Movimentos modernos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Vanguardas e Modernismo
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
PRÉ-MODERNISMO.
A literatura e a pintura cubista e impressionista
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
Movimentos artísticos
Os elementos básicos da linguagem visual
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
Revolução nas Artes e nas Ciências
The Persistence of Memory
Modernismo nas artes plásticas:
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A ruptura e a inovação na arte
.: Concretismo MODERNISMO
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
A Arte no Início do Século XX
VANGUARDA EUROPEIA Mudança de século :
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
Trabalhando a ABSTRAÇÃO PROFESSORA CAMILE BACCIN 2º ANO.
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Modernismo Brasileiro
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
PRIMEIRA METADE DO SÉCULOXX
Os estilos artísticos do início do século XX
Movimentos Literários
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
Pintura Pós-impressionista
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
Centro Cultural de Bélem- Lisboa
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
CUBISMO Profª Patricia.
SURREALISMO.
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
 Prof. Florêncio Caldas.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Surrealismo.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Gestualidades Art brut, art informel, expressionismo abstrato, CoBrA Aula XII – MAK0142.
CUBISMO.
Transcrição da apresentação:

Movimentos modernos

Chama-se genericamente modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.

PALAVRA MODERNO TAMBÉM É UTILIZADA EM CONTRAPONTO AO QUE É ULTRAPASSADO. NESTE SENTIDO, ELA É SINÔNIMO DE CONTEMPORÂNEO, EMBORA, DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO-CULTURAL, MODERNO E CONTEMPORÂNEO ABRANJAM CONTEXTOS BASTANTE DIVERSOS.

Expressionismo O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas pertencentes a este período, como o holandês Van Gogh e o norueguês Edvard Munch. Encontra ligações também com certas manifestações do art noveau e do simbolismo. Considerando os desdobramentos do Impressionismo, os principais precursores do movimento foram Vincent van Gogh e Edvard Munch e Paul Klee, tal a dramaticidade de suas obras, a importância (e, em certo sentido, a independência) da cor. Ambas as obras propõem uma ruptura formal e ideológica com a Academia e com o Impressionismo. O simbolismo como um todo também influenciou os movimentos expressionistas, em uma outra esfera, devido à importância dada à mensagem oculta na obra.

No Brasil destacam-se Antonio Garcia Bento, Benedito Calixto de Jesus, Lasar Segal, pintor da dor e sofrimento humanos, e Anita Malfatti, que modernizou a pintura brasileira com temas nacionalistas, entre eles O Tropical, de 1916.

Cubismo O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema.

As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor, crítico e psiquiatra francês André Breton (1896-1966), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista.

ABSTRACIONISMO A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.

O Abstracionismo geométrico, ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras expressões na década de 40. Entre os artistas mais importantes destacam-se Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Pérsio, Luiz Sacilotto, Antônio Bandeira e Manabu Mabe.