Os Lavradores malvados – Lc 20,9-19

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENTRADA. ENTRADA ATO PENITENCIAL GLÓRIA OREMOS.
Advertisements

“O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
“Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”
A sua presença tudo enche.
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
Domingo XXVII 5 de Outubro de 2008 do Tempo Comum
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Atos dos Apóstolos 5,17-26 Naqueles dias, levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Marcos 12,1-12 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Glória a vós, Senhor!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Profetiza Ez. 37.
Maria na Bíblia .
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Juiz Injusto Lc
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
O amor é mais forte que a morte !
OS CAMINHOS DE DEUS.
“É preciso saber Vê-lo”
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Chiara Lubich – Novembro de 2009
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
O casamento de Isaque e Rebeca

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
O Reino de Deus é Dom Gratuito Parábola dos Vinhateiros (Mt 21: 33-43)
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Neemias 5 A restauração social
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
Um compromisso real Atos
Salmos 1 e 2 Ligue o som....
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
O Ensino do Reino de Deus
TEMAS BÍBLICOS.
Evangelho segundo S João, capítulo 16
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Igreja Batista Monte Sião
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.” Efésios.
Carta do Apóstolo Paulo
Quem sou eu? Catequese 2.
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Você tem o privilégio de ler agora uma porção linda das Sagradas Letras, os Salmos 1 e 2, na versão Bíblia Viva da Editora Mundo Cristão Leia Medite Passe.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Com a prece “Veni Domine, noli tardare” peçamos a Jesus que venha à nossa Vinha 27 do TEMPO COMUM.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

Os Lavradores malvados – Lc 20,9-19 Certo homem.... Os Lavradores malvados – Lc 20,9-19

Então Jesus passou a contar ao povo esta parábola: “Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a alguns lavradores e ausentou-se por longo tempo. 1 Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.  Ele mandou outro servo, mas a esse também espancaram e o trataram de maneira humilhante, mandando-o embora de mãos vazias.  Enviou ainda um terceiro, e eles o feriram e o expulsaram da vinha.  Então o proprietário da vinha disse: Que farei? Mandarei meu filho amado; quem sabe o respeitarão. Mas quando os lavradores o viram, combinaram entre Si e disseram:– Este é o herdeiro, vamos matá-lo.  

E a herança será nossa.  Assim, lançaram-no fora da vinha e o mataram. O que lhes fará então o dono da vinha?  Virá, matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros. Quando o povo ouviu isso, disse: - Que isso nunca aconteça!  Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: Então, qual é o significado do que está escrito? A pedra que os construtores rejeitaram      tornou-se a pedra angular.  Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.  Os mestres da lei e os chefes dos sacerdotes procuravam uma forma de prendê-lo imediatamente, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado essa parábola. Todavia tinham medo do povo.

O projeto todo duraria cerca de uns cinco anos até que a vinha viesse a produzir uvas. Portanto o dono da terra, sabendo disso, arrendou a vinha a lavradores, dando garantia de sustentação dos lavradores, dos adubos e suprimentos para a vinha, e esperar que o quinto ano lhes desse algum lucro. Um vinhedo recém plantado e construído não traria retorno financeiro imediato.

Na sua ausência os lavradores cultivariam a vinha durante os primeiros anos. Os trabalhadores trabalhavam de meia e tinham direito a uma parte do que fosse produzido. O lucro restante pertencia ao proprietário. Os lavradores tinham feito um contrato com o dono da terra para cultivar a vinha. Durante os quatro primeiros anos, seriam sustentados pelo proprietário. Assim se fazia naquela época. Passados os anos a vinha poderia se tornar uma fonte de lucro para o dono.

Durante os quatro primeiros anos, seriam sustentados pelo proprietário. Assim se fazia naquela época. Passados os anos a vinha poderia se tornar uma fonte de lucro para o dono. Quando se aproximou a época da colheita, no quinto ano, o fazendeiro enviou seu servo para receber o lucro. Os contatos entre o proprietário e os arrendatários devem ter sido mínimos nos primeiros quatro anos.

A falta de aproximação gerou alienação (posse, ganância). Por isso, o servo foi agarrado, espancado e mandado de volta. O fato serviu ao proprietário como mensagem de que os arrendatários não tinham a intenção de pagar o lucro exigido. Eles queriam guardar para si o lucro total, talvez como recompensa pelos anos de trabalho e cuidado dispensados a vinha.

A mesma coisa fizeram com os outros servos que foram à vinha em nome do patrão. Espancaram a todos e os mandaram de volta. Isso preocupou o dono da vinha. Ficou agora, bem claro que eles não queriam pagá-lo e estavam lhe passando o calote. Porém, ele não foi discutir e nem usou de violência, nem declarou nulo ou cancelado o contrato, como tinham feito os arrendatários. Talvez até tenha pensado que os arrendatários tinham razão, pois os abandonou por cinco anos. Mas, pensou numa nova tática: Vou enviar meu querido filho. E tenho certeza que eles o respeitarão e me pagarão.

Os arrendatários, no entanto, não estavam dispostos a abrir mão da vinha. Quando viram o filho se aproximando, devem ter pensado que o dono tinha morrido e que seu filho tinha tomado seu lugar. Os arrendatários decidiram matar o herdeiro e tomar para si a herança. Um dos empregados foi avisar o proprietário da vinha e a sua paciência se esgotou.

Os arrendatários tinham cometido um erro desastroso ao matar seu filho Os arrendatários tinham cometido um erro desastroso ao matar seu filho. Medidas foram tomadas para arrancá-los da terra e levá-los à justiça, e o proprietário escolheu outros lavradores para tomar conta da vinha, para que no devido tempo o contrato fosse cumprido com honestidade. Acho que erramos.....

A vinha era a imagem de Israel cujo dono é o Senhor. A parábola é muito clara para os ouvintes de Jesus: - a vinha é o povo, - os servos são os profetas e - o filho é o próprio Jesus. O filho único, herdeiro legítimo, é Jesus. O dono da terra(povo) é Deus, o Senhor. Se a vinha era símbolo do povo, então o povo era de Deus.

Os chefes judeus, que estavam ali representados por alguns fariseus, queriam eliminar Jesus para continuar controlando o Templo, controlando a Lei que oprimia o povo. Inclusive aos estrangeiros pagãos. Mas, tiveram medo do povo, que estava ao lado de Jesus que era a pedra mais importante da construção do Reino.

Jesus também mostra a força e o poder de Deus quando ameaça dizendo: “Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.” É impressionante ver e sentir, nas leituras dos Evangelhos, e também no Antigo Testamento, o quanto Deus ama seu povo, especialmente os excluídos, os escravizados, os pobres, os doentes, aqueles não considerados pelas leis e pelo poder da força e do dinheiro.

Dominando do alto, o Senhor sorri e despreza os maus. Muitas vezes sua cólera se inflama e faz justiça. Mas este é o decreto do Senhor ao rei: “Tu és meu filho. Hoje te gerei”. Basta pedirdes e te darei os povos por herança, A terra inteira será tua propriedade. Poderás destruí-los com cetro de ferro, E reduzi-los a pó como vaso de barro. Portanto, Senhores e juízes da terra, Comportai-vos como homens sensatos. Permiti que vos dê um conselho: “Servi ao Senhor com temor reverente, Prestai-lhe com alegria a vossa homenagem. Sua cólera significaria vossa ruína. Salmo 02

Texto – Ivo Storniollo Apontamentos Imagens –Internet Formatação – I.Eunice Wolff