A Força Aérea Portuguesa, uma realidade militar e sociológica 1952-1974Reflexões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERA UMA VEZ….
Advertisements

História e Geografia de Portugal
António Spínola.
25 de Abril de 1974.
ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO - ESTRUTURA DE EAD NO EB - AÇÕES ATUAIS E FUTURAS 3. CONCLUSÃO.
A evolução da logística nas últimas décadas
Unidade 1 Grupo: 14A Subgrupo:x.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos…
Servidores Públicos Militares
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
3ª Policlínica-Niterói – Complexo Bombeiro Militar de Charitas.
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
1ª Guerra Mundial.
O 25 de Abril.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
«(…) Cada história é um retalho Cortado no coração
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:
‘‘A Emboscada’’ Anos 60 Grupo ‘‘Os cotas’’
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Sistema Desportivo Português. Presidência do Conselho de Ministros A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organização Política e Administrativa de Portugal
Área de Integração Democracia e cidadania
Tecnologia, Ciência e Inovação
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
As burocracias públicas
Pós – Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB-04 – Junho / 2013 Professora: Maria Luísa Dias Modelos de Equipes 16/05/2013 Links.
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
ABRAPAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
História e Geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Estratégia – considerações iniciais
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
Planejamento Institucional da Aeronáutica
Curso de Formação para Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Palestra: O Papel dos Atores do SGD para o Enfrentamento da Violência.
O ESTADO NOVO.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
ASSUNTO - A missão do Exército; - Formas de ingresso; e - Os cursos de formação de sargentos e oficiais.
LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
TIPOS DE SOCIEDADES - CONTINUAÇÃO
Hierarquia e Disciplina Militar
Coluna Prestes.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
A organização complexa do Estado
Professor Marcus Soeiro
Defesa e integração sul-americana
Grupo C Caso SST Participantes: Carlos Eduardo dos Santos Daniel Buscatti Verderame João Rodolfo Kobuszewski Luiz Gustavo Schionato Marcus Freitas Augusto.
ABRIL 1974.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Marinha, um ar de Oportunidades !. Agenda  Vídeo institucional;  Categorias;  Formas de prestação de serviço;  Classes;  Condições gerais de admissão;
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
Transcrição da apresentação:

A Força Aérea Portuguesa, uma realidade militar e sociológica Reflexões

Objectivo Analisar a Força Aérea segundo duas vertentes: a sociológica e a histórica, atravessando este estudo pela análise do comportamento social, político e militar do todo enquanto Ramo das Forças Armadas e enquanto actor na guerra colonial e na revolução de 1974.

A domesticação das Forças Armadas no Estado Novo No Exército: um capitão como ministro No Exército: um capitão como ministro Santos Costa Santos Costa Na Marinha : um capitão-tenente Na Marinha : um capitão-tenente Ortins de Bettencourt Ortins de Bettencourt Um esquema subversivo numa sociedade altamente hierarquizada Um esquema subversivo numa sociedade altamente hierarquizada

A Força Aérea Antecedentes Antecedentes Aviação militar e Aeronáutica Naval Aviação militar e Aeronáutica Naval Criação, Lei, em 1952 Criação, Lei, em 1952 Componente humana Componente humana A herança social militar e naval A herança social militar e naval Uma junção social militar com idiossincrasias diferentes Uma junção social militar com idiossincrasias diferentes De 1952 a 1961 é uma Força que anda à procura de si própria De 1952 a 1961 é uma Força que anda à procura de si própria

A estratégia de Salazar Um Subsecretário de Estado da Aeronáutica dependente do Ministério da Defesa que depende da Presidência do Conselho de Ministros Um Subsecretário de Estado da Aeronáutica dependente do Ministério da Defesa que depende da Presidência do Conselho de Ministros Um oficial de baixa graduação como Subsecretário Um oficial de baixa graduação como Subsecretário O major e tenente-coronel Kaúlza de Arriaga O major e tenente-coronel Kaúlza de Arriaga Um Subsecretário engenheiro e não piloto- aviador Um Subsecretário engenheiro e não piloto- aviador A criação de uma força de elite: A criação de uma força de elite: Os pára-quedistas Os pára-quedistas A Força Aérea como Ramo pretoriano A Força Aérea como Ramo pretoriano

A Força Aérea e o Estado Novo antes da Guerra Colonial Uma Força agradecida Uma Força agradecida A rapidez de ascensão hierárquica A rapidez de ascensão hierárquica Uma Força sem História Uma Força sem História Uma Força sem idiossincrasias próprias Uma Força sem idiossincrasias próprias A formação dos quadros: A formação dos quadros: Na Academia Militar, os oficiais com possibilidades de ascensão ao generalato Na Academia Militar, os oficiais com possibilidades de ascensão ao generalato Na Força Aérea, todos os técnicos Na Força Aérea, todos os técnicos A ligação umbilical ao Exército mantém-se A ligação umbilical ao Exército mantém-se

A Guerra Colonial Uma Força sem espírito de corpo encontra um rumo: Uma Força sem espírito de corpo encontra um rumo: O cumprimento da missão de guerra O cumprimento da missão de guerra A missão como elemento sociologicamente agregador A missão como elemento sociologicamente agregador A supremacia aérea e a compreensão da guerra A supremacia aérea e a compreensão da guerra A posição em 1974: A posição em 1974: A primeira grande ameaça à supremacia aérea: os Sam-7 A primeira grande ameaça à supremacia aérea: os Sam-7 As missões: apoio de fogo, de evacuação e logística As missões: apoio de fogo, de evacuação e logística Uma guerra meio ganha, uma guerra meio perdida Uma guerra meio ganha, uma guerra meio perdida

A Força Aérea e a conspiração dos capitães A Força Aérea, a grande ausente A Força Aérea, a grande ausente A Força Aérea fica neutral: A Força Aérea fica neutral: Porque é uma Força despolitizada; Porque é uma Força despolitizada; Porque sofre do complexo kaulzaniano ou complexo de paternidade Porque sofre do complexo kaulzaniano ou complexo de paternidade O papel mais efectivo da Força Aérea no 25 de Abril: O papel mais efectivo da Força Aérea no 25 de Abril: Avançam os não pilotos: engenheiros e administradores Avançam os não pilotos: engenheiros e administradores

Em jeito de conclusão A Força Aérea sociologicamente só encontrou o seu caminho quando fundou a sua Academia e nela passou a formar todos os oficiais A Força Aérea sociologicamente só encontrou o seu caminho quando fundou a sua Academia e nela passou a formar todos os oficiais A Força Aérea desenvolveu uma cultura piramidal de elites A Força Aérea desenvolveu uma cultura piramidal de elites A Força Aérea, como um todo, recusa modelos políticos de vanguarda (grande saneamento no pós-25 de Novembro de 1975) A Força Aérea, como um todo, recusa modelos políticos de vanguarda (grande saneamento no pós-25 de Novembro de 1975)