Boas práticas para o consumo sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

CONSUMO CONSCIENTE.
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
PREZADA TERRA Resposta do inquilino
Ecologística: a logística da ecologia
Dicas para economizar água.
Conservação de Energia
PENSE COMA PRESERVE.
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Sugestões de ações para implantações
Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves Laura Brito
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Desenvolvimento sustentável.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
A Terra: o Planeta Azul.
O problema do lixo termina
22 de março Dia Mundial da Água
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
A Água e o Futuro.
PROJOVEM URBANO TEMA INTEGRADOR MEIO AMBIENTE
Educação Financeira.
As dimensões da qualidade em nossa vida
Dia mundial da água 22 de março
Uso consciente da água na Educação Infantil
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Água e Esperança Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
Hoje é sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado,
Processo de Reciclagem do Vidro
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
. Pesquisas no Brasil.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Hoje é quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira,
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
AVISO Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos. A posse do mesmo não confere a quem o tenha adquirido o direito de o projetar em locais.
Gestão Ambiental na ESEF
10 DICAS PARA BEM USAR A ÁGUA, FONTE DE VIDA!
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
CARTA DA TERRA Para crianças.
Dia do Design Sustentável
Escola Estadual Maria José
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Lixo Brasileiro.
Pegada Ecológica.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
Água a energia da vida.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS. ENERGIA Desligue o ar-condicionado uma hora antes do término do expediente; Escolha uma temperatura. Não aumente e.
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
Transcrição da apresentação:

Boas práticas para o consumo sustentável Comissão da Coleta Seletiva Solidária Brasília, 22 de março de 2010.

Hoje vamos falar sobre... A missão da Codevasf e a nossa tarefa como cidadãos; O que é sustentabilidade e o que o consumo tem a ver com isso; Os padrões atuais de consumo; E o que podemos fazer para ter uma vida mais sustentável – e economizar dinheiro com isso. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

A missão da Codevasf Promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Nossa tarefa, como cidadãos Hoje, a humanidade já consome 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se mantivermos os padrões atuais de consumo e produção, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Sustentabilidade A construção da sustentabilidade não depende apenas da maneira como utilizamos os recursos naturais para produzir os bens e serviços da vida moderna. Depende também da maneira como os consumimos. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", produzido pelo MMA e pelo IDEC.

Consumo Segundo o Instituo Akatu, consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Etapas do processo de consumo A compra é apenas uma etapa do consumo. Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Nosso consumo inclui... A água que usamos de manhã para escovar os dentes; O combustível no carro ou no ônibus que nos traz para o trabalho; A eletricidade que move o elevador e liga computadores e impressoras; O copo descartável no qual bebemos água; O papel e os cartuchos que usamos para imprimir relatórios e os grampos que mantém as folhas juntas etc. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Consumo sustentável Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, vale aquele velho jargão popular: saber usar para nunca faltar. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Usar a consciência E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos, deixando de consumir de forma automática e impulsiva. Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, acabaremos economizando dinheiro no final do mês. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Consumo nosso de cada dia: água Uma pessoa consome, em média cerca de 250 litros de água por dia. Isso sem contar a água utilizada para produzir os alimentos e produtos que consumimos. Já a Codevasf gasta R$ 12 mil por mês com a conta de água do edifício sede. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Consumo nosso de cada dia: eletricidade O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. O consumo residencial e comercial representam cerca de 42% do consumo total. Uma grande parte desse aumento é decorrente do desperdício de energia. A Codevasf, por exemplo, gasta cerca de R$ 50 mil por mês com a conta de energia elétrica do edifício sede. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Consumo nosso de cada dia: lixo Na maioria das cidades brasileiras o lixo é despejado em terrenos baldios ou nos “famosos” e inadequados lixões. Sabe aquele copo descartável que você usa para tomar água e café aqui na sede da Codevasf? Jogamos fora mais de 550 mil por ano. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

O que fazer? Use os 3 “R”: Reduzir Reutilizar Reciclar Reduzir o consumo e evitar o desperdício são nossa primeira tarefa. Reutilizar É possível reaproveitar grande parte dos materiais e alimentos hoje descartados. Reciclar Separe o lixo para que possa ser reciclado. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Reduzir Antes de comprar, pergunte-se se precisa mesmo de um determinado produto. Se concluir que precisa do produto (ou quer muito comprá-lo), analisar a embalagem: Há um produto semelhante que use menos matéria-prima na embalagem? Ou cuja matéria-prima seja biodegradável? Ou reciclável? Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Reutilizar Não desperdice. Se é de comer, incremente e reaproveite. Se quebrou, veja se tem conserto. Se não tiver, pense se você não pode viver sem um novo. E não compre um novo só porque é mais bonito se o seu antigo estiver funcionando bem. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Reciclar Separe seu lixo para que a coleta seletiva da cidade possa aproveitá-lo. Procure se informar sobre as iniciativas de sua Prefeitura/Comunidade com relação ao lixo reciclável. Todos somos responsáveis pelo destino do lixo que geramos. Cobrar iniciativas e novos projetos de vereadores e prefeitos faz parte do nosso papel de consumidor. Algumas instituições (igrejas e associações comunitárias) recebem material reciclável e com a venda arrecadam algum dinheiro que é destinado para obras sociais. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

E na Codevasf? Todo desperdício de água, luz ou qualquer material na Codevasf é desperdício do seu dinheiro e de milhões de outros brasileiros. Reflita antes de consumir também aqui na Codevasf. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Pratique o seguinte: Use o copo de vidro que lhe foi fornecido. Antes de imprimir um documento, revise bem e pense se precisa mesmo de uma cópia impressa. Reutilize papel para fazer blocos de anotação. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

E também isso: Antes de sair para o almoço, coloque seu computador para hibernar e desligue o monitor. No final do expediente, lembre-se de desligar computadores e impressoras. Apague as luzes da sua sala ao sair para o almoço e ao final do expediente. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

E um pouco disto: Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou lava seu copo. Se o sabonete é líquido, não precisa molhar as mãos antes de usar. Só para enxaguar.  Não exagere ao dar a descarga no banheiro.  Informe à AA/GSA de todo vazamento de água que encontrar da Codevasf. Após utilizar, assegure-se de ter fechado bem a torneira. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Pratique e divulgue Essas dicas de boas práticas para o consumo sustentável foram preparadas com o intuito de alterar os nossos velhos hábitos. Faça uso delas no seu cotidiano. Divulgue-as. Você estará dando a sua contribuição para uma melhor qualidade de vida e sobrevivência da nossa espécie no planeta. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

Obrigado! Este material é uma boa fonte de informação: “Guia de boas práticas para o consumo sustentável” Produzido pelo MMA e IDEC. Disponível no site da Holcim. “Consumo sustentável: o que e como fazer?” Artigo no blog “Faça a sua parte”. “O que é consumo consciente” Artigo no site do Instituto Akatu. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.