ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Metodologia Científica
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Desenvolvimento de PROJETOS.
FACULDADE EVANGÉLICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Curso Técnico em Meio Ambiente
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Primeira Reunião Acadêmica
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Trabalho de conclusão de curso
Verifica PRE-REQUISITOS
Procedimentos e Normas do Estágio
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Universidade Federal de Santa Catarina
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Trabalho nas regras ABNT
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Estágio Supervisionado
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Strategy Business Game
Normas para redação de TCC
PROJETO DE PESQUISA.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS Prof a. Valdnéa Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Prof a Grasiela Piuvezam Prof a Isa Hetzel Projeto.
Estágio Supervisionado I Prof. Breno Eustáquio Funcec/Doctum.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO Informações 11/11/2011

Importantíssimo Prazo: 15/ 12/ 2011 até 21h Quem for realizar o ESA no 1º semestre de 2012 deve cumprir os prazos: a) Até 15 de dezembro de 2011, Protocolar na Secretaria Acadêmica para o prof Antonio a Ficha de dados Cadastrais para elaboração dos Termos. b) Quem NÃO protocolar significa que NÃO vai fazer o ESA em 2012/1º

Livro Texto Será usado o livro inteiro para o projeto é importante cada aluno(a) ter o seu. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Prática profissional Prática profissional Prática profissional

MODALIDADES Individual ou Em duplas ou Em trios Avaliações: SEMPRE E TODAS INDIVIDUAIS

O diploma de administrador é personalizado (individual) e o registro do CRA também.

Importantíssimo Endereço, Telefones, E-mails Atualizar junto à Secretaria Acadêmica: Endereço, Telefones, E-mails e outras informações que achar necessário. Este procedimento é indispensável para eficácia do Seguro.

Requisitos para o ESA I Ter endereço atualizado na secretaria acadêmica (Seguro) Estar aprovado em todas as disciplina do 1º ao 6º período. Ter cumprido pelo menos 50% das atividades complementares. Ter feito a rematrícula. Ter escolhido a Empresa. Ter orientador.

Quem quer fazer ESA deve: Assistir o maior número possível de bancas do 8º período – TC. Ver Edital das bancas – 2ª semana de dezembro 2011 – 6 a 10 diurno e noturno. Ler inteiros, atenciosamente, pelo menos 2 TC’s de qualidade que podem ser sugeridos pelo seu orientador.

Atenção: Os trabalhos que estão na prateleira da biblioteca não foram expostos para serem modelos. São apenas resultado do estágio de um aluno realizado em determinada época e sob a orientação de solução mais adequada para aquele estudo. Siga as orientações do prof. que acompanha o seu estágio, elas são específicas para o seu objeto de estudo.

Como oficializar o ESA I Preencher a Ficha Cadastral. Preencher e pegar as assinaturas nos Documentos de Oficialização do ESA: Termo de Cooperação e Termo de Compromisso

Carga Horária do ESA 4 h Aula de ESA I O ESA compreende 150 horas, (Sendo 75 no 7º período e 75 no 8º período). b) São 4 horas semanais, sendo: 4 h Aula de ESA I + na biblioteca + na empresa + HORÁRIO DE ORIENTAÇÃO SEMANAL + pesquisas Total aproximado de 8 h semanais.

Prioridade Quem pensa em prática profissional estágio em ADM deve criar um espaço na sua agenda para isso. O estágio requer tempo e dedicação. Investimento em livros e outros materiais de pesquisa. Computador e insumos de informática.

Quem quer fazer ESA deve: Determinar um local adequado para estudar. Dominar Word. Ter conhecimento de Excel. Configurar nas normas da ANBT o computador a ser usado para o ESA. (Se necessário aproveitar os meses de férias para fazer curso de Word e Excel).

Onde o ESA Acontece: ESA I – 7º período: 90% - na biblioteca/Sala de aula 10% - na empresa ESA II – 8º período 70% - na biblioteca/ Sala de aula 30% - na empresa

Área do Estágio Para escolher a área do ESA, consultar o material: Área de atuação – Campo privativo do Administrador, conforme lei nº 4.769 de 9 de setembro de 1965 – artigo 2º www.cfa.org.br

Como escolher o tema Tem que ser algo que você goste muito. Assunto do qual quando estuda não vê o tempo passar. Algo que gostaria de se especializar (passar muito tempo estudando). Um tema que lhe abra as portas da profissão.

Para começar as orientações: Estar matriculado. Ter entregue os documentos assinados: a) Termos de cooperação e b) Termo de compromisso do ESA Ter sido incluído no seguro.

