Contação de História Teoria e prática - HEAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jesus não exclui ninguém.
Advertisements

João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
O Medo Cega Ler Mateus 14 :13 ao 21.
Batismo no Espírito Santo (parte V)
O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
A multiplicação João 6: 09 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? Assim começou o Ministério de.
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
Escutando Enquanto ceavam da Paixão de Victoria meditemos a Eucaristia de hoje Ciclo B 17º DO TEMPO COMUM.
Tema: Jesus e a Páscoa PALESTRA 13/ /03/2009.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
OS MILAGRES DE JESUS A MULTIPLICAÇÃO DE PÃES E PEIXES.
Profetiza Ez. 37.
Uma linda idéia á ser imitada......
1) O que significa a oração para nós
O Pão partilhado.
Frei Vanildo Luiz Zugno
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
As Bênçãos decorrentes
O que procuro? Onde procuro?
OS CAMINHOS DE DEUS.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Restaurados por Cristo - Nicodemos
O casamento de Isaque e Rebeca
EVANGELISMO PÚBLICO.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
Conhecer a Jesus Cristo
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Simplesmente Igreja.
Um compromisso real Atos
Misericórdia Sempre.
CINCO PASSOS DA MULTIPLICAÇÃO
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste.” Salmos 65.9.
Há no Novo Testamento três ocasiões em que Deus fala audivelmente dos Céus. O batismo de Jesus (Mateus 3:17), a transfiguração (Mateus 17:5), e o.
"Dai-lhes vós mesmos de comer" (Isaias 48,18).
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
VIVO ESTÁ.
VIDA CONTAGIANTE: UM SONHO
Jesus, tu és meu pastor, nada me falta: em prados verdejantes me fazes recostar; me conduzes a fontes tranquilas e reparas as minhas forças. Guias-me,
A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES !
Choque Pr. Elton Tavares.
O ser humano é um ser em constante aprendizagem.
VISÃO. VISÃO Como a fé transforma o pouco em muito.
Uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
O EVANGELHO DE MARCOS APRESENTA CRISTO COMO “O SERVO”. DIVISÕES PRINCIPAIS: O SERVIÇO DO SERVO 1-10 O SACRIFÍCIO DO SERVO VERSÍCULO CHAVE: 10:45.
Tema: ‘Uma Caminhada de Fé’ Marcos Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do.
entrego o pouco que tenho
ANDANDO COM JESUS, EU APRENDO NO SERVIR. O QUE ELE QUER ME ENSINAR?
Ciclo C Domingo de Ramos 24 de Março de 2013 Procissão de Ramos no Monte das Oliveiras, a caminho de Jerusalém. Música: Paixão de Bach.
Ciclo B 29 de Julho Domingo Tempo Comum Música: “Glória a Deus”. Liturgia sefardita.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

Contação de História Teoria e prática - HEAL VI Encontro de Evangelização do HEAL Vanda Reis 13/07/2013

O caminhar das histórias na história Definição de história O caminhar das histórias na história

A contação de história Elementos necessários A escolha Objetivo Elementos necessários Antes , durante e depois A escolha Formas de apresentação

O Objetivo da contação de histórias na evangelização Ferramenta riquíssima, como condutora dos valores morais cristãos e do conhecimento espírita. Possibilita transmitir aos pacientes o conteúdo Evangélico-Doutrinário e a fixar o conhecimento em si mesmo.

Afinal o que é preciso para contar uma história? Antes: Processo de escolha; Ler várias vezes - perceber a emoção da história; Esquematizar mentalmente ou em um script (roteiro) a introdução, o desenvolvimento e a conclusão da história.

Durante: Controlar a voz (modulações, ritmo, altura). Pronunciar pausadamente as palavras, especialmente as que dão a dinâmica da história. Não esquecer a concordância padrão das palavras. Se for o caso, aproveitar momentos para a participação do público. Sempre que possível inserir uma música ou adereços.

Depois: Trabalhar a história a luz da doutrina espírita. Observação: Dependendo do objetivo que o evangelizador quer atingir: - a história poderá iniciar o estudo. - servir para ilustrar o conteúdo de um tema que está sendo trabalhado. - e/ou levar a uma reflexão final.

A escolha da história Alguns critérios precisam ser usados a fim de se escolher apropriadamente a história que melhor se adéqüe ao estudo, tais como: Levar em consideração o objetivo do estudo: Qual o tema? Qual seu objetivo? Apenas com esses dados em mãos escolheremos satisfatoriamente a história.

A prévia análise nos possibilitará a retirada ou adaptação de detalhes que fujam do objetivo do estudo, ou que possam conduzir o paciente a conceitos errôneos sob o tema em enfoque. História longa: elimina- se alguns fatos, mantendo os indispensáveis. História muito curta: amplia- se, obedecendo-se uma sequência lógica de eventos, mantendo a sequência lógica dos assuntos. Ser totalmente doutrinária.

Levar em consideração as características do paciente – ouvinte. A história, para ser bem absorvida, compreendida e explorada deve ser escolhida com base nas características do ouvinte. Quem é este ouvinte? Atentar para as características da Unidade de Internação, as potencialidades e limitações do paciente, nos momentos da internação.

