Escola de Formação Política Miguel Arraes

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Transcrição da apresentação:

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Centro capitalista Idéias X Periferia capitalista Introdução (1-2) Questão sugerida por Raymundo Faoro: “Existe um pensamento político brasileiro?” Problema: Centro capitalista Idéias X Periferia capitalista Pensamento em geral = Idéias + Idéias (outras sociedades) (própria sociedade)

Introdução (2-2) Idéias no Brasil: Debate político no Império metrópole colônia Problema da independência: criar literatura e arte brasileiras Debate político no Império Crítica de conservadores: liberais copiam fórmulas estrangeiras Continuidade do pensamento político brasileiro Nossos temas e problemas políticos

Interpretações do Brasil Importância das “interpretações do Brasil” “Interpretações do Brasil: Oliveira Vianna Populações Meridionais do Brasil Sérgio Buarque de Holanda Raízes do Brasil Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo Diálogo entre esses livros

Populações Meridionais do Brasil (1-7) Objetivo: “Ressaltar o quanto somos distintos de outros povos” Comparação: Sociedades Americanas X Sociedades Européias = Diferença Idéias e instituições européias Classes dirigentes americanas Outro objetivo: reorientar vida política brasileira Objetivo teórico Objetivo prático: (perceber particularidade brasileira) (estabelecer “política objetiva”)

Populações Meridionais do Brasil (2-7) Metodologia Meio físico sociedade Colonizadores do Brasil = Nobreza portuguesa Hábitos urbanos da nobreza X Meio americano = Colonizadores plebeus Meio americano = centrífugo Meio europeu = centrípedo Predomínio do meio adaptação do colonizador (ruralização) Brasil colônia: inexistência de uma sociedade

Populações Meridionais do Brasil (3-7) Vinda da família real para portuguesa (1808) Fim do isolamento dos senhores rurais Senhores rurais X Mercadores e nobres portugueses Relação com o meio Senhores rurais brasileiros - adaptados Mercadores portugueses - relativamente adaptados Nobres portugueses - inadaptados Independência: vitória dos senhores rurais brasileiros

Populações Meridionais do Brasil (4-7) Senhores rurais  Unidade nacional Latifúndio = auto-suficiência Solução Coroa Senhores rurais = Unificação nacional

Populações Meridionais do Brasil (5-7) Posição de Oliveira Vianna diante do latifúndio: 1) Colônia = instrumento de adaptação ao meio americano 2) Independência = impede a unificação nacional

Populações Meridionais do Brasil (6-7) Localismo (caudilhos) X Centro (nação) = Rei (regulador de conflitos) Poder central: Brasil (defensor de liberdade)  Europa (inimigo de liberdade) Defesa liberal da descentralização = caudilhismo Conservadores percebiam diferenças entre condições européias e americanas

Populações Meridionais do Brasil (7-7) Argumento de Oliveira Vianna Meio brasileiro  Unidade nacional Estado Unidade nacional

Raízes do Brasil (1-11) Questão do Livro: Dificuldades e possibilidades da democracia no Brasil

Raízes do Brasil (2-11) Colonização: “único esforço bem sucedido (…) de transplantação da cultura européia para uma zona de clima tropical e subtropical Motivo de sucesso da colonização Realizada por povo ibérico Península ibérica: região indecisa entre a Europa e a África Zona de fronteira Plasticidade social (povo mestiço sem preconceito de raça)

Raízes do Brasil (3-11) Brasileiros = “desterrados em sua terra” Península ibérica Cultura da personalidade Cultura da personalidade “O sentimento da própria dignidade de cada homem” Cultura da personalidade  hierarquia social = “ética dos fidalgos” Cultura da personalidade  solidariedade social

Raízes do Brasil (4-11) Aventureiro Colonização em geral + Plasticidade social do português = Colonização do Brasil