Apresentando-se ao orientador: Levar 2 fichas do orientando preenchidas faltando apenas o estabelecimento do horário das orientações. Definir o horário, anotar nas fichas, assinar e entregar uma para o(a) prof(a).orientador(a) e a outra para o Profª Antonio Prática profissional

Orientações: Prática profissional As orientações durante o semestre compreendem: a) Dezesseis (16) encontros semestrais de 30 minutos (semanais). b) Oito (8) encontros semestrais de 1(uma) hora (quinzenal). c) Os encontros devem ter dia, hora e local fixos. Prática profissional

Orientações: O comparecimento às orientações são obrigatórias: O controle de presença é feito individualmente, O Prof. Orientador pode estabelecer que só orienta se todos os alunos que formam o grupo estiverem presentes.

Orientações: As orientações durante o semestre compreendem: Dezesseis (16) encontros de 30 minutos (semanais). Oito (8) Encontros de 1(uma) hora (quinzenal). Os encontros devem ter dia, hora e local fixos.

Controle das orientações: As orientações possuem controle de presença igual as aulas. O não comparecimento do aluno acarreta falta (até reprovação) 1) Para 16 encontros de 30 min. pode ter até 4 faltas. 2) Para 8 encontros de 1 hora pode ter até 2 faltas. Apresentar atestado Médico ou Declaração de Trabalho

O que se espera de um trabalho de esa: Um trabalho inovador que ofereça soluções acima do mercado. Algo que proporcione ao autor promoção no trabalho. Que seja um link para o autor se especializar na área. Auto Realização. Prática profissional

Jamais o ESA deve ser: Prática Profissional Trabalho para terminar o curso. Trabalho solicitado por alguma pessoa (deve ser escolhido pelo aluno). Cópia de pesquisas já feitas ou programas já implantados numa empresa. Mas tem que ser: Prática Profissional

Quem faz o ESA corretamente: Diz que é cansativo, mas realizador. Aprende-se muitas coisas ao mesmo tempo. Permitir se sentir mais seguro em relação a profissão. Abre mercado de trabalho. Sucesso profissional

Quem quer fazer ESA deve cuidar da saúde: Consultar um profissional de nutrição Ter um tempo de lazer. Estabelecer prioridades para as diversas atividades. As clínicas de Nutrição e Psicologia da Uniamérica atendem gratuitamente. Deve-se buscar ajuda no início do ESA e não só depois que já perdeu o semestre.

Disciplinas envolvidas 7º período ESA I (Casadas). Projeto de Graduação I Ministrada em sala de aula onde ensina-se a metodologia. Estágio Supervisionado em Administração I Desenvolvido com o orientador seguindo a metodologia ensinada na aula de Projeto de GRADUAÇÃO I.

Disciplinas envolvidas 8º período ESA II – TC (Casadas) Projeto de Graduação II Ministrada em sala de aula onde ensina-se a metodologia. Estágio Supervisionado em Administração II Desenvolvido com o orientador seguindo a metodologia ensinada na aula de Projeto de GRADUAÇÃO II.

Produto do ESA: TC Trabalho de Curso Projeto de Graduação I ESA I Projeto de Graduação ESA II Geram o Trabalho de Curso - TC Prática profissional

Bibliografia Básica 1) Estrutura/metodologia ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 2) Forma/Normas SINHORINI, Wildenilson (Org.). Normas para apresentação de trabalhos: curso de Administração. 3ª ed. Foz do Iguaçu: Uniamérica, 2008. www.bu.ufsc.br – serviços – normalização de trabalhos 3) Conteúdo Definido pelo(a) prof(a) orientador(a) conforme o tema escolhido pelo aluno. Lembrando que teoria e prática devem ser fortemente associadas.

Importantíssimo O(A) professor(a) de Estágio: Ensina a metodologia científica e as normas Prof. Orientador: Orienta e corrige o projeto A única pessoa que lê, corrige e opina sobre o seu projeto É O SEU PROF. ORIENTADOR.

Como mandar arquivos: Sempre que mandar arquivos para seu orientador: Nome do aluno e nome do capítulo do trabalho Ex.: marta caracterização da empresa.doc

Como nominar e salvar os arquivos SEMPRE: a) Por capítulo e com a data no final do nome do arquivo Ex.: Cap 2 caract empresa21ago.doc b) Salvar em locais diferentes, PC, pen drive, e-mail, cd, .... (Perder um arquivo do ESA pode levar a perda de um semestre letivo)

Planeja o Estágio por meio de um projeto 7º Período – ESA I Planeja o Estágio por meio de um projeto Este projeto compreende 8 capítulos.

