(UnB-DF) No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
Evolução.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A idade dos Metais.
Conceito e Arte Pré-Histórica
Paleolítico.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Os primeiros habitantes da América
Instituto Nacional de Educação de Surdos
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana

Como Viviam As Primeiras Sociedades Humanas
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
PRÉ HISTÓRIA.
Pré-História e História
ARQUEOLOGIA.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Comunidades recolectoras
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Descrever as características de cada período da pré-história.
Periodização da História
Evolução Social do Trabalho
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
Nomes: Luciana Silva, Camila, Karla, Helen e Jonathan. Série : 1° ano “A” Prof° Leandra.
A arte na Pré-História.
A Origem do ser humano.
Da Pré-História à História
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
História Contemporânea Séc. V d.C.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
As Primeiras Sociedades Humanas
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Pré - História Profª Patricia.
Pré-História.
PROJETO DA PRÉ-HISTÓRIA
PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
Periodização da História
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Introdução à Gestão Organizacional
Transcrição da apresentação:

(UnB-DF) No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte: "Ao ensino histórico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a pátria, todos os nossos heróis do passado, mesmo envolto em lendas. Se o estudante não leva consigo a viva lembrança de nossas glórias nacionais, se não sabe que nossos ancestrais combateram por mil campos de batalhas por nobres causas, se não aprendeu o que custou o sangue e o esforço para constituir a unidade da pátria e retirar, em seguida do caos de nossas instituições envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se não se torna um cidadão compenetrado de seus deveres e um soldado que ama a sua bandeira, o professor perdeu seu tempo." Com o auxílio das ideias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. a) A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questões de seu tempo. b) A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições. c) O "ensino histórico", no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira. d) A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria. e) O ensino de história tem o único objetivo de pregar um ideal socialista/comunista, levando ao estudante tornar-se militante da causa do proletariado. RESPOSTA: B

RESPOSTA: B

A Pré-História

Introdução "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis consequências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios.“ (J. Hawkes, Histoire de l'Humanité, Ed. UNESCO)

ENEM Leia o texto e responda a questões abaixo: Num livro didático dos anos 1960, encontramos as seguintes afirmações: Antes que se fomassem os povos, isto é, antes da história (Antiguidade), os homens viviam tão atrasados que não possuiam escrita; [...] Quando o homem primitivo passou a polir a pedra, já possuia certo adiantamento [...] HERMIDA, Antonio José Borges. História Geral. São Paulo: Nacional. p. 15 e 17. Assinale a alternativa que corresponde ao método expresso no livro didático: Método marxista – onde o modo de produção primitivo é a característica fundamental na constituição do momento histórico. As informações contidas no texto correspondem diretamente a prática da Escola dos Annales, pois analisa a relação do homem primitivo com o mundo e a mentalidade – consciência. O método descrito no livro não corresponde à nenhuma das escolas de produção historiográficas. O texto fala de diferentes perspectivas da historiografica, assumindo uma postura crítica em relação ao contexto histórico do momento. O texto tem característica positivista pelo qual não haveria História enquanto não houvesse escrita.

A Pré- história

Paleolítico/ pedra lascada (26.000 a.c) Características: O homem era nômade (Moravam em cavernas) Vivia da caça da pesca e da coleta de frutos; Passou a ter o controle do Fogo; Os instrumentos que usava na caça eram feitos de pedras, ossos – facas e machados. Fazia pinturas rupestres nas paredes das cavernas e esculturas.

Nômade: Aquele que não tem moradia fixa:

Caçador e coletor:

Controle do fogo:

Instrumentos de pedra lascada:

Um adendo ao trabalho com pedra “[...] Os que ignoram o assunto muitas vezes falam com desprezo do Paleolítico e de seus “grosseiros apetrechos de sílex. Na realidade, estes homens eram mestres artesãos, que aproveitaram a pedra quase ao máximo. Se muitos instrumentos parecem pouco elaborados, isso se deve a que o sílex, que pode ser talhado com mais dacilidade de acordo com certas técnicas, tem bordas frégeis, que se desgastam depressa. Outros instrumentos ou armas que se destinavam ao uso prolongado, ou que, para serem funcionais, necessitam de uma forma perfeita, são admiravelmente bem feitos. Muitas vezes os apetrechos são mistros, sendos os utensílios feitos de sílex ou obsidiana, e os mais grosseiros de basalto, quartzo, ou quartzito. O homem sabia escolher o material de acordo com o uso ao qual o utensília se destinava.” (BORDES, François. A vida cotidiana na Idade da Pedra. O Correio da Unesco.Rio de Janeio, FGV, nov. 1972).

Pinturas Rupestres:

Esculturas:

Período Neolítico/Pedra Polida (26.000 a 5.000 a.C) Características: O homem era sedentário;(Moravam em casas de pedras) Vivia da caça da pesca e da coleta de frutos e agricultura, criação de animais; Instrumentos de pedra polida; Fabricava cerâmicas;

Sedentários: Aquele que tem moradia fixa

Desenvolvimento da agricultura e criação de animais:

Instrumentos de pedra polida:

Fabricavam cerâmicas:

Idade dos Metais (7.000 a a.C) Características: Utilização de metais na fabricação de instrumentos – Metalurgia; Metais utilizados: bronze, cobre, ferro

Idade dos Metais

ENEM "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis consequências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios." (J. Hawkes, Histoire de l'Humanité, Ed. UNESCO)   O texto refere-se à fase final do Neolítico, quando o homem desenvolveu novas técnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformações ocorridas nesse período. a)Surgimento da agricultura e vida urbana. b)Surgimento da agricultura.  c)Surgimento da vida urbana. d)Surgimento de um mundo moderno. e) O domínio do fogo, que proporcionou significativas mudanças na vida dos seres humanos.