INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática aplicada à contabilidade
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Distribuídos
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Sistemas Operacionais
Tecnologias da Comunicação e Informação
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Softwares: Básicos e Aplicativos
Sistemas Operacionais
Informática Aplicada Sistemas Operacionais
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Pof. Marcelo.
Introdução à Informática
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Softwares - Básicos e Aplicativos
Softwares.
Introdução à Informática
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Softwares: Básicos e Aplicativos
MICROSOFT WINDOWS XP Painel de Controle.
Aula 6 – Sistema Operacional
Sistema Operacional.
Professor Robson Campos
Profª Amita Muralikrishna
Computadores Tipos e estrutura interna
Sistemas Operacionais: Software Oculto
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Introdução a Informática Software
Gestão de Sistemas Operacionais II
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais:
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Prof. Luciano R. Coutinho © 2001,02,07
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais Linux
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Workshop de Informática
Sistema Operativo Um sistema operativo basicamente é o ``volante´´ do computador (em comparação ao carro),este controla o computador, este permite uma.
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
O que são, quais existem e suas características.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Msc. Rafael Robson Negrão 1 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Computação INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à Informática
Introdução aos Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Tipos de Sistemas Operacionais
BIOS (Aula Extra) Prof. Rafael S. Ribeiro
Sistemas Operacionais
Ciência da Computação I
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Sistemas Operacionais Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
INFORMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA Prof:Felipe Lira.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO SOFTWARE Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

Software Para usufruir de toda a capacidade de processamento que o Hardware fornece, precisa-se de Software, que é o conjunto de instruções para serem compreendidas pela CPU. Software – é o conjunto de instruções planejadas passo a passo , necessárias para transformar dados em informações. SOFTWARE Básico Utilitários Aplicativos

Utilitários: Os programas utilitários do sistema fornecem um complemento necessário para uma ferramenta básica de gerenciamento do SO. (podem estar incluídos no SO ou vendidos por fornecedores independentes.) Fornecem ao usuário ferramentas para organizar os discos, verificar disponibilidade de memória, corrigir falhas de processamento. Úteis ao sistema computacional.

Utilitários: Utilitários de Backup: copiam dados do HD para a mídia de backup. Um backup começa com um backup completo (imagem espelho de todo o conteúdo do HD). Subsequentemente o soft. Executa um backup incremental (arquivos criados ou alterados) em intervalos especificados (1 vez/dia). Existem também utilitários de backup de banco de dados.

Utilitários: Utilitários de compactação (compressão) de arquivos: reduz o tam. de um arquivo sem prejudicar os dados. A maioria deles funciona pesquisando o arquivo a procura de padrões extensos e freqüentemente repetidos e substituindo este padrões por códigos menores. Quando descompactado o utilitário restaura o padrão extenso onde cada código é encontrado). Ex.: WinRAR, Winzip, PKzip (compressão sem perdas).

Software Aplicativo São os programas voltados para a solução de problemas do usuário. Podem ser de: uso geral: são programas que podem ser utilizados em vários tipos de aplicações. Exemplos: editores de texto, gráficos, planilhas, gerenciadores de banco de dados, etc. uso específico: se destinam exclusivamente a um único tipo de aplicação. Exemplos: folha de pagamento, crediário, imposto de renda, cadastro, contas a pagar e receber, etc.

Software Software freeware – software gratuito,mas protegido por direitos autorais. Software de domínio público – softwares desenvolvidos por universidades e instituições de pesquisa do governo. Software aberto ou livre (open source) - é o software cujo código fonte é liberado pelo seu desenvolvedor para que qualquer pessoa possa usá-lo, estudá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo. A única restrição é que ao fazer melhorias nesse programa, ninguém pode adicionar restrições que negue a outros as liberdades anteriores. Software shareware – é distribuído gratuitamente , mas por um período determinado.

Software Básico É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware.

Tradutores Montador – traduz a linguagem assembly em linguagem de máquina. Compilador – traduz uma linguagem de programação para a linguagem de máquina. Interpretador – programa lê linha por linha do código do programa e executa.

O que faz o Sistema Operacional? Imagine uma calculadora e várias pessoas querendo usá-la. Como você poderia dar a cada um aquilo que ele precisa? Quem usaria a calculadora primeiro? O que você faria se alguém se apossasse da calculadora por muito tempo? O que você faria se eles quisessem armazenar os resultados em algum lugar? Esta situação é semelhante ao que o SO geralmente enfrenta. Existem recursos que muitas pessoas querem usar. Se não houver algo que execute as tarefas, haverá conflitos e confusão geral.

