As dez principais dificuldades de um novo convertido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento de Cinco Dedos Quem é o público alvo?
Advertisements

“O Chamado de Deus”..
VALORES.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
MANTENDO-SE PURO EM UM MUNDO IMPURO
Aconselhamento Ajudando numa crise.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Para refletir “Milho de pipoca”
TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM CAMPEÕES
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
A compreender que, por definição, os discípulos são pessoas que moldaram a vida à imagem da vida do seu Mestre. A vida de discipulado é desafiante,
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
O Amor é construído sobre dois pilares;
Pela Amizade ....
Diferença entre o ministro e o ministro líder
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
SENDO UM PASTOR ACOLHEDOR
REVISÃO PARTE 03: FAZENDO AS ESCOLHAS CERTAS. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que o mundo nos oferece coisas contrarias a vontade de Deus, como sendo.
NUNCA DESISTA!.
IGREJABATISTABRASILERIA
A VIDA EM CRISTO REQUER CUIDADOS
A guerra contra o pecado
Estudo para reunião de célula
Estudo para reunião de célula
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
15 DISCIPULADO E MISSÕES. 15 DISCIPULADO E MISSÕES.
DEVEMOS NOS TORNAR AMIGOS DE DEUS
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
A vida pode ser comparada com uma viagem de trem.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
EVANGELISMO PÚBLICO.
“Atitudes De Alguém Que
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Hebreus 4 Apegue-se a Cristo
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
O avanço do Evangelho Atos 15:32-41.
Dicas para ser feliz!!.
Medite agora neste lindo texto bíblico: Provérbios 18
A VIDA É MAIS IMPORTANTE QUE OS MÉTODOS
Lição 05 Superando os obstáculos ao aperfeiçoamento.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Jovens na igreja em Célula
5. Uma comunidade discipuladora
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
UM LUGAR PARA SORRIR.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Como é ser um gladiador... 1 de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de :15 22:15.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Disse Jesus: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade...
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal.” Romanos 12.10
Jovens Adventistas nas Escolas Públicas. Dica Geral Mesmo que pareça uma ameaça à sua fé, freqüentar uma escola pública pode ser uma ótima oportunidade.
Existe Tempo para Ser Feliz
Temperamentos.
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
Lição da Escola Sabatina 7 de fevereiro a 13 de fevereiro de 2016.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
COMO ORIENTARNOVOS FUNCIONÁRIOS COMO ORIENTAR NOVOS FUNCIONÁRIOS Aprenda Técnicas Para Estimular os Novos Funcionários a Se Integrarem Rapidamente à Organização.
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

As dez principais dificuldades de um novo convertido O desafio da consolidação

Não existe uma fórmula para lidar com cada problema que um novo convertido pode vir a enfrentar. Todavia ter uma descrição das possíveis dificuldades nos ajuda a tomar medidas práticas para prevenir que eles venham a se desviar da fé.

São muitas as batalhas que um novo convertido terá de enfrentar, por isso precisamos de muitos “consolidadores” dispostos a tomar uma posição de defesa nessa guerra. O maior desafio na vida da Igreja é o trabalho de consolidação.

1. Emoções conflitantes Dentro das 24 horas seguintes à sua experiência qualquer novo convertido pode ter dúvida sobre a realidade da sua experiência. Aquela emoção inicial pode diminuir e fazer com que o novo convertido pense que sua experiência com Cristo foi um tipo de alucinação ou uma experiência irreal. Precisamos mostrar a ele que as emoções são afetadas pelas circunstâncias e que a nossa posição em Cristo não depende delas.

2. Crise de transformação Vícios e hábitos nem sempre desaparecem imediatamente e isto pode ser motivo de muita ansiedade. O novo convertido deseja corresponder à expectativa de mudança instantânea. (II Cor. 5:17). Ele espera vencer imediatamente o cigarro, a droga e o álcool talvez por causa do testemunho de outros que tiveram sucesso. A verdade é que algumas pessoas precisam de um acompanhamento pessoal e outras precisam até mesmo ser internadas num centro de reabilitação.

3. Pressão dos amigos As pessoas do seu ambiente social vão pressioná-lo para que retorne aos padrões de sua vida antiga. Isto é especialmente difícil para os jovens, mas acontece com todos. Velhos amigos possuem um grande poder de influência e podem levar o novo convertido a desistir da fé. É vital, portanto, que os irmãos o envolvam até que ele seja capaz de responder apropriadamente aos antigos amigos.

4. Falta de tempo O novo convertido precisa separar tempo para a comunhão com os irmãos. Isto pode ser um problema para pessoas que possuem uma agenda muito cheia. A fim de ser edificado na fé o novo convertido precisa reorganizar seu tempo para incluir a igreja em sua rotina. Ele não conseguirá fazer isso sozinho, daí a importância de um consolidador(HMA).

5. Hostilidade da família É comum surgir uma tensão em casa, principalmente se o novo convertido é o primeiro membro da família a ter uma experiência com Cristo. Ele certamente será acusado de destruir a paz e a unidade da família, o que pode ocasionar muita hostilidade contra ele. Ele será pressionado a manter sua lealdade à família e deixar Cristo de lado. Sem o apoio de alguém(HMA) ele dificilmente conseguirá superar a pressão de uma família hostil ao evangelho.

6. Perseguição Não se pode evitar o sofrimento por causa da fé. Jesus disse que seríamos perseguidos. Em algumas circunstâncias a perseguição torna o novo convertido mais forte, mas em outras pode levá-lo a desistir e retroceder. É sábio preparar o novo convertido para a possibilidade de perseguição e estar com ele quando ela acontecer.

7. Superstição Existe uma tendência comum de se culpar a Deus por todas as coisas ruins que acontecem depois da conversão. Muitos novos na fé são convencidos pelos de fora de que a conversão só lhes trouxe problemas, e que, portanto não vale a pena insistir nesse caminho. Sem um irmão para protegê-lo de tais influências ele sucumbirá na fé.

8. Cobranças do passado É provável que haja uma série de pendências e questões não resolvidas do passado, como dívidas, conflitos e ressentimentos. O novo convertido precisa ser ajudado e orientado nessas questões. Muitos cobradores aproveitarão esse momento para pressioná-lo. Alguns poderão se sentir envergonhados e indignos de serem cristãos, abandonando assim a fé.

9. Solidão Por causa de sua decisão por Cristo, o novo convertido pode ter sido abandonado por todos os seus antigos amigos e, por alguma razão ele não foi capaz de preencher o espaço com novos amigos que compartilham de sua fé. O resultado disso é uma grande solidão que pode levá-lo a se sentir ressentido e abandonado.

10. Crentes carnais Crentes carnais podem ser uma fonte de desapontamento e desencoraja-mento. Eles podem fazer comentários insensíveis e dar conselhos errados. O novo convertido pensa que todo crente é maduro e capaz de ajudá-lo, mas nós sabemos que existem muitos anões espirituais. Longevidade não é sinônimo de maturidade. É triste, mas às vezes precisamos proteger um novo na fé de alguns velhos na fé, os OVÉLHAS.