Diagnóstico Diferencial entre Transtorno Mental e Mediunidade

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Transcrição da apresentação:

Diagnóstico Diferencial entre Transtorno Mental e Mediunidade Alexander Moreira-Almeida Faculdade de Medicina – Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF HOJE - Hospital João Evangelista

Introdução “Patologização” da Espiritualidade e Dissociação Aumento recente dos estudos - Envolvimento religioso associado a saúde física e mental - Alta prevalência de alucinações e vivências extra-sensoriais na população geral Clinical Psychology Review 21: 1125-41, 2001 J Nerv Ment Dis 180:357-61, 1992

Diagnóstico Diferencial 90% das sociedades têm formas institucionalizadas de EAC (Bourguignon, 1973) Risco de confusão entre vivência espiritual e psicopatologia: “Loucura Espírita” (Almeida, 2007) Abandonar ou postergar tratamento

Diagnóstico Diferencial Problemas Religiosos e Espirituais: DSM-IV (V62.89) - EQM, questionamento da fé, meditação, emergência espiritual, crise de iniciação xamânica, experiência mística... Dificuldades do diag. diferencial e conduta Estimular pesquisa e melhorar tratamento J Nerv Ment Dis 180: 673-682, 1992

Mediunidade Médium: indivíduo considerado ser um canal de comunicação entre o mundo material e o espiritual Mediunidade: comunicação de uma fonte que é considerada existir em uma dimensão espiritual ou não física

Mediunidade Presente em 52% de 488 sociedades pelo mundo Impacto mundo ocidental: Moisés, São Paulo, dons do Espírito Santo, Maomé Sócrates, oráculo Delfos Espiritismo, Afro-brasileiras, pentecostais, carismáticos...

Mediunidade Fonte de conflitos e perseguições Europa: Henry Maudsley, Lévy-Valensi EUA: Frederic Marvin, William Hammond Brasil, Porto Rico Úteis para compreender funcionamento da mente - William James, Pierre Janet, Frederick Myers, Charles Richet, Carl G. Jung… Ausência de estudos controlados recentes Diagnóstico diferencial (transes, alucinações...)

Critérios Propostos para Diagnóstico Diferencial ausência de sofrimento psicológico ausência de prejuízos sociais e ocupacionais duração curta da experiência atitude crítica sobre a realidade objetiva da vivência compatibilidade com o grupo cultural do paciente ausência de comorbidades controle sobre a experiência crescimento pessoal ao longo do tempo atitude de ajuda aos outros (Rev Psiq Clín. 36:75-82, 2009.)

Fenomenologia das Experiências Mediúnicas, Perfil e Psicopatologia de Médiuns Espíritas Doutorando: Alexander Moreira de Almeida Orientador Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto Dept. de Psiquiatria FMUSP

2) OBJETIVOS Explorar experiências dissociativas e psicóticas numa população não clínica Definir o perfil sociodemográfico de médiuns Investigar a saúde mental em médiuns Características clínicas e sociodemográficas que ajudem no diagnóstico diferencial

3) MÉTODOS 3.1) População Seleção aleatória de 9 centros espíritas em São Paulo Tipos de mediunidade: incorporação, psicofonia, audiência, vidência e psicografia 115 Médiums

3) MÉTODOS 1ª etapa: Questionário sociodemográfico e de atividade mediúnica Self-Report Psychiatric Screening Questionnaire - SRQ Escala de Adequação Social - EAS

3) MÉTODOS 2ª etapa: todos os SRQ+ (12) e 12 SRQ- Dissociative Disorders Interview Schedule – DDIS Schedules for Clinical Assessment in Neuropsychiatry – SCAN

4) Perfil Sociodemográfico Sexo (%) Idade Masculino (23,5) 47,9 ± 12,4 Feminino (76,5) 48,2 ± 10,2 n=115 Ocupação % Empregado 64,6 Aposentado 15,1 Do lar 12,4 Trabalho temporário 5,3 Desempregado 2,7 n=113

4) Escolaridade Escolaridade % < 4 anos 2,7 Primeiro grau incompleto 14 Secundário incompleto 8,8 Secundário 28,1 Superior 35,1 Superior com Pós-graduação 11,4 n=114