O sistema Operacional é o “elo de ligação” entre a máquina e os Programas/periféricos/Usuário cujas funções principais são: permitir o funcionamento básico do computador e dos seus periféricos: lê e interpreta entradas do teclado; envia dados a um disco, impressora ou outro dispositivo de saída; Manter compiladores, editores e outros programas do sistema em locais de memória distintos. executar tarefas básicas de um sistema: copiar, mover, renomear, etc.,gerencia programas; gerencia a memória;

Sistema Operacional Composição Básica Um sistema operacional consiste, basicamente, de um núcleo (Kernel) e alguns programas do sistema. Há ainda aplicações que executam diversas tarefas. Kernel - coração do sistema operacional, composto pelas funções centrais do SO.

O SO é um alocador de recursos onde recursos são tempo de CPU, espaço de memória, espaço de disco, etc. É um programa de controle, pois controla os dispositivos de E/S e os programas dos usuários. Seu objetivo: permitir o uso do computador de uma forma conveniente e eficiente.

Tipos de Sistema Operacional Monousuário: apenas um usuário utiliza todo o sistema de cada vez. Ou seja, não admite ser utilizado por mais de um usuário simultaneamente, gerenciando uma mesma CPU. Ex.: MS-DOS, Windows 3.1 Multiusuário: vários usuários podem estar utilizando o sistema de modo compartilhado em um dado instante. Ou seja, disponibiliza a mesma CPU para mais de um usuário ao mesmo tempo”, através de clientes ligados ao computador. Programas e arquivos de dados em um único computador (host), que gerencia também o uso comum de periféricos compartilhados. Ex.: Linux, Windows (...98,NT,2000, XP)

Tipos de Sistema Operacional Monotarefa: só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex.: DOS Multitarefas: um usuário com mais de uma tarefa sendo executada por vez. (Técnica de passar de uma aplicação para outra de tal forma que elas “parecem” estar sendo processadas simultaneamente) – Ex Linux e Windows - É uma regra hoje a nível de SO.

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização do Computador Gestão de Programas Gestão da Memória Programação de Tarefas Configuração de Dispositivos Acesso à Web Segurança do Sistema Controle da Rede Monitoração do Desempenho Interfaceamento com o Usuário

Ambiente Operacional ( Integradores de Software ) É a denominação genérica de uma interface como a do Windows, com a qual o usuário não tem a necessidade de lembrar a sintaxe completa. Adiciona recursos ao SO para permitir uma interface gráfica com o usuário (GUI), múltiplos programas simultâneos e múltiplas janelas na tela. GUI  Graphical User Interface

Interface Gráfica - GUI ícones (objetos, símbolos e representações gráficas para representar arquivos, programas, funções e comandos); um dispositivo de posicionamento (mouse); Menus janelas sobrepostas;

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional processador BIOS Passo 1 A fonte de alimentação fornece energia elétrica para as diferentes partes do sistema

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional Passo 2 O processador procura o BIOS processador BIOS BIOS Basic Input/Output System Firmware que contém as instruções de inicialização do computador

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional Passo 3 A BIOS realiza o POST processador BIOS placas de expansão conectores teclado drive de CD-ROM POST Power-On Self Test Teste mediante o qual são verificados componentes tais como mouse, teclado, conectores e placas de expansão

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional Passo 4 Os resultados do POST são comparados com os dados armazenados no chip CMOS processador BIOS placas de expansão conectores drive de CD-ROM chip CMOS Chip CMOS Complementary Metal Oxyde Semiconductor Armazena informações de configuração do computador e também detecta novos dispositivos conectados

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional Passo 5 O BIOS procura os arquivos do sistema no drive A (disco flexível) e, em seguida, no drive C (disco rígido) processador BIOS placas de expansão conectores drive de CD-ROM chip CMOS disco rígido drive de disco flexível Arquivos do sistema Arquivos específicos do sistema operacional, carregados durante a inicialização

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional processador BIOS placas de expansão conectores drive de CD-ROM chip CMOS disco rígido drive de disco flexível módulos de memória RAM Passo 6 O programa de boot carrega na RAM o kernel do SO (armazenado no HD), o qual assume, a partir de então, o controle do computador

Funções dos Sistemas Operacionais Inicialização de um sistema computacional Passo 7 O SO carrega informações de configuração, exibe a área de trabalho (desktop) na tela e executa programas na pasta Iniciar (StartUp) Pasta Iniciar (StartUp) Contêiner de uma lista de programas que são automaticamente iniciados quando o computador é inicializado

MS-DOS Usa uma interface de linha de comando. – A tela apresenta prompts ao usuário. – O usuário digita comandos. • Amplamente substituído pelas interfaces gráficas.