Raízes do Brasil (5-11) Aventureiro X Trabalhador Aventureiro: Ideal de “colher o fruto sem plantar a árvore” Trabalhador: enxergaria “primeiro o obstáculo a vencer e não o trunfo a alcançar” Ética do trabalho X Ética da aventura Valores diferentes Ética da aventura Colonização  Sociedade mais permanente

Raízes do Brasil (6-11) Exceção Brasileira Cidadão = Senhor rural Latifúndio auto-suficiente família patriarcal “Invasão do público pelo privado”  Estado democrático  qualquer Estado Família X Estado Particular X Geral Material X Intelectual Corpóreo X Abstrato Democracia (neutra) X Família (parcial)

Raízes do Brasil (7-11) Brasileiro = Homem cordial Cordialidade = o que vem do coração  qualidades positiva Cordial = amor = ódio Resultado: difícil para o homem cordial estabelecer democracia

Raízes do Brasil (8-11) Personalismo (Portugual) + Auto-sufuciência latifúndio (Brasil) = Homem cordial

Raízes do Brasil (9-11) Idéias estrangeiras X Realidade social brasileira = Democracia mal entendida

Raízes do Brasil (10-11) “Nossa revolução” Marcos Personalismo Predomínio rural Marcos Vinda da família real portuguesa (1808) Proclamação da Independência (1822) Abolição da escravidão (1888) Instauração da República (1889)

Raízes do Brasil (11-11) “Nossa revolução” “Revolução lenta, mas segura e concertada, a única que, rigorosamente, temos experimentado em toda a nossa vida nacional”

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (1-8) Objeto: primeiros anos do século XIX = Início da transição entre Colônia e Nação Longo processo histórico não terminado Objetivo: introdução à “interpretação do Brasil de hoje” Início do século XIX = Começo da história contemporânea do Brasil (necessidade de ir tão longe) História do Brasil = Não ocorrer ruptura com o passado

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (2-8) Expansão ultramarina européia Colonização do Brasil = “Um episódio, um pequeno detalhe daquele quadro imenso” Colonização Colônias de povoamento Colônias de exploração

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (3-8) Américas Colônias de povoamento: zonas temperadas Colônias de exploração: zonas tropicais e subtropicais Colônias de povoamento Criar uma subjetividade nova Colônias de exploração Objetivos comerciais

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (4-8) Brasil colônia = “uma vasta empresa comercial” “Sentido da colonização” Produzir bens demandados pelo mercado externo em grandes unidades trabalhadas pelo braço escravo “Sentido da colonização” Sociedade do Brasil colônia

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (5-8) Mais importante na colônia = grande unidade produtora “Sentido da colonização” Grande exploração Grande exploração Produção de bens para o mercado externo Em grandes unidades produtoras Trabalhadas por escravos Grande exploração = setor orgânico da colônia

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (6-8) Produção Consumo (mercado externo) X (população brasileira) = setor inorgânico da colônia Setor inorgânico  Grande exploração Setor inorgânico = Atividades voltadas para o mercado interno (exemplos: pecuária e mandioca) + Atividades de difícil classificação ou inclassificáveis

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (7-8) Estrutura social da colônia Setor orgânico Senhores e escravos Setor Inorgânico Desclassificados Socieadade colonial: escravidão traço mais marcante (“nada há que a presença do trabalho servil, quando alcança as proporções de que fomos testemunhas, deixe de atingir”)

Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia (8-8) Peso da escravidão = pouco espaço para política e cultura Política = poder dos senhores locais Cultura: relações puramente materiais Grande exploração Família patriarcal brasileira = Maior legitimidade para dominação de senhores

Diálogo entre Oliveira Vianna, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr. Muitos temas = Posições políticas  Perspectivas teóricas 

Sérgio Buarque de Holanda Grande domínio auto-sufuciente Crítica de Sérgio Buarque a Oliveira Vianna quanto a possibilidades de “política objetiva Oliveira Vianna Sérgio Buarque de Holanda Importância da família patriarcal Caio Prado Jr. Sérgio Buarque de Holanda Grande domínio auto-sufuciente  Caio Prado Jr.: Grande exploração “Sentido da colonização”

