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Instituto Federal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "Instituto Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal de Santa Catarina
Curso Técnico em Informática para Internet Aula 2 – Criação de Algoritmos Instituto Federal de Santa Catarina 1

2 Introdução: 2 Para resolver um problema no
computador é necessário que seja primeiramente encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso que encontremos uma sequência de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Além disto é preciso definir como os dados que serão processados serão armazenados no computador. A solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequência de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequência de passos é chamada de algoritmo. 2 2

3 Introdução: Um algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma seqüência de operações para resolver um problema específico. Todos nós sabemos construir algoritmos. Se isto não fosse verdade, não conseguiríamos sair de casa pela manhã, ir ao trabalho, decidir qual o melhor caminho para chegar a um lugar, voltar para casa, etc. Para que tudo isto seja feito é necessário uma série de entradas do tipo: a que hora acordar, que hora sair de casa, qual o melhor meio de transporte, etc. 3 3

4 O que é Pseudocódigo? Forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. (Fonte:Wikipédia) 4 4

5 O que é Pseudocódigo? Os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Diferentemente de uma linguagem de programação, escrever um algoritmo, não exigirá um formalismo rígido. Pseudocódigo também pode ser definido como uma técnica textual de representação de um algoritmo. Ele é também conhecido como Português Estruturado ou Portugal. Nele os verbos, ações, disponíveis para utilização são restritos e empregados no imperativo, deve-se evitar as expressões excessivamente longas, tais restrições existem para eliminar a possibilidade de ambiguidade. 5 5

6 O que é Pseudocódigo? Esta forma de representação de algoritmos é rica em detalhes, como a definição dos tipos das variáveis usadas no algoritmo. Por assemelhar-se bastante à forma em que os programas são escritos, encontra muita aceitação. Na verdade, esta representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta. 6 6

7 O que é Pseudocódigo? A forma geral da representação de um algoritmo na forma de pseudocódigo: Algoritmo <nome_do_algoritmo> <declaração_de_variáveis> <subalgoritmos> Início <corpo do algoritmo> Fim 7 7

8 O que é Pseudocódigo? Representação do algoritmo do cálculo da média de um aluno, na forma de um pseudocódigo 8 8

9 Exemplo de Pseudocódigo:
9 9

10 Exemplo de Pseudocódigo:
Resolução de uma equação do segundo grau. Neste algoritmo vamos assumir que o coeficiente a da equação é sempre diferente de 0. principal () início ler a, b, c delta = b*b-4*a*c se delta < 0 então imprimir ¨Não há raizes reais.¨ senão início x1 = (-b + sqrt(delta))/(2*a) x2 = (-b + sqrt(delta))/(2*a) imprimir x1, x2 fim de se fim 10 10

11 Existem regras para a construção do Algoritmo?
Usar somente um verbo por frase e no imperativo; 2) Usar sentenças fáceis de serem entendidas por pessoas leigas no assunto; 3) Usar frases simples e curtas; 4) Ser direto e objetivo; 5) Usar palavras que não tenham sentido duplo.

12 Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão pode ser representada por um algoritmo; entretanto, para montá-lo é necessário dividir a tarefa em três fases fundamentais.

13 Etapas de um algoritmo ? Entrada: São as informações que iniciam o algoritmo. Processamento: São os passos necessários para atingir a meta. Saída: São os resultados do processamento. de ser julgada.” 13

14 Exemplo de Algoritmo? Problema: Calcular a média final dos alunos da 8ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. 14

15 Construção de um Algoritmo
Para montar o algoritmo proposto, fazem-se três perguntas: 1) Quais são os dados de entrada? Resp.: P1, P2, P3 e P4. 2) Qual será o processamento a ser utilizado? Resp.: Somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4 3) Qual será o dado de saída? Resp.: A média final 15

16 Algoritmo: Recebe a nota da prova P1 Recebe a nota de prova P2
Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão 16 16

17 Verificação do Algoritmo:
Ao desenvolver um algoritmo, em seguida ele deverá sempre ser testado para verificar o seu bom funcionamento. Esta verificação chama-se: Teste de Mesa, onde é simulada a execução das instruções do algoritmo para provar se os passos utilizados levarão ao resultado esperado ou não. 17

18 Do exemplo anterior: Nota da Prova P1 Nota da Prova P2
Dá-se valores à tabela abaixo: 18 18

19 O que é um diagrama de bloco?
Uma forma eficiente de representar os passos lógicos de uma determinada tarefa é a utilização de um diagrama de blocos porque ele segue um padrão, fazendo com que o seu entendimento ( mesmo não estando a par do problema em questão) torne-se bastante facilitado. 19

20 Diagrama de Blocos Através do uso do diagrama pode-se definir uma sequência de símbolos, com significado bem definido, assim a su(a principal função é a de facilitar a visualização dos passos de execução de uma tarefa. 20

21 Simbologia Padrão Em um diagrama de blocos existem diferentes símbolos e no quadro a seguir, são mostrados alguns dos principais símbolos utilizados: No interior do símbolo é escrito uma expressão matemática ou lógica, uma ação, um índice e etc., o que for relevante mostrar, pois somente os símbolos vazios não significarão nada. Veja o exemplo na Tabela. 21 21

22 Simbologia ? Cada uma destas formas se aplica a uma determinada ação como está indicado. Existem outras formas que podem ser aplicadas. 22

23 Simbologia: 23

24 Exemplo de Diagrama de Blocos
Percebe-se que no primeiro exemplo (da bala) uma sequência lógica foi seguida, utilizando somente as informações diretas, porém no segundo exemplo (da média) foi utilizado um cálculo e a seguir, foi exibido o seu resultado final. 24

25 25

26 SÍNTESE 26 Há diversas formas de representação de
algoritmos que diferem entre si pela quantidade de detalhes de implementação que fornecem ou, inversamente, pelo grau de abstração que possibilitam com relação à implementação do algoritmo em termos de uma linguagem de programação específica. Dentre as principais formas de representação de algoritmos destacam-se: a descrição narrativa, o fluxograma convencional e o pseudocódigo (ou linguagem estruturada). 26

27 ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
1) Construa um diagrama de blocos que: • Leia a cotação do dólar • Leia um valor em dólares • Converta esse valor para Real • Mostre o resultado 2) Desenvolva um diagrama que: • Leia 4 (quatro) números • Calcule o quadrado para cada um • Somem todos e • Mostre o resultado 27

28 ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
3) Construa um algoritmo para pagamento de comissão de vendedores de peças, levando-se em consideração que sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados: • Identificação do vendedor • Código da peça • Preço unitário da peça • Quantidade vendida A seguir, construa o diagrama de blocos do algoritmo desenvolvido, e ao final, faça um teste de mesa. 28

29 ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
4) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo: • Receba código da peça • Receba valor da peça • Receba Quantidade de peças • Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) Mostre o código da peça e seu valor total 29

30 Bibliografia Forbellone, André L. V.; Eberspächer, Henri Frederico, Lógica de Programação, 2ª Edição. Editora Pearson Education, São Paulo, 2001 Berg, Alexandre; Figueiró, Joice Pavek, Lógica de Programação, 3ª Edição, Editora Ulbra,Canoas, 2000 Moraes, Paulo Sérgio de, Lógica de Programação, Unicamp - Centro de Computação – DSC, Ultima Atualização: 04 de Abril de 2000 30


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