Algoritmo e Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Algoritmos
Advertisements

CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à Programação
Construção de Aplicativos Computacionais METEOROLOGIA
Marco Antonio Montebello Júnior
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Linguagem de Montagem Visão geral.
Paradigmas de Linguagens Conceitos Básicos
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 06
Estruturas de Controle
Universidade Federal do Espírito Santo
Linguagens de Programação
ALGORITMO E ESTRUTURA DE DADOS
Programação e Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
PRC Bruno Correa.
Formas de Representação de Algoritmos
Introdução a Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I Construção de Algoritmos
Processamento da Informação BC-05045
Conceitos Básicos Lógica de Programação
ENGENHARIA AMBIENTAL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula 7
Lógica de Programação Introdução.
Introdução à Programação
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Fluxogramas e Pseudo-código
Introdução Capítulo 1 Lógica de Programação
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Representação de Algoritmos
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Introdução a Programação
Lógica de programação – Aula 1
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Lógica de programação introdução Professor William.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Android Aula 01 Introdução ao Java Humberto Moura
Desenvolvimento Web Lógica de Programação
Programação e Sistemas de Informação
Programação e Sistemas de Informação
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Introdução a Algoritmos
Fábio de Oliveira Borges
Instituto Federal de Santa Catarina
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmos e Estrutura de Dados I
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Algoritmo e Programação
Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Construção de Algoritmos Aquiles Burlamaqui UERN
Fundamentos de linguagens de programação
Algoritmos e Programação MC102
Programação Computacional Aula 5: Algoritmos
Linguagens de Programação
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação I
ALGORITMOS.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução à lógica de programação
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Disciplina: Lógica de Programação
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Algoritmos – Conceitos Iniciais
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Transcrição da apresentação:

Algoritmo e Programação Tathiana E. Silva (tathiana.sb@gmail.com)

Ementa Algoritmos Programação ► Conceitos ► Representações ► Representação de Dados ► Expressões Aritméticas e Lógicas ► Comandos de Entrada e Saída ► Estruturas de Controle - Condição - Repetição ► Variáveis compostas homogêneas Programação ► Linguagem C

Objetivos Desenvolver conhecimentos e habilidades de forma a capacitar os alunos a desenvolver programas em Linguagem Estruturada, especificamente usando a linguagem C. O Engenheiro é um profissional talhado para resolver problemas e normalmente problemas complexos que necessitam de métodos para se chegar a solução. Elaborar um algoritmo pode ser um dos métodos para se buscar a solução.

Aplicação Microprocessadores Controle de servomecanismos e Processos Programação em Assembler e linguagem de máquina. Controle de servomecanismos e Processos O MatLab ajuda a resolver problemas de engenharia através de programas na linguagem C. Automação Todo equipamento de produção em qualquer segmento tem um mínimo de automação e cabe ao engenheiro propor melhorias de desempenho do equipamento através de um algoritmo e um programa novo, por exemplo com o Ladder.

Bibliografia Algoritmos Programação CORMEN, Thomas H. , LEISERSON, Charles E., RIVEST, Ronald L. e STEIN, Clifford, Algorítmos – Tradução da 2ª Edição Americana, Teoria e Prática, Editora Campus Programação SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3.ed. São Paulo: Pearson education do Brasil, 1997.

Algoritmos x Programação Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito; Programa é um algoritmo codificado (escrito) em uma linguagem de programação (C/C++).

Algoritmos Algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Ou seja, uma receita, uma sequência de instruções para uma meta específica. Ex: chupar uma bala pegar uma bala retirar o papel colocar a bala na boca jogar papel no lixo

Algoritmos A principal meta da criação de um algoritmo é resolver problemas por meio de soluções lógicas para obter resultados eficientes (corretos) e eficazes (com qualidade). Mas se as soluções não forem bem planejadas (passo a passo), com certeza essa meta não será atingida.

Algoritmos Abaixo são descritas ações de quem vai a um banco, mas veja se é possível retirar o dinheiro obedecendo a sequência descrita: Sair do banco Aguardar a vez de ser atendido Entrar na fila do caixa Digitar a senha Entrar no banco Informar o valor a ser retirado Procurar a fila do caixa Pegar o comprovante do caixa, o cartão e o dinheiro Entregar o cartão eletrônico ao funcionário que atende no caixa Conferir o valor em dinheiro

Algoritmos Um algoritmo eficiente deve obedecer as seguintes premissas básicas no momento de sua construção: Definir ações simples e sem ambiguidade; Organizar as ações de forma ordenada; Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

Algoritmos Abaixo segue um exemplo simples de algoritmo, para a troca de um pneu furado: desligar o carro pegar as ferramentas (chave e macaco) pegar o estepe suspender o carro com o macaco desenroscar os 4 parafusos do pneu furado colocar o estepe enroscar os 4 parafusos baixar o carro com o macaco guardar as ferramentas

Algoritmos Um algoritmo é capaz de realizar tarefas como: Ler e escrever dados; Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas; Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas; Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição.

Algoritmos Segue outro exemplo, para pegar um ônibus, que possui estruturas mais complexas : ir até a parada enquanto ônibus não chega faça esperar ônibus subir no ônibus pegar passagem se não há passagem então pegar dinheiro pagar o cobrador troco = dinheiro - passagem enquanto banco não está vazio faça ir para o próximo sentar . . .

Programas Um computador é somente capaz de realizar estritamente as tarefas que lhe forem delegadas e que façam parte do conjunto daquelas ações que ele pode executar -> algoritmos. Programas são algoritmos escritos em uma linguagem de programação e que são interpretados e executados por uma máquina.

Linguagem de Programação Linguagem Natural (linguagem com que expressamos nosso raciocínio) Linguagem de Máquina Assembler (linguagem que o computador entende, números binários) Linguagem de Programação (linguagem próxima à natural para descrever comandos ao computador)

Linguagem de Programação

Representando Algoritmos Existem duas principais formas de representação para algoritmos: Fluxograma Pseudocódigo

Fluxograma É a apresentação do algoritmo em formato gráfico possibilitando o planejamento da estrutura do programa e facilitando a validação da estrutura planejada. Cada operação a ser executada é representada por um símbolo cuja forma identifica o tipo de processo envolvido.

Fluxograma - Exemplo

Pseudocódigo O pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação.

Pseudocódigo - Exemplo

Pseudocódigo - Estrutura