Paideia Parte V.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária de Cantanhede 07/08 Português
Advertisements

Via Sacra.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
“Alegres campos, verdes arvoredos”
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Arte, cultura e literatura
03: Os deveres para com o próximo (I)
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
João Cabral de Melo Neto
Poema da Gratidãao Autor: Divaldo Pereira Franco ( médium ) Amélia Rodrigues ( espírito )
O TEMPO DE DEUS.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Literatura Barroco Eduardo Batista.
Frases Para Meditar...♥.
O Pecado.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA SÚPLICAS A DEUS Crônica de: >>>>>>>>
Gregório de Matos Guerra
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
HÁ ALMAS NESTA TERRA, ENFIM, QUE BUSCAM A FELICIDADE EM VÃO MAS É JUSTO O CONTRÁRIO PARA MIM: ALEGRIA HABITA EM MEU CORAÇÃO SIM, MINHA ALEGRIA É AMAR.
A liturgia de hoje fala-nos (outra vez) de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova,
Alunos: Bárbara Cristina
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Quando uma porta se fecha, outras se abrem… é só perceber o movimento protetor da vida. Tudo que chega é bom, tudo que parte também… A vida é dança...
Nascer do Sol Alyne Roberta Neves Costa Naquele tempo parecia ter o céu um azul mais céu. E as nuvens costumavam brincar como carneirinhos correndo soltos.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Este ano não quero pedir nada novo. Quero pedir coisas existentes, mas que ficaram perdidas com o tempo. Quero pedir então que... Devolva aos homens.
CLICAR Eu fui minha Juíza. E com toda pompa que requer o julgamento, fui sentenciada... “Condenada pelo tempo necessário, a minha expiação”
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
Culto de Páscoa.
COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI. MODELO DOS CONSAGRADOS, NOSSO SIM AO.
Tu anseias, eu bem sei, a salvação,. tens desejo de banir a escuridão
Jesus Vem nos Buscar Jesus vem nos buscar Prometeu e não falhará
Gramática – Aula 1- Exercícios
Palavras que elevam.
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999)
Trabalho sobre Morte e Vida Severina.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
“Vidas Secas” x “Morte e Vida Severina” X “João, Boa-morte”
Devolvas... Autor desconhecido Formatação Cris Ligue o Som.
Juventude e velhice Bíblia Viva Eclesiastes 11:6 a 12:1-7; 13-14
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Deu Medo Leandro & Leonardo. Deu Medo Leandro & Leonardo.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Eis o Cordeiro de Deus! Eis o Cordeiro de Deus! Seguir Jesus sempre! Sempre? Até ao fim?
Pós-Modernismo; João Cabral de Melo Neto
Esquemas-síntese do poema «Um mover d’olhos, brando e piadoso»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Pecê. Professor: Pecê Rodrigues.
Conduze Senhor minhas mão para o combate Inclina os teus céus até mim Vem, senhor, tocar e abrasar as montanhas E manifesta tua glória em teu povo Estende.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
(ou Cântico do Irmão Sol)
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.” Salmo 23.6.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Transcrição da apresentação:

Paideia Parte V

Análise comparativa de Guernica de Pablo Picasso e o Poema “Guernica” de Murilo Mendes

Guernica Murilo Mendes Subsiste, Guernica, o exemplo macho, Subsiste para sempre a honra castiça, A jovem e antiga tradição do carvalho Que descerra o pálio de diamante. A força do teu coração desencadeado Contactou os subterrâneos de Espanha. E o mundo da lucidez a recebeu: O ar voa incorporando-se teu nome. Sem a beleza do rito castigado, Aumentando a comarca da fome, O touro de armas blindadas Investiu contra a razão: Eis que já Picasso o fixou, Destruindo a desordem bárbara, Com duro rigor espanhol, Na arquitetura do quadro.

Leitura comparativa de Gregório de Mattos Guerra e Aleijadinho

ANJOS BARROCOS ALEIJADINHO

BUSCANDO A CRISTO Gregório de Matos Guerra A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lagrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados, A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me. A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.  

Leitura comparativa de “Os Retirantes” de Cândido Portinari e “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto

Os Retirantes Cândido Portinari

Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza.  

Leitura comparativa de Monalisa, de Leonardo da Vinci e Soneto 97, de Luís Vaz de Camões

como La Gioconda ou, em francês, La Gioconda, ou ainda Monalisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci

Soneto 97 Luís Vaz de Camões Um mover d’olhos, brando e piedoso, sem ver de quê; um riso brando e honesto, quase forçado; um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso;   um despejo quieto e vergonhoso; um repouso gravíssimo e modesto; uma pura bondade, manifesto indício da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar; uma brandura; um medo sem ter culpa; um ar sereno; um longo e obediente sofrimento: esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mágico veneno que pôde transformar meu pensamento. (CAMÕES, 2002:104)

de sol a sol soldado de sal a sal salgado de sova a sova sovado de suco a suco sugado de sono a sono sonado sangrado de sangue a sangue Haroldo de Campos:

Décio Pignatari

OBJETIVOS do MST O MST, construiu ao longo da sua história seis objetivos principais, alguns foram anexados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi fundado em 1985. Os objetivos são: 1- Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital. 2- A terra é um bem de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade. 3- Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da terra, da renda e das riquezas. 4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais. 5- Difundir os valores humanista e socialistas nas relações sociais. 6- Combater todas as formas de discriminação social e buscar a participação igualitária da mulher.

f o r m a r e f o r m a d i s f o r m a t r a n s f o r m a c o n f o r m a i n f o r m a José Lino Grünewald

M.Angela Perone M. Rossetti Agradecimentos Agradecemos a todos os Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA que compartilharam conosco deste Projeto. Agradecemos também às responsáveis pela Informática Educativa em DRESA: Tereza, Lourdes e Sueli Setembro 2010 M.Angela Perone M. Rossetti Luis Alberto Vieira