deste tipo de dispositivos.

No Conhecimento / i&dt + i ... Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs No Conhecimento / i&dt + i ... Doenças Farmacêutica Dispositivo médico Biotecnologia Nanotecnologias ...

Na Dinâmica Empresarial ... Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Na Dinâmica Empresarial ... Cuidados de saúde Farmacêutica Dispositivo médico Termalismo Meios auxiliares de diagnóstico Cuidados continuados ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Na Gestão ... TICEs RFID Automatização de processos Produtividade ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Nos Estímulos Públicos/Acções de Demonstração ... Incentivos ao investimento e à inovação Public procurement Captação de IDE Formação e especialização Living labs Concursos de ideias Projectos piloto ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - OUTPUTs Bem-estar / Envelhecimento Doenças (neurodegenerativas; cancro; cardio-vasculares e degenerativas; ósteo-articulares) e-health (tele-monitorização; integração e automatização de processos, ...)

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - OUTPUTs 4. Desenvolvimento económico e social 5. Emprego qualificado 6. Volume de negócios 7. Exportações 8. Saúde & Lazer ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde NÚCLEO PROMOTOR DO CLUSTER DA SAÚDE-LAZER NA euroCIDADE Câmara Municipal de Chaves-CMC Escola Superior de Enfermagem de Chaves-ESE Instituto Tecnológico de Trás-os-Montes-ITT Centro Tecnológico das Instalações e dos Equipamentos da Saúde-CETIES Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega-ADRAT Instituto Superior da Saúde do Alto Ave-ISAVE

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde TIPOLOGIA DE MEMBROS ADEREN-TES AO CLUSTER DA SAÚDE-LAZER Empresas e Entidades de Sistema Científico e Tecnológico Nacional, Associadas à Saúde; Prestadores de Cuidados e Serviços de Saúde; Entidades Associadas ao Termalismo; Entidades Associadas à Prestação de Cuidados Continuados; Entidades do Serviço Nacional de Saúde; Multinacionais e PMEs (Produção e/ou i&dt); Entidades do Sistema Segurador e Financeiro; Agências Governamentais, Associações para o Desenvolvimento e Autarquias .

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices BIAL, SA. HOVIONE, SA. PMH, SA. LABESFAL/FRESENIUS, SA. BASTOS VIEGAS, SA. PROHS, L.da ... ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices CLIMAR, SA. TECNIDATA, L.da. LABORIAL, SA. INOVASIS, L.da. CONTROSOL, L.da IMO, L.da ... ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices ALBINO DIAS DE ANDRADE, L.da I.P.I., L.da PLUX BIOSENSOR ENGINEERING, L.da TRICELA, L.da ALERT LIFE SCIENCES COMPUTING, SA. FISIOSPORT, L.da ... ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices CRIESTAMINAL, SA. FAPOMED, SA. MUROPLÁS, L.da A.J.COSTA, L.da GDMF APORMED ... ANCECSI ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Do Conhecimento ao Mercado … - Novo anti-epiléptico Novos métodos de diagnóstico de cancro e doenças pré-cancerosas Novos métodos de diagnóstico de doenças neurodegenerativas Novo anti-parkinsoniano Medical Devices e Bio-materiais Novos métodos de rasteio de doenças genéticas ... ...

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Do Conhecimento ao Mercado … - Novos anti-inflamatórios New vectors for gene / drug delivery Revimed (RFID – Enable and Visible Medical Devices) Telemonitorização de doentes / Living Labs Paper free hospital Lab-on-a-chip devices Internacionalização da prestação de cuidados e serviços de saúde.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Horizontalidade Estruturante … - Captação de IDE Acções Integradas de Promoção e Marketing Formação e Valorização Profissional de RHs Robustecimento do Tecido Empresarial Disponibilização de Serviços de IPR e TT Organização de Conferências e Eventos Cooperação com Outras Regiões de Conhecimento.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde CONCLUSÕES promover Portugal (com base no potencial da Região Nor-te), num player competitivo, na investigação, concepção, desenvolvimento de produtos e serviços associados à Saú-de; em nichos de mercado e de tecnologia seleccionados, ten-do como alvo os mais exigentes e mais relevantes merca-dos internacionais; num quadro de reconhecimento da excelência, do seu ní-vel tecnológico e das suas competências e capacidades no domínio da inovação.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Outubro/Novembro de 2008 nas actuais instalações da Escola Supe-rior de Enfermagem de Chaves, mas publicitan-do já o anunciado IPC-Instituto Politécnico de Chaves, alguns dos Cursos de Pós-Graduações propostos, por exemplo: CPGSHT-Curso de Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho; CPGEQGA-Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Gestão Am- biental.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Outubro/Novembro de 2008 nas actuais instalações do ISAVE-Insti-tuto Superior de Saúde do Alto Ave, mas publi-tando já o anunciado IPC-Instituto Politécnico de Chaves, alguns dos Cursos de Pós-Gradua-ções propostos, por exemplo: CPGSHT-Curso de Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho; CPGEQGA-Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Gestão Am-biental; CPGSA-Curso de Pós-Graduação em Segurança Aliumentar.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, com a constituição do Centro Tecno-lógico das Instalações e dos Equipamentos e da Saúde – CETIES, o mais tardar até Setembro / Outubro domiciliando-o nas instalações do Par-que Tecnológico de Outeiro-Seco disponibiliza-das para o efeito, pela CMChaves. Pretende-se que esta infra-estrutura tecnológica, de âmbito regional venha a ser uma das acreditadas, para promover o licenciamento de Unidades de Saúde em Portugal.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Setembro/Outubro com a projecção nacional do ITT-Instituto Tec-nológico de Trás -os-Montes convidando algu-mas das mais prestigiadas entidades/instituições do País (p.e. ISQ; AEP; NERVIR; OPET; etc.) e de Espanha a integrar a sua estrutura societária e domiciliar provisoriamente a sua sede nas ins-talações do Parque Tecnológico de Outeiro-Seco disponibilizadas para o efeito, pela CMChaves.

Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, com a constituição da “Universidade Popular e Rural de Portugal-UniPRUP”, o mais tardar até Setembro / Outubro domiciliando a sua sede no «Ninho de Empresas» residente nas instalações da ADRAT, no Parque Tecnológico de Outeiro-Seco. Pretende-se que esta Universidade da Ruralidade venha a promover escolas-ateliers e bibliotecas itinerantes, recorrendo para o efeito aos Pavilhões MultiUsos e /ou às Casa da Cultura Locais especialmente as domiciliadas em Chaves; Montalegre; Boticas; Valpaços; Vila Pouca de Aguiar; e Ribeira de Pena.

Fernando Manuel Silva (PhD) Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde FIM Fernando Manuel Silva (PhD) ADIRBA – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso ADITEC – Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica CETIES – Centro Tecnológico das Instalações e dos Equipamentos da Saúde ITT – Instituto Tecnológico de Trás-os-Montes UniPRUP – Universidade Popular e Rural de Portugal