Transição da endogamia para exogamia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«..Levanta-te, toma o Menino e sua
Advertisements

Pois tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar
A Família de José e Maria
VELHO TESTAMENTO B OS PATRIARCAS.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
FAMÍLIAS DA BÍBLIA: ERROS E ACERTOS
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
A luta pelo pão de cada dia tem sido mais renhida e os limites do sábado estão sendo constantemente ameaçados.
INTRODUÇÃO À SUCESSÃO LEGÍTIMA:
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
Deus corrigi a rota Gênesis 31.3
A promessa: descendencia e terra
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênesis 12,1-9 Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Caminhada do Povo de Deus
OS PATRIARCAS GÊNESIS
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Mapa Bíblico Escatológico
AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII
MATRIMÔNIO.
Trabalho realizado por:
Catedral da Família Estudo opcional para célula
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres.
Direito da Infância e Adolescência
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO
PRINCÍPIOS PARA O CRESCIMENTO EXPONENCIAL Genesis 12.1 a 20.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Estrutura familiar e dinâmica social
Relações de parentesco
LIVRO DE RUTE.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Educação Cristã vs Relativismo
A disposição de um Pai Mateus
Apresentação de Jesus no Templo
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
O AMOR SACRIFICIAL.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
DAR O PASSO DA DETERMINAÇÃO
O casamento de Isaque e Rebeca

Um espaço especial Pentateuco Unidade III
A Modéstia e obediência a Deus
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Civilização da Mesopotâmia
CAMPANHA DE JEJUM “DAS TRAJETÓRIAS DE VITÓRIAS DE ABRAÃO”
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
Também foi ensinado que a prática da compaixão e da solidariedade não era vista como uma questão de simples pena do necessitado, ou de boas intenções.

OS PATRIARCAS GÊNESIS
12.1 a 20   a 20   Nesta Palavra vemos uma ORDEM acompanhada de uma PROMESSA!
O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO 25 :
Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC.
a família no Novo Testamento
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS

Estrutura familiar e dinâmica social

INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Jacob - O Enganador.
PATRIACAS E MATRIARCAS
Transcrição da apresentação:

Transição da endogamia para exogamia

Endogamia Matrimônio endogâmico é uma espécie de tradição, que impunha ou, ao menos, recomendava o casamento no interior do clã.

Endogamia O cônjuge deveria ser encontrado no seio do parentesco ou linhagem

Endogamia Nas narrativas patriarcais, temos a princípio o próprio Abraão, que se revela casado com sua meio irmã patrilateral, Sarah (Gn 20:12)

Endogamia Apesar disso, o que o texto vai apresentar nos relatos seguintes, sugere que o casamento endogâmico ideal é realizado entre primos

Endogamia É o caso de Isaac e Rebeca (neta do irmão de Abraão, conforme em Gn 24:15)

Endogamia É o caso também entre Jacó e Leia e Rachel (as quais são primas cruzadas matrilaterais de Jacó, conforme Gn 28:2)

Endogamia Antropologicamente, esses casamentos dentro do clã conservam a linhagem, garantem a preservação da identidade e impedem a dispersão dos bens familiares

Endogamia Teologicamente, o casamento endogâmico, no período patriarcal, tem por finalidade garantir a pureza do culto a Deus e o não afastamento para servir outros deuses, já que há uma aversão por parte dos Israelitas aos cultos e culturas das outras nações, em especial as cananéias, consideradas não só profanas mas sobretudo como sendo imbuídas de perversões sexuais

Levirato Desta forma, o primogênito, levava o nome do pai “legítimo” (ou seja, o primeiro marido falecido), sendo o tio (pai biológico) o representante do pai

Levirato A importância desta lei reside não só em manter o nome da família, já que proibia o casamento da viúva fora da famíla do marido, mas talvez sobretudo na manutenção das propriedades dentro do clã

Levirato O levirato era prática entre israelitas e outros povos do Oriente Médio antigo (assírios e hititas)

Levirato Consistia na obrigação imposta às mulheres de se casarem com o irmão mais novo do falecido marido

Levirato Assim, o cunhado tinha a responsabilidade de, através deste casamento com a viúva de seu irmão, dar um herdeiro do sexo masculino ao falecido, de modo que o nome deste não desaparecesse em Israel e mantivesse a propriedade em seu nome

Levirato Assumir a responsabilidade de cumprir esse dever para com o falecido irmão é a essência do do levirato, como vemos em Gn. 38 (episódio de Tamar e Onã) e também na história de Rute (onde na falta de um cunhado, um parente mais próximo assume esta responsabilidade)

Levirato Na recusa a este dever, perante os anciãos, a cunhada viúva publicamente teria que desonrar o irmão do marido, tirando-lhe a sandália e cuspindo-lhe no rosto. Então a partir daquele momento, ele seria conhecido em todo o Israel como “a casa do descalçado”

Exogamia O casamento exogâmico, por oposição ao endogâmico, é a contração de matrimônio fora do grupo étnico, o que, no contexto das narrativas patriarcais, é não só indesejável mas também proibido

Exogamia É que se percebe no episódio em que Abraão envia seu servo à sua parentela para buscar uma esposa para Isaac com especial restrição às “filhas dos cananeus” (Gn 24:3

Exogamia O episódio narra o matrimônio exogâmico de Esaú com as mulheres hetéias (Gn 26:34) que causa desgosto a Isaac e a Rebeca (Gn 26:35, 27:46)

Exogamia A importância do casamento endogâmico é admitida pelo mesmo transgressor da regra, como no caso de Esaú, que reconhecendo que seu status havia caído pela violação ao costume.

Exogamia Esaú tenta reavê-lo, casando-se com a filha de Ismael, sua prima paralela patrilateral, o que não fez sentido, já que ele se uniu com a parte deserdada descendência de Abraão

Razões da transição Os homens, aos poucos, observaram que a mistura racial aprimorava a qualidade da progênie

Razões da transição Reconhecia-se que a exogamia aumentava a oportunidade seletiva de variação evolucionária e de avanço

Razões da transição Os indivíduos da exogamia eram mais versáteis e tinham mais habilidade para sobreviver em um mundo hostil

Razões da transição Os indivíduos da endogamia, com seus costumes, gradualmente desapareceram

Razões da transição Ainda que a endogamia, na boa linhagem, algumas vezes haja produzido tribos fortes, os casos espetaculares de maus resultados, devidos a defeitos hereditários da endogamia, impressionaram mais fortemente a mente do homem

Razões da transição O resultado disso foi que os costumes, em constante avanço, formularam mais e mais tabus contra os matrimônios entre parentes próximos