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Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.

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1 Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação militar. A Arte da Guerra – Sun Tzu Gorin No Sho – Miyamoto Musashi

2 A Arte da Guerra – Sun Tzu “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”

3 Estratégia – Antecedentes Primeira Revolução Industrial – não produziu muito em termos de pensamento. Segunda Revolução Industrial – mercados de massa. Segunda Revolução Industrial – estratégia como forma de moldaras forças do mercado e afetar o ambiente competitivo.

4 Estratégia – Antecedentes Alfred Sloan – GM (1923 a 1946): cria uma estratégia bem-sucedida baseada nas forças e fraquezas identificadas Ford Motor, sua maior concorrente. II Guerra Mundial: estímulo ao pensamento estratégico, devido ao problema agudo de alocação de recursos escassos em toda a economia.

5 Estratégia Empresarial A partir dos anos 70 a área de estratégia desenvolveu-se ao longo da construção de “posicionamento” (positioning) Apoiado nos seguintes pilares: Análise externa ou do meio ambiente relevante de negócios da empresa Ambiente interno ou análise dos recursos empresariais Análise do ramo ou sub-ramo de atuação

6 Posicionamento Segundo P. Kotler o posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores alvos. Por exemplo, as empresas automobilísticas pode optar pela diferenciação de seus carros na durabilidade, enquanto seus concorrentes podem enfatizar a economia de combustível

7 Fases da Estratégia ANÁLISE ESTÁTICA Planejamento Financeiro: cumprir o orçamento anual. Planejamento c/ base em Previsões: prever o futuro. ANÁLISE DINÂMICA Planejamento Orientado Externamente: pensar estrategicamente Administração Estratégica: criar o futuro

8 Análise de Ramo O ambiente do setor na qual uma empresa opera tem forte influência sobre seu desempenho econômico P.I.B. Setores Ramos Sub-ramos

9 Análise de Ramo Características dos Ramos Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio (estrito, extenso)

10 Análise de Ramo Fatores Ligados ao Desempenho Potencial do País + Potencial do Ramo = Potencial de Lucro e Atratividade do Ramo

11 Análise de Ramo Potencial do País: Economia, Política, Sociedade, Tecnologia, Globalização (inserção). Potencial do Ramo: Potencial de Crescimento, Tendências e Perspectivas, Lucratividade / Renta- bilidade

12 Análise de Ramo Fatores Ligados ao Desempenho (Empresa) Habilidades Empresariais + Estratégia Competitiva = Desempenho da Empresa

13 Análise de Ramo Habilidades Empresariais: Cultura, Estratégia / Estrutura, Tecnologia – Processos. Estratégias Competitivas: diferenciação / custos, expansão / diversificação, arquitetura estratégica

14 Estrutura das 5 forças para Análise de Ramo Concorrentes na Indústria Fornecedores Substitutos Novos Concorrentes Compradores Clientes

15 Estrutura das 5 forças para Análise de Ramo Grau de Rivalidade Poder de Barganha Ameaça de Substitutos Ameaça de Entrada Poder de Barganha

16 Rivalidade entre Competidores Existentes Fatores que afetam a Rivalidade Crescimento da indústria Concentração e equilíbrio Custos fixos / valor agregado Excesso de capacidade intermitente Diferença entre produtos Identidade da Marca Custos de Mudança

17 Rivalidade entre Competidores Existentes Fatores que afetam a Rivalidade Complexidade Informacional Diversidade de Concorrentes Apostas Corporativas Barreiras à Saída

18 Novos Concorrentes / Entrantes Potenciais Barreiras à Entrada Economias de escala Identidade da Marca Requisitos de capital Custos de Mudança Acesso a canais de distribuição Acesso aos insumos necessários Política Governamental Retaliação Esperada

19 Ameaça dos Novos Entrantes Novos entrantes trazem: aumento na capacidade disputa pelo market share recursos financeiros adicionais podem provocar guerra de preços

20 Ameaças de Substitutos Ameaças determinadas por: Desempenho relativo de preço dos concorrentes. Custos de Mudanças. Propensão do comprador para mudar.

21 Compradores / Clientes Poder de Barganha Concentração de compradores Volume de compradores Custos de mudança Informação dos compradores Lucros dos compradores Produtos substitutos Capacidade de empurrar produtos

22 Compradores / Clientes Poder de Barganha Sensibilidade a preços Preços / Compras totais Diferenças entre os produtos Identidade da marca

23 Fornecedores Poder de Barganha Custos de Mudança Diferenciação de insumos Concentração de fornecedores Presença de insumos substitutos Importância do volume p/ os fornecedores Impacto dos insumos sobre custo / diferenciação

24 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL ANÁLISE DE RAMO 5 FORÇAS – MICHAEL PORTER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ghemawat, Pankaj. Estratégia e o cenário de negócios. Ed. Bookman. capítulos 01 e 02 (até a pág. 42)


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