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Aconselhamento Ajudando numa crise.

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Apresentação em tema: "Aconselhamento Ajudando numa crise."— Transcrição da apresentação:

1 Aconselhamento Ajudando numa crise

2 AJUDANDO NUMA CRISE Nós às vezes enfrentamos crises:
- a morte de um ente querido; o nascimento de uma criança deformada; o colapso de um casamento; a reprovação no vestibular; a ocorrência de um acidente de automóvel

3 Ajudando numa crise Nos abalam, e podem fazer com que nos sintamos ameaçados, ansiosos, confusos, e deprimidos.

4 Ajudando numa crise Crise : é qualquer evento ou série de circunstâncias que ameaça o bem-estar de uma pessoa e interfere com sua rotina de vida.

5 Ajudando numa crise Na nossa rotina diária enfrentamos os problemas e desafios da vida de modo mais eficiente ou menos. Surge uma situação que é tão nova e ameaçadora que nossos modos costumeiros de lidar com problemas já não funcionam. De repente, vemo-nos forçados a depender de métodos novos.

6 Ajudando numa crise No passado, as pessoas usualmente se voltavam aos parentes em tais ocasiões, procurando o seu conselho e aceitando a sua ajuda e simpatia. Na América do Norte as coisas são diferentes.

7 Ajudando numa crise Na ausência dos parentes, portanto, voltamo-nos aos vizinhos, aos amigos, aos demais membros da igreja, e aos pastores. Estas são as pessoas que estão em cena no momento da crise e que melhor podem ajudar.

8 Principais tipos de crises
As crises podem ser divididas em duas categorias gerais : - Crises de desenvolvimento; - Crises acidentais.

9 Os principais tipos de Crises
As crises de desenvolvimento são aquelas que ocorrem em tempos previstos à medida que viajamos pela vida afora. Ex.:O primeiro dia de escola, lidar com a adolescência, ajustar-se ao casamento, fazer face às inseguranças da meia-idade, adaptar-se à aposentadoria . São resolvidas à medida que o indivíduo a ajustar-se .

10 Principais tipos de crises
Crises acidentais, são muito menos previsíveis e, golpeiam com mais força. Ex.: Uma perda repentina de posição ou posses, a morte no trânsito de um ente querido, o rompimento inesperado de um noivado, a perda súbita do emprego. Pode submeter o indivíduo a exigências extremas e criar confusão à medida que pondera o que deve fazer em seguida.

11 Reagindo às Crises A pessoa em crise volta-se a seus métodos habituais. Descobre que os antigos métodos não funcionam mais. Permanece em tensão e a pessoa tem um senso de frustração e confusão por causa da sua incapacidade de ficar à altura.

12 Reagindo às Crises Todos os recursos interiores da pessoa são mobilizados. A pessoa experimenta vários métodos de ensaio e erro para lidar com o problema, esgota as suas reservas de força física, quebra a cabeça para pensar em modos novos de tratar da situação, e aprende a aceitar circunstâncias que não podem ser alteradas, ou a tirar o melhor proveito delas.

13 Reagindo às Crises Se tudo isto fracassar, a pessoa acaba entrando em colapso físico ou mental, ou os dois (esgotamento ou colapso nervoso). Não sobram mais recursos ou resistência para lidar com a tensão. A pessoa desespera-se, exaure, e se retira para um mundo irreal, ou persiste irracionalmente nalgum comportamento que talvez negue o problema mas nada faz para solucioná-lo.

14 A singularidade de cada crise
A crise é única, sem igual . É difícil predizer o que um indivíduo, pode fazer numa crise. Pessoas entram em colapso, outras descobrem que têm tremendas reservas interiores.

15 A singularidade de cada crise
Algumas características : - Ansiedade - decisão errada. Incapacida­de - não consegue confiar mais em si mesma. Zangada porque outras pessoas estão dirigindo a sua vida. Não sabe com quem irar-se, ataca as pessoas mais próximas.

16 Ajudando numa crise Às vezes há ira contra Deus, seguida por sentimentos de culpa. Há também, uma diminuição da eficiência em nosso comportamento diário. Remoe o problema, e questiona; todas essas coisas tomam tempo e gastam energia.

17 Lidando com uma crise Uma crise representa um ponto crucial que afeta nosso ajustamento futuro e saúde mental.

18 Lidando com uma crise Se sabemos lidar com a crise, adaptar-nos a nossas novas circunstâncias;

19 Lidando com uma crise então desenvolvemos maior auto-confiança e experiência, que nos ajudará a lidar de modo mais eficaz com crises futuras.

20 Lidando com uma crise Quanto mais próximos estamos da pessoa em crise — quanto mais temos consciência da situação;

21 Lidando com uma crise tanto mais provável é que seremos procurados, e tanto mais facilmente podemos intervir por início próprio.

22 Lidando com uma crise A família e a igreja são de importância crucial no aconselhamento nas crises.

23 Lidando com uma crise Quando aparecem a doença, a morte na família, perdas financeiras, contendas entre os cônjuges e outras crises,

24 Lidando com uma crise o alvo do conselheiro é ajudar a pessoa a evitar o comportamento, sentimentos ou pensamentos errados, e a focalizar-se, naquilo que é saudável e construtivo.

25 Lidando com uma crise O conselheiro de crises deve estar geograficamente próximo da pessoa em crise,disponível, móvel e flexível .


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