Introdução e Cap 1 INTRODUÇÃO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 DO(A) AUTOR(A) 1.2 DO(A) ORIENTADOR(A) 1.3 DO(A) SUPERVISOR(A) (NA EMPRESA)

Cap 2 (Obs.: este cap. prepara o aluno para a consultoria, conforme metodologia do ESA, precisa-se conhecer bem a empresa a ser estudada) 2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 DADOS GERAIS 2.2 HISTÓRICO 2.3 ÁREA DE ATUAÇÃO (Geográfica) 2.4 PRODUTOS E SERVIÇOS (ver cartão do CNPJ e Contrato Social) 2.5 PORTE (conforme SEBRAE ou BNDES ou Receita Estadual ou federal 2.6 FORÇA DE TRABALHO (funcionários da empresa e características do grupo)

Cap 2 (Continuação) 2.7 MICRO AMBIENTE (também conhecido como ambiente tarefa; ambiente administrativo; ambiente operacional) 2.7.1 Clientes 2.7.2 Fornecedores 2.7.3 Concorrentes 2.7.4 Órgão regulador 2.8 NEGÓCIO 2.9 MISSÃO 2.10 VISÃO 2.11 VALORES

Cap 2 (Continuação) 2.12 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2.12.1 Organograma (Conceito, tipo, vantagens e desvantagens e representação gráfica) 2.13 MACROAMBIENTE (colocar as 6 variáveis do macro ambiente e como impactam sobre a empresa em estudo). Obs.: de 2.7 a 2.13 – conceituar cada item e colocar a realidade da empresa. São no mínimo 2 parágrafos distintos para cada item: teoria e prática.

Seqüência do projeto Cap 3; 4 e 5 3 SITUAÇÃO A SER SOLUCIONADA 4 JUSTIFICATIVA 5 OBJETIVOS 5.1 OBJETIVO GERAL 5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Obs.: Base para estes capítulos ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 5

Seqüência do projeto Cap 6 6 REVISÃO PROVISÓRIA DA LITERATURA 6.1 ADMINISTRAÇÃO 6.2 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 6.3 ADMINISTRADOR (conceitos, funções, habilidades) 6.4 (ASSUNTO DE PESQUISA) (é a maior parte - definir com seu(a) orientador(a) - descrever com profundidades só as escolas que fundamentam o tema e o que será necessário para a resolução do problema). Também conhecido como embasamento teórico para solução do problema.

Sequência do projeto Cap 7 7 MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA 7.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA 7.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 7.2.1 Fórmula do cálculo da amostra 7.3 INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS 7.3.1 Questionário 7.3.2 Entrevista 7.3.3 Observação 7.3.4 Estudo de caso 7.3.5 ......... (conceitos, tipo, vantagens e desvantagens do instrumento escolhido)

Sequência do projeto Cap 7 (continuação) 7.4 TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS 7.4.1 Análise estatística 7.4.2 Análise do Conteúdo 7.4.3 ....... (conceitos etapas da técnica,...) 7.5 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS DE COLETA E DAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS Obs.:Associar instrumentos e técnicas usadas com a realidade da empresa em estudo

Cap 8 8 CRONOGRAMA 8.1 DEFINIÇÃOD E CRONOGRAMA 8.2 O CRONOGRAMA O cronograma orientará as ações de pesquisa/prática do ESA II Sugere-se utilizá-lo em forma de tabela, com as atividades usando os verbos no infinitivo e os prazos são por semanas conforme o calendario Acadêmico da Instituição para 2010.

Capítulo 9 9 ORÇAMENTO 9.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 9.2 LISTA DOS CUSTOS 9.3 CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO Deve-se incluir os custos de transporte, cópias, revisão ortográfica, encadernações, aquisições de livros e outros materiais e ou despesas ...

REFERENCIAS Listam-se todas as referências conforme NBR 6023/2002, bibliográficas e infográficas na mesma lista e em ordem alfabética.

GLOSSÁRIO Pequeno dicionário de termos pouco conhecidos, elaborado pelo(a) autor(a) com auxílio de pesquisa.

APÊNDICES Materiais elaborado pelo autor que complementam o projeto.

ANEXOS Materiais elaborado por terceiros e que venham complementar o projeto. Ex. Balanço da empresa.

Sites úteis: www.cfa.org.br – campo de atuação do administrador – áreas da administração. Dúvidas de Normas (site atualizado) www.bu.ufsc.br - (Serviços – normalização de trabalhos) Citações Referencias Estrutura Apresentação