Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Como produzir um jornal escolar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
O Cenário Virtual.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
O que precisa para ser um aluno virtual?
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ajude – me!!.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Mobilização da Comunidade Escolar
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
1ª Formação de Professores Coordenadores
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral Integração de resultados das Etapas: Motivação e Mobilização/Iniciativa Apresentação das Etapas: Dedicação e Planejamento Como ajudar os profissionais novos na parceria ou os que pouco acessam ou pouco interagem, a superar suas dificuldades e aproveitar os recursos formativos da EaD (Educação a Distância)?

APRESENTAÇÃO As dicas que apresentaremos, foram orientadas pela consulta que fizemos, durante a EaD realizada em 2011, quando perguntamos no fórum de acompanhamento, porque alguns profissionais não acessavam o curso ou acessavam, mas interagiam muito pouco. A partir dos motivos alegados, pensamos em algumas estratégias simples, que pudessem ajudá-los no apoio aos profissionais que ainda se encontram nessa condição: Ter ajuda dos pares e dos especialistas Organizar tempo e espaço na rotina Experimentar escrever sobre sua prática e compartilhar seus registros na EaD Este ppt tem o objetivo de orientar as equipes das diretorias de ensino e equipes gestoras das escolas para apoiarem os professores e coordenadores pedagógicos que ainda têm dificuldades para participar da EaD, seja por inexperiência no acesso às redes, seja por falta de prática no uso de computadores, ou ainda porque encontram dificuldades de organizar sua rotina, de modo a conseguir participar dessa atividade.

Tempo e espaço na rotina – dicas para o PC Organize, junto com os professores, uma rotina semanal de acesso ao curso de EaD na escola, durante os meses de maio e junho. No caso dos profissionais de acompanhamento, a rotina deve incluir o acesso aos fóruns dos professores, além da interação com os pares e com o formador em seus fóruns específicos. Garanta, ao menos tempo em 2 ATPCs para organizar, planejar, discutir, apoiar e tomar decisões, que tenham como objetivo favorecer uma boa participação dos profissionais da escola, nessa etapa de EaD. Indique aos profissionais que puderem, para que aproveitem momentos livres da rotina em casa para experimentar ou se familiarizar com o uso do computador e da internet. Filhos, sobrinhos e netos podem ser ótimos professores. Verifique a disponibilidade dos computadores da escola, para uso dos professores, nos horários definidos para acesso à EaD. Solicite apoio do monitor e ou PCNP de informática, para organizar um espaço na rotina escolar, que garanta aos professores seu acesso ao curso no período em que estiverem na escola (sala de informática, sala de leitura ou outro). Peça ajuda ao monitor e ou ao PCNP de informática, caso encontre dificuldades técnicas (de configurações mínimas e de programas ou de acesso à internet).

Ajuda dos pares e dos especialistas - parcerias produtivas e aprendizagem colaborativa Quem pode ajudar o monitor da sala de informática o PCNP de informática da Diretoria de Ensino o professor habituado ao uso da internet os alunos, naturalmente familiarizados com o ambiente virtual Dicas para ajudar os mais tímidos acessem juntos, formando duplas ou trios, com um profissional experiente orientando, acolhendo, instigando os colegas inexperientes a arriscar não comecem pelo ambiente do curso, comecem acessando sites de interesse, visitando blogs das escolas, dos alunos, participando de chats de bate papo, criem tarefas a serem realizadas de um dia para o outro estabeleçam uma rotina de encontros durante um período, até que os professores inexperientes se sintam seguros para seguirem sozinhos

Escrever sobre a prática e compartilhar na EaD Dicas para os Coordenadores Pedagógicos ajudarem os professores que ainda têm receio de expor suas experiências de sala de aula nos fóruns da EaD Ler os registros dos professores e dar devolutivas, ajudando-os a crescer Agendar momentos individuais na rotina com esses professores, para orientar, ouvir, sugerir e fazer alinhamentos Chamar os professores a refletir sobre o papel do erro e das dificuldades no processo de aprendizagem, ajudando-os a perder o medo de se expor Convidá-los a apresentar seus registros nas reuniões de ATPC, fazendo uma espécie de aquecimento antes de postarem na EaD Valorizar e trazer para discussão em ATPC, os registros postados nos fóruns ao longo do curso