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Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.

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Apresentação em tema: "Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Vouzela A Importância da Família na Educação Pedro Laja/2015

2 Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente. Pedro Laja

3 Escola e Família A Família e a Escola são duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsoras ou inibidoras do seu crescimento físico, intelectual, emocional e social Pedro Laja

4 Escola vs Família Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e apreensão de conhecimentos, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Na família, fomenta-se o processo de socialização, a proteção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento dos seus membros no plano social, cognitivo e afetivo

5 O Papel dos Pais Os laços afetivos formados dentro da família, particularmente entre pais e filhos, podem ser aspetos desencadeadores de um desenvolvimento saudável e de padrões de interação positivos que possibilitam o ajustamento da criança aos diferentes ambientes em que participa. O apoio parental, ao nível cognitivo, emocional e social, permite à criança desenvolver reportórios saudáveis para enfrentar as situações quotidianas (Eisenberg & cols., 1999). Por outro lado, esses laços afetivos podem dificultar o desenvolvimento, provocando problemas de ajustamento social (Booth, Rubin & Rose-Krasnor, 1998)

6 O Papel dos Pais As figuras parentais exercem grande influência na construção dos vínculos afetivos, da auto-estima, autoconceito e, também, constroem modelos de relações que são transferidos para outros contextos e momentos de interação social (Volling & Elins, 1998). Pais punitivos e coercivos podem provocar nos seus filhos comportamentos de insegurança, dificuldades de estabelecer e manter vínculos com outras crianças, além de problemas de risco social na escola e na vida adulta. Pedro Laja

7 O Papel da Escola A Escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças (Mahoney, 2002). É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as atividades programadas e realizadas em sala de aula e fora dela (Rego, 2003). Pedro Laja

8 Papel da Escola A Escola surge, portanto, como uma institui- ção fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, assim como para a evolução da Sociedade e da Humanidade. Ela não reflete apenas as transformações atuais, como também tem que lidar com as diferentes exigências do mundo globalizado. Pedro Laja

9 Papel da Escola Uma das suas tarefas mais importantes, embora difícil de ser implementada, é preparar Alunos, Professores e Pais, para viverem e superarem as dificuldades de um mundo de mudanças rápidas e de conflitos interpessoais, contribuindo sempre para o processo de desenvolvimento do indivíduo. Pedro Laja

10 Absentismo e Insucesso Escolar
Sabe-se que a estrutura familiar tem um forte impacto na permanência do aluno na escola, podendo evitar ou intensificar o absentismo e o insucesso escolar. Dos vários aspetos que contribuem para isto, estão as características individuais, a ausência de hábitos de estudo, a falta às aulas e os problemas de comportamento (Fitzpatrick & Yoles, 1992). Em todos estes fatores, a família exerce uma poderosa influência. Pedro Laja

11 Pais na Escola Os pais devem envolver-se nas atividades escolares dos filhos e devem dirigir a sua atenção (também) para a avaliação do aproveitamento escolar, sendo isto independente do nível socioeconómico ou escolaridade (Polonia & Dessen, 2005). Os pais devem orientar e acompanhar não somente a realização das atividades escolares, mas adotarem também, em casa, estratégias voltadas à disciplina e ao controlo de atividades lúdicas. Estas ações permitem-lhes analisar, identificar e realizar intervenções nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos filhos (Sanders & Epstein, 1998).

12 Promoção do Sucesso Escolar
Os laços afetivos, estruturados e consolidados tanto na escola como na família permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada. Pedro Laja

13 Propostas As escolas devem investir no fortalecimento das associações de pais, no conselho escolar, entre outros espaços de participação, de modo a propiciar a articulação da família com a comunidade, estabelecendo relações mais próximas. A adoção de estratégias que permitam aos pais acompanhar as atividades curriculares da escola, beneficia tanto a escola como a família.

14 Obrigado pela V. atenção!


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