Os Fatos sobre o tabaco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição do ar mata, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo
Advertisements

TABACO: dados epidemiológicos
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
FUMAR MATA! 9º C.
Fumar MATA!.
TABAGISMO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
DSS TABAGISMO São Luís, 19/12/08.
Pare de fumar e ganhe anos adicionais em sua vida
Fumar mata.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Cigarro 6ºB 2010.
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
Se parar de fumar agora:
Sistema Respiratório.
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
FUMAR MATA! PES 2º ciclo Coordenadora PES.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
Saúde e Exercício Físico
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
Colégio Estadual Dom Bosco
O CIGARRO E O CORAÇÃO.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
O CIGARRO E O CORAÇÃO HIPÓCRATES ATRIBUÍA AO CORAÇÃO FUNÇÕES DO CÉREBRO HIPÓCRATES ATRIBUÍA AO CORAÇÃO FUNÇÕES DO CÉREBRO. LOGO PERCEBEMOS QUE ELE.
CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Joanna Cohen, PhD Diretora, Instituto para Controle Global do Tabaco Professora de prevenção a doenças,
TABACO “Uma questão de hábito ou uma questão de óbito?”
Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
Hoje no mundo 4 milhões de pessoas morrem por ano
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
FUMAR MATA!.
Sistema Respiratório.
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Carga Global do Tabagismo.
Linha Curativa do Tempo
Bem, ao que nos parece [,] a resposta desta vez é sim. Fumei passivamente por muito tempo e, confesso, não achava nada bom aspirar toda aquela fumaça,
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
PROJETO ANTI-TABAGISMO
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Transcrição da apresentação:

Os Fatos sobre o tabaco

Os Fatos sobre o tabaco FATO 1 O tabaco é a principal causa de morte passível de prevenção no mundo, causando uma em cada 10 mortes de adultos em todo o planeta. O tabaco mata metade de seus usuários regulares. Em 2005 o tabaco causou 5,4 milhões de mortes: uma em cada 6 segundos. Estima-se que, em 2030, sejam 8,3 milhões de mortes.

Os Fatos sobre o tabaco * FATO 2 Aproximadamente 29% da população mundial é fumante, com 47,5% de todos os homens e 10,3% de todas as mulheres. Dos 1,3 bilhões de fumantes vivos atualmente, 650 milhões estão propensos a morrer por causa do tabaco, metade deles entre os 35 e 65 anos. Um terço da população adulta fuma no Brasil: 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer. Cerca de 80 mil pessoas morrem ao ano, no Brasil, por complicações causadas pelo fumo.

FATO 3 Os Fatos sobre o tabaco Mais de um bilhão de fumantes, ou 82% de seu total, vive em países em desenvolvimento ou com economias em transição. Em 2030, calcula-se que 70% das mortes causadas pelo tabaco ocorrerão no mundo em desenvolvimento.

FATO 4 Os Fatos sobre o tabaco O tabaco causou 100 milhões de mortes no século XX. Se esta tendência for mantida, espera-se que aconteçam um bilhão de mortes no século XXI.

FATO 5 Os Fatos sobre o tabaco Em ambientes fechados, a fumaça exalada pelos fumantes e produzida pelo cigarro é inalada por todos, expondo ambos, fumantes e não-fumantes, a seus efeitos danosos.

FATO 6 Os Fatos sobre o tabaco Há aproximadamente 4 mil substâncias químicas na fumaça do cigarro. Mais de 50 destas são comprovadamente causadoras de câncer. Esta fumaça também provoca doenças do coração e outras complicações respiratórias e cardiovasculares.

FATO 7 Os Fatos sobre o tabaco Cerca de 700 milhões de crianças – quase metade das crianças do mundo – inalam fumaça de cigarro, principalmente em casa. Esta fumaça causa diversas doenças respiratórias sérias, agravando também condições como a asma.

Os Fatos sobre o tabaco FATO 8 A Organização Mundial do Trabalho calcula que no mínimo 200 mil trabalhadores morrem a cada ano por problemas relacionados à exposição à fumaça de cigarro no trabalho. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estima que o fumo passivo é responsável por 3 mil mortes por câncer de pulmão anualmente entre os não-fumantes do país.

Os Fatos sobre o tabaco FATO 9 O fumo passivo também afeta a economia, os negócios e a sociedade como um todo, na forma direta ou indireta de cuidados médicos e perdas de produtividade.

Não há nível seguro de exposição à fumaça produzida pelo cigarro. Os Fatos sobre o tabaco FATO 10 Não há nível seguro de exposição à fumaça produzida pelo cigarro. Somente um ambiente 100% livre da fumaça é capaz de garantir uma proteção efetiva.

Refletir - Como primeiro passo : Os Fatos sobre o tabaco Refletir - Como primeiro passo : O que você ganha parando de fumar?

Os Fatos sobre o tabaco A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos – 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

Os Fatos sobre o tabaco As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não-fumantes apresentam um risco: 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar 5 vezes maior de sofrer infarto 3 vezes maior de sofrer ataque cardíaco 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral Os risco à saúde são praticamente iguais para qualquer tipo de cigarro consumido

Os Fatos sobre o tabaco Ex-fumantes comparados aos não-fumantes: Ex-fumantes inveterados (mais de 20 cigarros/dia) apresentam risco 22% maior de sofrer infarto, mesmo após 20 anos de abstinência. Ex-fumantes leves (até 10 cigarros/dia) apresentam risco igual aos não-fumantes após 3 a 5 anos de abstinência.

Fumantes passivos aumentam em 45% os riscos de sofrer ataque cardíaco. Os Fatos sobre o tabaco ATENÇÃO: Fumantes passivos aumentam em 45% os riscos de sofrer ataque cardíaco. O risco dos fumantes leves é o mesmo de quem masca tabaco (o dobro do risco dos não-fumantes)

Os Fatos sobre o tabaco Refletir : Se parar de fumar agora ...

Os Fatos sobre o tabaco Se parar de fumar agora... Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue. Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e você já degusta melhor a comida. Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora. Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Fontes: Os Fatos sobre o tabaco Dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Fontes: Newsmed – Material de Apoio aos Pacientes. The Lancet Medical Journal – ed. Agosto/2006.