Organização de Computadores I

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Transcrição da apresentação:

Organização de Computadores I Maria Clicia Stelling de Castro 2008

Itrodução ao Estudo dos Computadores

Computadores Eletrônicos Digitais Execução de instruções Um dos pontos principais num sistema computacional Aspectos influenciam definição e implementação da arquitetura Computadores  solução de certos tipos de problemas Decisão  depende da complexidade e do volume de dados

Computadores Eletrônicos Digitais Computadores eletrônicos digitais binários Problema Complexidade: simples X complexa Volume de dados: baixo X grande Solução  Algoritmo Computacional

Algoritmo Computacional Fases: Elaboração do algoritmo referente ao problema Codificação do algoritmo  programa fonte Tradução do programa fonte  programa objeto Execução

Algoritmo Computacional Tradução programa fonte  objeto Interpretação  não cria programa objeto Compilação  transforma programa em instruções básicas

Conceitos Básicos Arquitetura Componentes Funcionalidade Interação

Conceitos Básicos

Contexto de Software

Instruções do Processador Partes Código de operação Operandos Operandos podem ser referenciados Valor Endereço

Instruções do Processador Passos de execução de uma instrução Busca Decodificação Execução Resultado / armazenamento

Arquitetura de Von Newmann Unidade de Entrada Memória Saída Controle Lógica Aritmética

Formas de Representação da Informação Sistemas digitais  dígitos Sistema digital binário  2 valores 2 níveis de tensão: alto / baixo 1 / 0 verdadeiro / falso ativo / inativo set / reset complemento e inverso um do outro

Sinal de Clock Sinal Periódico Hertz ou cilcos por segundo Freqüência = 1 Período período Clock f = 1/ período

Processador Organização genérica Unidade de Controle R0 ..... Rn PC Estado MAR MBR ALU IR Unidade de Controle Seção de Processamento Seção de Controle

Cadeias de 0´s e 1´s Diferentes significados instruções dados endereços Conteúdo da Memória Significado Código 10100000 A Caracter EBCDIC 160 Número inteiro á Caracter ASCII-8 MOVE Instrução Intel 8086

Cadeias de 0´s e 1´s Processadores Intel 8088 e 8086  interpreta cerca de 120 instruções cadeias binárias diferentes transforma em conjunto de ações discretas cada cadeia responsável por uma instrução 80286 acrescenta 23 instruções ao 8086  143 instruções 80386 executa cerca de 200 instruções

Barramentos Dados Endereço Controle

Unidades Computacionais Básicas Capacidade de Processamento (segundos) Capacidade de Armazenamento (bytes) Transferência de Informação (ordem de grandeza) um Mili = 10-3 (ms) um Kilo = 210 Tempo de acesso a disco: ms um Micro = 10-6 (s) um Mega = 220 Tempo de acesso a memória: s um Nano = 10-9 (s) um Giga = 230 Ciclo de máquina: s / s um Pico = 10-12 (ps) um Tera = 240 Execução de instruções:

Don’t Care Funções lógicas que contém valores que não interessam nunca ocorrem Don´t cares  facilitam o processo de otimização da implemetação de funções lógicas

Relógios Clocks  sinal periódico, com tempo de ciclo fixo Freqüencia = inverso do período Período dividido em: nível alto e baixo Circuitos sensíveis: transições: positivas ou negativas nível: alto baixo f = 1/ período Clock

Elementos de Memória Armazenam estado  a sua saída depende tanto das entradas quanto do valor armazenado anteriormente nesse elemento Circuitos seqüenciais  exemplos: latches, flip-flops, registradores e memórias Flip-flops: tipo D, JK, toggle Conjunto de flip-flops do tipo D  construir registradores para armazenar um dado com vários bits.

Máquinas de Estados Finitos sistemas seqüenciais contêm estados armazenados em elementos de memória internos  não pode ser expresso através de tabela verdade máquinas de estados finitos conjunto de estados  todos os possíveis valores que a memória interna pode assumir n bits  2n estados duas funções: próximo estado: função combinacional das entradas e do estado corrente saída: função saída produz um conjunto de saídas a partir do estado atual e das entradas