4) Atividade Mediúnica Tipo de mediunidade % médiuns Freqüência/Mês Incorporação 71,7 7,3 ± 7,2 Psicofonia 65,5 6,9 ± 6,5 Visão 62,8 8,3 ± 7,4 Audição 31,9 13 ± 14,6 Psicografia 23 3 ± 1,9 Cura 20,4 Efeitos Físicos 2,7 1,6 ± 1,5 Pintura 1,8 n=114 Média 3,46 ± 1,7 tipos de mediunidade Homem = Mulher

4) Sintomas Psiquiátricos 7,8% SRQ+ (10,4%) - 18 a 35% da popul. geral  SRQ+ - viés de seleção, escolaridade, envolvimento religioso e dissociação ? relação inversa com incorporação: r=-0,19 (p=0,04)

4) Adequação Social Escore médio EAS: 1,85 ± 0,33 Deprimidos: 2,55 Deprimidos tratados: 2 Correlação com atividade mediúnica Incorporação: r=-0,28 (p= 0.026) audiência: r=-0,21 (p=0,028) psicografia: r=-0,18 (p=0,058).

4) Sintomas Schneiderianos SPO N° médiuns (%) Inserção de pensamentos 20 (87%) Inserção de sentimentos 18 (78,3%) Influência externa afetando o corpo Ações controladas por força externa 16 (69,6%) Vozes dialogando 6 (26,1%) Vozes comentando ações Pensamentos que parecem ser de outra pessoa 5 (21,7%) Ouvir pensamentos como se em voz alta 3 (13%) Outras pessoas capazes de ouvir os pensamentos 1 (4,3%) Pensamentos removidos da mente Média 4 ± 2,35 SPO TID (6), esquizofrenia (4,4), exorcizados (5), 4,5% popul. geral  4 SPO Sem correlação com SRQ, EAS ou abuso na infância

4) Abuso Infantil Abuso físico: 2 dos 24 (8,3%) Abuso sexual: 5 dos 23 (21,7%) Abuso na infância: - TID: 60 a 90% - Popul. Geral: 5 a 40%

4) Sintomas Secundários de TID Média de 2,2 ± 1,8 (TID = 10,2) Presentes em >25%: Amnésia infância após 5 anos (7 em 24) Mudança caligrafia (7 em 24) Ouvir vozes (13 em 24) Ausentes: - Pertences aparecendo ou desaparecendo - Não reconhece pessoas - Amnésias lacunares - Não se lembrar como chegou em dado lugar

4) Sintomas Borderline média de 1,2 ± 2 sintomas borderline - TID: 5,1  TID e mediunidade parecem ser entidades distintas

4) Comparação quanto ao diag. de esquizofrenia Grupos N Média SRQ Média EAS Com diagnóstico 12 6,33 ± 3,58 1,93 ± 0,32 Sem diagnóstico 11 5,36 ± 3,47 1,95 ± 0,3 Valor de p 0,52 0,88

CONCLUSÕES 1.) 76,5% mulheres 2.) Idade média 48.7 ± 10.7 3.) 46,5% escolaridade superior 4) 2,7% desemprego 5.) Baixa freqüência de sintomas psiquiátricos 6.) Bons escores de adequação social 7.) SPO foram muito freqüentes, principalmente as vivências de controle externo. Não se associaram a indicadores de patologia.

CONCLUSÕES 8.) As experiências mediúnicas foram associadas a bom controle de sua ocorrência e ausência de outros sinais de psicopatologia. 9.) Diferiram dos portadores de TPM em quase todas as características. 10.) O surgimento das vivências mediúnicas num ambiente social onde estas não são bem aceitas e a ocorrência apenas num contexto religioso não se mostraram bons critérios de separação entre o normal e patológico

www.hoje.org.br/bves ☻Obrigado! ☻ Referências: Moreira-Almeida, A.; Lotufo Neto, F; Greyson, B - Dissociative and Psychotic Experiences in Brazilian Spiritist Medium. Psychotherapy and Psychosomatics, 2007; 76: 57-8. Moreira-Almeida A, Neto FL, Cardeña E. Comparison of brazilian spiritist mediumship and dissociative identity disorder. J Nerv Ment Dis. 2008;196(5):420-4. Menezes Júnior A, Moreira-Almeida A. O diagnóstico diferencial entre experiências espirituais e transtornos mentais de conteúdo religioso. Rev Psiq Clín. 36(2):75-82, 2009. Moreira-Almeida A. Differentiating spiritual from psychotic experiences. (18 June 2009). E-letter to Br J Psych 2009; 194: 551 www.hoje.org.br/bves