EM 739-Material Compósito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Flávia Spitale Jacques Poggiali
Advertisements

Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis
MATERIAIS.
Materiais compósitos.
Introdução aos Materiais de Engenharia
Introdução aos Materiais de Engenharia
AULA 05 Materiais Cerâmicos PROF: Elias Junior
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Perspectiva Histórica
COMPÓSITOS Formados por dois materiais a nível macroscópico
Meios físicos de Transmissão de Dados
UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA
LINHAS ELÉTRICAS CONDUTORES ELÉTRICOS.
Fundição Centrífuga Centrifugal Casting
Adesivos e Selantes em Poliuretano
Apresenta:.
Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo.
Trabalho elaborado por: Pedro Lopes João Pessoa
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
EMI – Engenharia Mecânica 1º. Sem/2011
METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE.
Ciências da Natureza Enem 2012
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Tecnologia de estaleiros navais
De que é feito a bicicleta?
Os plásticos.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Arquitetura vernacular
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
CONTENTOR PARA QUÍMICOS E CORROSIVOS
EM739 – Materiais compósitos
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Grupo: Bruno Menezes Caio Simões Eduardo Watanabe Fernando Brandão
MATERIAIS PARA FERRAMENTA
MATERIAIS METALICOS.
Propriedades Físicas dos Solos
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estanho Aula 13.
Cerâmicas Aula 16.
EM 335 – Tecnologia Mecânica
Resumo perspectiva histórica da CEM
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
Alumínio Aula 11.
Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
Princípios de Ciências de Materiais: Compósitos
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Até meados do século 19 a maioria dos barcos eram todos feitos de materiais naturais, principalmente de madeira. Na década de 1930 todos os barcos eram.
TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Aula 12 – Soldagem com Eletrodo Revestido
Para ter acesso a esse material acesse:
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Para ter acesso a esse material acesse:
(Projeto residencial)
IMM - introdução1 Nota prévia inscrição como leitores da Biblioteca início das aulas - 10 minutos após horário oficial avaliação – 4TP + 1P com mínimo.
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
Ciência dos Materiais II – SMM0194 Seleção de Materiais prof
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
Capacitores Eletrolíticos de Dupla Camada Gilson Roberto Jost Maycon Willian Claus dos Santos Instalações Industriais 2.
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.
Tecnologia dos Materiais I Professor: Cláudio Schaeffer Compósitos
Transcrição da apresentação:

EM 739-Material Compósito Aplicações em Materiais Esportivos (não aquático) Grupo 10: Fábio Menezes 043308 Letícia Bocchi 048060 Márcio Ono Terashima 048071 Régis Kato 046049

Exemplos de aplicação: Vara ( salto em altura) Raquete de Tênis Capacete de Fórmula 1 Quadro de Bicicletas Shape de Skate Arco-flecha

Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até então de aço ou madeira, com a introdução do grafite (fibra de carbono) na produção das raquetes. O grafite oferecia boa resistência e era muito mais leve que o alumínio. Em pouquíssimo tempo, vários outros materiais foram introduzidos nas raquetes, tais como titanium, fibra de vidro, e atualmente o Aerogel.

Requisitos: As raquetes apresentam fragilidade na zona Y e por isso devem ser reforçadas naquela regiam. Também devem ter o aro estável e firme, pois assim maior energia será transmitida à bola. Materiais tubulares, apesar de leves, apresentam elevada vibração, e dificil controle da bola quando esta não acerta o centro da raquete.

Materiais Utilizados: Fibra de vidro e Carbono; Kevlar; Titânio; Aerogel.

Aerogel (sílica, carbono e alumínio) O Aerogel é um material sólido extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. Transparentes, vermelhos escuros, consistem em um tipo de material coloidal interconectado com diâmetros de aproximadamente 10nm. São frágeis porém estruturalmente fortes. O mecanismo de polimerização, a estrutura e propriedades do Aerogel são similares ao processo sol-gel da sílica. Oferece muita resistência na estrutura do aro, sem aumento do peso da raquete, melhorando o manuseio e a sensibilidade no momento do impacto da bola. São 4 vezes mais efetivos que as fibras de carbono.

Na década de 60: Capacete com mais de 2 kg Material utilizado: Fibra de vidro Aço Plásticos Policarbonatos Sem preocupação com o pescoço e a coluna

Atualmente: Capacete entre 1.25 até 1.80 kgs Material Utilizado: Kevlar Vibra de carbono Policarbonato Titânio Tecido anti-chamas Trabalha em harmonia com o Hans (Head And Neck Support - Suporte para Cabeça e Pescoço)

Material Compósito Presente Cerca de 80 a 120 camadas de fibra de carbono. Revestimento especial anti-chamas Camada de Kevlar Policarbonato

Quadro de bicicleta Principais partes

Quadro de bicicleta Materiais mais empregados: Aço Alumínio Escândio Barato e pesado Alumínio Leve e fraco Escândio Mais forte e mais leve que alumínio; Titânio Leve e resistente, porém caro

Quadro de bicicleta Carbono e liga de kevlar Monocascos Leves, resistentes e rígidos; Monocascos Em carbono, são mais aerodinâmicos; Cromo-Molibdênio Mais utilizada, alta qualidade e leves.

Quadro de bicicleta Cromo – Molibdênio Tubo pode ter diferentes diâmetros; Espessura varia entre 0,8 e 1,0 mm Duplamente moldados, espessura pode chegar a 0,6mm no ponto mais fino.