Microsoft Windows Iniciou-se como um ambiente operacional para o MS-DOS. – Não era um sistema operacional completo; necessitava do MS-DOS. • Usa uma interface gráfica. – Os usuários podem usar os comandos e a interface do DOS. • Agora é uma família completa de sistemas operacionais.

Recursos do Windows Nomes de arquivo extensos (até 255 caracteres). • Plug and Play: – Torna mais fácil a instalação de componentes de hardware. • Object Linking and Embedding (OLE): – Permite ao usuário incorporar ou vincular um documento em outro.

A Família Windows Windows 9x – Windows 95 – Windows 98 – Windows Millennium Edition (ME) • Mercado corporativo – Windows NT – Windows 2000 • Windows – Windows XP – Windows XP 64bits • Windows CE • Windows Vista

Windows 1.01

Windows 2.03

Windows 3.0

Windows 3.1

Windows 95

Windows 98

Windows Me

Windows NT 4.0

Windows 2000

Windows XP

Windows Vista

Windows CE

Windows 9x Serve ao mercado doméstico e de consumo. • Não é mais um shell, mas um sistema operacional independente. • Iniciou-se com o Windows 95. – Geração seguinte: • Windows 98 • Windows ME • Muitas melhorias em relação ao Windows 3.1

Melhorias do Windows 98 Capacidades para navegação na Internet/intranet. • Suporte para hardware de última geração, inclusive DVD e multimídia. • Suporte para unidades de disco de enorme capacidade. • Assistentes: software passo a passo para instalar, configurar e usar software

Melhorias do Windows Me Suporte para multimídia: Media Player, edição de vídeo. • Maiores recursos de confiabilidade. • Suporte para redes domésticas.

Mercado Corporativo Windows NT – NT é a sigla de “new technology” – nova tecnologia. Windows 2000

Windows NT A Área de Trabalho tem a aparência do Windows 98 e age como ele. Destina-se a ambientes corporativos, ligados em rede. – Projetado para garantir escalabilidade (a capacidade de suportar muitos usuários). – Segurança mais rígida.

Windows 2000 A última geração do Windows NT. Um computador “serve” a muitos usuários. – Você se identifica e o sistema sabe suas preferências. – Você obtém “sua” área de trabalho e arquivos, independentemente de qual PC usa para acessar a rede.

Windows XP Reúne em um único produto as versões corporativas e aquelas destinadas ao consumidor do Windows. – Possui a versão doméstica (Home) e a profissional (Professional). Melhorias

Melhorias do Windows XP Melhor interface com o usuário: – Área de trabalho muito mais clara e desobstruída. – Mais ícones no menu Iniciar redesenhado. • Melhor suporte para multimídia. • Mais personalização. • Suporte para múltiplos usuários: – O usuário pode sair do sistema, deixar programas rodando e permitir que outro usuário entre no sistema. – Cria contas limitadas para crianças usarem; ou seja, sem jogos inadequados e sem acesso à Internet. • Suporte e proteção para a Internet.

Windows CE Versão em menor escala do Windows 9x: – Projetado para funcionar em máquinas com telas pequenas e, se for o caso, com armazenamento pequeno. • Usado em Pocket PCs. • Usado em sistemas embutidos. – Dispositivos computadorizados integrados em outros produtos; ou seja, robôs.

Windows 7

Linux Usa interface de linha de comando. – Muitas companhias criaram uma GUI para funcionar com o Linux. Conceito de fonte aberta. – O código-fonte é livre. – Usuários podem baixar (download), modificar e distribuir o software. • Mais estável do que o Windows. • Aplicativos relativamente escassos.

Linux Multiprocessado de livre distribuição. S.O. Multiusuário, multitarefa Free Software (obrigatoriedade da distribuição dos binários e fontes conjuntamente). Segurança e Robustez Dois ambientes de trabalho.

O que é GNU/Linux? Sistema operacional é o software básico que permite a interação do homem com a máquina. Também é a base para a instalação e execução de outros softwares. GNU/Linux é o sistema operacional livre.

GNU/Linux

Linux

Comparação de Sistemas Operacionais É importante entender que os sistemas não são iguais, mas muito parecidos. Se você sabe realizar uma tarefa com um determinado software, também conseguirá fazer com o seu similar.

Desktop Windows XP/Desktop Linux

Nautilus e Windows Explorer Nautilus é um dos gerenciadores de arquivos do GNU/Linux.

Windows Explorer O Windows Explorer é o gerenciador de arquivos do Windows XP.