Revolução burguesa no Brasil: Florestan Fernandes: a obra Trajetória intelectual do autor converge para explicar, a partir dos fundamentos teóricos da sociologia, o golpe de 64. O método é a sociologia, a realidade é a brasileira. Mescla do plano econômico com a estrutura de classes e o plano da política. Dois pontos de partida 1) Desagregação da ordem escravista e senhorial não leva a uma revolução burguesa típica (o Brasil é bastante diferente das experiências dos países capitalistas avançados) 2) Desenvolvimento capitalista e democracia não caminham juntos no Brasil.

Conceitos: Polarização dinâmica A ordem burguesa possui no Brasil o potencial para se desenvolver como nos países capitalistas avançados Mas a burguesia restringe o seu papel ao espaço político, fechando-o, não revolucionando a ordem social Estruturalmente abrem-se possibilidades de avanço, mas a história no Brasil segue uma temporalidade própria, como num circuito fechado.

Conceitos: Dupla articulação A burguesia aproveita-se, apenas em parte, as novas oportunidades dinâmicas abertas pelas transformações do sistema internacional Acaba se subordinando ao capital internacional, que acumula boa parte do excedente gerado. Para manter a sua rentabildade, as várias frações de classe da burguesia se aproveitam de relações arcaicas ou pré-capitalistas de produção

Conceitos: Autocracia burguesa A associação com a oligarquia faria da burguesia uma classe ultra-conservadora. A desigualdade é renovado e o capitalismo ganha em dinamismo, mas mantendo os resquícios coloniais, para o que depende do fechamento do espaço político. Padrão autocrático de dominação (pode se combinar com democracia ou autoritarismo, não importa o regime político) A impotência da burguesia para revolucionar a ordem social gera o seu oposto: uma força política incontrolável. A burguesia, com o golpe de 64, abre mão do horizonte utópico do liberalismo. Adere, assim, a uma concentração exclusivista e privatista do poder.

Houve Revolução Burguesa no Brasil? (1-3) Não como nos casos inglês, francês e estadunidense. A revolução burguesa deve ser entendida não como um episódio, mas como um fenômeno estrutural: conjunto de transformações sociais, econômicas e políticas que inauguram a era capitalista no país. Trata-se de uma revolução difícil, que traz no seu âmago uma contra-revolução. Há pois um estilo específico de revolução burguesa no Brasil.

Houve Revolução Burguesa no Brasil? (2-3) A Independência estabelece uma certa ruptura na história, mas não completa. Representa o fim da era colonial e início da formação da sociedade nacional. Agentes modernizadores: o fazendeiro do café e o imigrante encarnam esta mudança e indicam novos comportamentos.

Houve Revolução Burguesa no Brasil? (3-3) Etapas 1) Eclosão de um mercado capitalista especificamente moderno (1822-1860) 2) Expansão do capitalismo competitivo (1860 a 1950) 3) Irrupção do capitalismo monopolista (1950 até depois do golpe de 1964)

Para Pensar o Brasil Hoje (1-2) Oliveira Vianna: o Estado deve compreender a realidade social para moldá-la. Possui um poder criador e libertador, insurgindo-se contra o localismo e o caudilhismo. Sérgio Buarque de Hollanda: crítica ao patrimonialismo, à mescla entre o público e o privado, e à importação acrítica de idéias e valores ocidentais, dando ensejo a novos personalismos.

Para Pensar o Brasil Hoje (2-2) Caio Prado Jr: sentido da colonização, não se entende o Brasil sem uma análise dos vínculos com o sistema capitalista mais amplo. A ordem (ou desordem) social é reflexo da estrutura econômica do país. Florestan Fernandes: a dependência e o subdesenvolvimento só se explicam a partir de fatores internos, conformando-se uma estrutura social e de poder específica, onde o arcaico permite a vitalidade do moderno, assim como a manutenção da desigualdade.