Se necessário, adaptar o vocabulário, não abrindo mão de enriquecê-lo. Observar o ambiente em que será contada a história. Se necessário, utilizar recursos de apoio, tais como gravuras, slides. Atentar para não levar objetos que possam ferir ou machucar. Lembre-se que estamos num hospital psiquiátrico... ( Existe uma lista de materiais que não podem entrar no hospital)

Formas de apresentar as histórias Estudar uma história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado para apresentá-la. Os recursos mais utilizados são: A simples narrativa; A narrativa com o auxílio do livro; O uso de gravuras, de flanelógrafos, de desenhos; Narrativa com interferência do narrador e dos ouvintes.

OBS: Uma história pode ser contada ou cantada, ou ainda contada e cantada. Ela pode ser contada e ilustrada ou ainda só ilustrada, necessitando da participação ativa dos que querem conhecê-la. Uma história pode ainda ser contada com objetos, com um livro, com uma folha de papel transformada em dobradura. Acredite, uma história pode ser contada como o contador quiser como mandar a sua imaginação...

O Contador de histórias Do ele precisa? Cuidados que contribuem para o êxito da narração

Ao contar a história, o contador precisa: Conhecer o enredo com toda a segurança. Ter confiança em si mesmo. Narrar com naturalidade. Ser comedido nos gestos.

Evitar cacoetes. Falar com voz agradável. Sentir a história. Utilizar linguagem adequada, correta. Seguir a sequencia da história.

Cuidados que contribuem para o êxito da narração No começo é interessante cantar uma música com os pacientes. Facilita a concentração dos ouvintes. A duração da narrativa em si depende do interesse e da condição psíquica e orgânica dos pacientes: no máximo 20 minutos.

Quanto às interrupções pelo ouvinte: Se for um adendo, confirma-o com um sorriso, uma palavra, um gesto de assentimento. Se nada tiver a ver com o enredo, o contador não deverá desconsiderar a intervenção, em respeito à condição mental do ouvinte. Acolher a fala e tentar adaptá-la ao contexto da história. Dependendo da Unidade de Internação, haverá mais ou menos interrupções. O narrador tem que manter sempre uma atitude calma e tranquila, sem se impacientar ou irritar-se.

A história propriamente dita Estrutura da narrativa Introdução Enredo Climax Desfecho Observações sobre a estrutura da narrativa

Introdução É a parte inicial, preparatória. Tem por objetivo localizar o enredo da história no tempo e no espaço, apresentar os personagens principais e caracterizá-los. Deve ser curta, dar as informações necessárias para facilitar a compreensão do que se vai escutar.

A introdução diz: quando (Ex: No governo de Herodes, no ano 33), onde (Ex: em Jericó; na estrada de Damasco), quem (Ex: Jesus; os discípulos; Paulo de Tarso). Estabelece o contato inicial entre o narrador e o ouvinte, devendo ser enunciada com voz clara, pausada, uniforme.

Enredo Diz respeito à sucessão dos episódios, os conflitos que surgem e a ação dos personagens. Esses episódios devem ser apresentados numa sequência bem ordenada, mantendo - se a expectativa até alcançar o clímax.

Clímax É o ponto culminante da história. Surge como uma resultante de todos os acontecimentos que formam o enredo. As variações da voz do contador, com breves e oportunas pausas preparam o momento culminante.

Desfecho É a conclusão da história. Onde o contador aproveita para arrematar os pontos principais da história.

Observações sobre a estrutura da narrativa É importante ressaltar no enredo o que é essencial e o que são detalhes. O essencial deve ser contado na íntegra e os detalhes podem fluir por conta da criatividade do narrador no momento. Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar a letra a músicas conhecidas conforme a sugestão do texto, que são introduzidas no decorrer do enredo ou no seu final. Quem se propõe a fazê-lo, adquire maior confiança, familiariza-se com os personagens, vivencia emoções que poderá transmitir, fazendo adaptações convenientes e trabalhando cada elemento com a devida técnica. Adaptar não significa modificar o texto aleatoriamente.

Estrutura da narrativa com adaptações PRATICANDO ... OBS: Após as narrativas bíblicas as mesmas deverão ser trabalhadas a luz da doutrina espírita.

Entrada de Jesus em Jerusalém – Marcos cap. 11 versículo 01 a 11 Introdução Jesus e seus discípulos vinham de Jericó, onde haviam curado dois cegos que estavam à beira do caminho e, logo se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras. Enredo Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei - mo. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir.

Clímax E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. Desfecho E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.

A multiplicação dos pães – Marcos Cap. 6 versículo 31 a 46 Introdução Após a morte de João Batista por Herodes Jesus se juntou com seus discípulos e disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. Enredo E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram; e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado. Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer. Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.

Clímax E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos; E levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens. Desfecho E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.

SUGESTÃO DE LITERATURA... Autores espirituais de obras que podem ser usadas, na tarefa: Irmão x Amelia Rodrigues Neio Lucio ... E claro, Jesus!!!