Fonte: Comstock/Royalty Free

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

Ciência e tecnologia.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Sistemas econômicos e sociais
A Segunda Revolução industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
PIB- Produto Interno Bruto
Formação do mundo atual
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O ESPAÇO GEOGRÁFICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO
A Revolução Industrial
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
A Revolução Industrial
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Professora Carol/Geografia
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Economia Mundial G5.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Cap. 2.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Área Urbana e Área Rural.
A partir do século XVIII
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
A Evolução do Capitalismo
Urbanização brasileira
Origens e bases do mundo global.
O Espaço Geográfico Rural
Urbanização.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geografia Rede SESI de Educação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Comstock/Royalty Free O Espaço Geográfico e a Industrialização Índice Produção do espaço geográfico Fonte: Comstock/Royalty Free Diferenças no espaço geográfico Diferenças provocadas pelas desigualdades sociais A industrialização A urbanização e a mecanização do campo Surgimento do Estado-Nação

Produção do Espaço Geográfico O espaço geográfico é o resultado da ação humana sobre a natureza; As diferenças nas paisagens (aspecto visível do espaço), são causadas principalmente pelas diferenças técnicas e sociais de cada grupo humano;

Produção do Espaço Geográfico Trabalho = relações entre si e com a natureza. O homem extrai da natureza a matéria- -prima que será utilizada na fabricação de produtos e na transformação do espaço geográfico. O homem transforma e recria a natureza por meio de ferramentas (técnicas), experiência e conhecimento (tecnologia) adquiridos durante sua história. O homem sempre manteve interdependência com a natureza. TRANSFORMAÇÃO NATUREZA ORIGINAL HOMEM MATÉRIA-PRIMA

Diferenças no Espaço Geográfico Fonte: PhotoDisc/Royalty Free Fonte: Pedro Motta/Editora Abril Técnica São as ferramentas utilizadas pelo homem para facilitar sua vida. É qualquer instrumento ou conhecimento que implica uma demonstração de inteligência humana. Exemplos: a enxada e as armas. Tecnologia É uma técnica avançada, resultado da aplicação do conhecimento científico, que nasceu com a ciência moderna. Exemplos: avião, robôs, software, computadores e carros.

Diferenças no Espaço Geográfico Fonte: PhotoDisc/Royalty Free Fonte: ImageDJ Corporation/Royalty Free Diferenças Sociais As diferenças locais (entre um bairro e outro em uma cidade) e até globais (entre países e até de um continente para o outro) são diretamente influenciadas pelo poder de consumo e acesso às tecnologias. Diferenças Espaciais As diferenças de clima, relevo e vegetação influenciam no espaço geográfico.

A Industrialização Fonte: Repr. ‘Nosso Século 1910 - 1930’ Revolução Industrial Conhecimento Científico Maior modificação do Espaço Geográfico Fonte: Repr. ‘Nosso Século 1910 - 1930’

Fonte: Repr. ‘Nosso Século 1910 - 1930’ A Industrialização Fonte: Repr. ‘Nosso Século 1910 - 1930’ Modifica o espaço geográfico ao aplicar o conhecimento científico no processo produtivo; As cidades crescem; As fábricas atraem os operários em busca de trabalho assalariado; Com a migração, surgem as grandes cidades; Com o salário do trabalhador, surge uma classe consumidora; A Revolução Industrial fornece os alicerces da sociedade moderna.

Capitalismo Comercial A Origem da Industrialização Feudalismo Capitalismo Comercial Capitalismo Moderno Servos Operários Trabalhadores atuais Formação de classes na sociedade capitalista Burguesia – Os donos dos meios de produção (fábricas, bancos, fazendas, etc.). Proletariado – Os que trocavam a força de trabalho pelo salário. Novas Classes – São os profissionais autônomos, como profissionais da área médica (médico ou dentista), não podem ser classificados nem como capitalistas e nem como proletários. Transição do feudalismo para capitalismo Feudalismo – Sistema socioeconômico predominante na Europa entre os séculos V e XV. Economia baseada na relação servil, entre os servos e os senhores feudais. Capitalismo – Começou nos séculos XV e XVI e atingiu o estágio pleno após o século XIX, baseando-se na relação assalariada entre o patrão e o operário.

A Urbanização e Mecanização do Campo Fonte: Dynamic Graphics/Royalty Free Modificação rápida do espaço geográfico. Bairros inteiros surgindo junto com as fábricas. Surgem regiões industriais, concentradas em locais com boa infraestrutura. O meio urbano torna-se a sede das indústrias e dos serviços modernos. O meio rural é o fornecedor de alimentos e matérias- primas para a cidade. Fonte: Andre Penner/Editora Abril

A Urbanização e Mecanização do Campo Fonte: Joel Rocha/Editora Abril Fonte: Kim-Ir-Sen/Editora Abril Fonte: François Calil/Editora Abril Aumento da população urbana. Aumento das áreas cultivadas. Aumento da busca por alimentos. Essas transformações alteram a paisagem rural e o espaço geográfico. Introdução das máquinas (Revolução Industrial) no cultivo e na colheita.

A Urbanização e Mecanização do Campo O meio rural passa a utilizar ferramentas, aplicando a tecnologia em busca de maior produtividade. São introduzidas máquinas e implementos agrícolas. O mercado consumidor é mais importante que a localização da indústria. Com a urbanização surgem polos científicos próximos aos polos industriais. O espaço geográfico no campo sofre alterações por influência da Revolução Industrial. Feudalismo População Rural Urbana Capitalismo Tecnologia Máquinas Espaço Geográfico Aumento da área cultivada e de pastagens Indústrias e grandes cidades

O Surgimento do Estado - Nação A Alemanha é um dos exemplos de como surgiram os Estados modernos. A Alemanha atual é resultado de vários reinos e ducados. Por meio de guerras e anexações surge na Alemanha um Estado forte e capaz de defender os interesses do capital nacional.

O Surgimento do Estado-Nação Durou várias décadas e foi resultado da incorporação de várias regiões, com identidade forte e que suprimiu essas características em nome de um novo Estado. O Estado-Nação, ou países, surgem no fim do século XVIII e no século XIX. Representam uma nova forma de compartilhar o espaço geográfico. Resultam em uma nova ordem político-espacial.

O Surgimento do Estado-Nação Para consolidação do Estado-Nação, é necessário que se crie uma identidade nacional. Hino, bandeira e a língua foram muito importantes para fortalecer a identidade nacional. A Revolução Industrial favorece o surgimento do Estado. O comércio mundial entre vários países necessita de um conjunto de regras jurídicas e de estabilidade política, o que o Estado nacional propicia. Fonte: Samuel Iavelberg/Editora Abril