Carregar apresentação
2
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? Profª. Denise Tonello
3
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO DIDÁTICO
Atividades Diversificadas ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO DIDÁTICO Profª. Denise Tonello
4
Atividades Diversificadas
A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana.
5
Atividades Diversificadas
Por meio de uma ação planejada e refletida do professor no dia-a-dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo: FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM E ADQUIRAM O DESEJO DE APRENDER CADA VEZ MAIS E COM AUTONOMIA. Profª. Denise Tonello
6
Atividades Diversificadas
Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica no desenvolvimento dos alunos, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse genuíno por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Profª. Denise Tonello
7
Assim, você, educador, deve considerar que:
Atividades Diversificadas Assim, você, educador, deve considerar que: O ambiente precisa ser organizado de acordo com o tipo de atividade realizada e com as necessidades que as crianças apresentam. Profª. Denise Tonello
8
Atividades Diversificadas
Mais do que trecho de um relatório essa é uma ação educativa que visa à organização e a transmissão de atitudes e procedimentos. Além de a iniciativa servir para desenvolver uma competência essencial: a AUTONOMIA. Profª. Denise Tonello
9
Cantos de Atividades Diversificadas
Objetivos Didáticos: (ou o que o professor espera que as crianças aprendam) Escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos. Realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências. Se relacionar com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências. Profª. Denise Tonello
10
Cantos de Atividades Diversificadas
Conteúdos: Participação em situações de brincadeiras e jogos nas quais pode escolher parceiros. Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente. Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo. FONTES DE PESQUISA: (para consultar RCNEI MEC, Parâmetros Curriculares, Manual da Formação KidSmart Brasil – 2002, Fórum de discussão e demais materiais de apoio a formação) (para consultar antigas edições da revista avisalá)
11
Educadores, teorias e atividades diversificadas São várias as teorias, de educadores renomados, que embasam e justificam as vantagens da organização e realização de atividades diversificadas. Saiba mais sobre estes educadores consultando o texto de leitura obrigatória deste Módulo. Para saber mais sobre a teoria de cada educador mencionado a seguir, consulte o Índice especial Grandes Pensadores da Revista Nova Escola
12
atividades diversificadas
Educadores, teorias e atividades diversificadas Célestin Freinet Cantos diversificados e temáticos na sala de aula. Henri Wallon Grupo social e a interção são indispensáveis para a aprendizagem da criança. Friedrich Froebel Criança aprende de acordo com seus interesses e por meio da atividade prática. Jean Piaget Conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.
13
Atividades Diversificadas
Se planejadas e organizadas intencionalmente em consonância com todos estes objetivos, a organização de atividades diversificadas como parte da rotina diária, poderá possibilitar aos alunos: Profª. Denise Tonello
14
MELHOR APROVEITAMENTO
Atividades Diversificadas MELHOR APROVEITAMENTO Prof. Denise Tonello
15
POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAR-SE PELA ORGANIZAÇÃO...
Atividades Diversificadas POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAR-SE PELA ORGANIZAÇÃO... Prof. Denise Tonello
16
Atividades Diversificadas
E PELA ESCOLHA Profª. Denise Tonello
17
Atividades Diversificadas
MAIOR AUTONOMIA Prof. Denise Tonello
18
Atividades Diversificadas
INTERAÇÃO
19
APRENDIZAGEM COMPARTILHADA
Atividades Diversificadas APRENDIZAGEM COMPARTILHADA Profª. Denise Tonello
20
INTERVENÇÃO MAIS INDIVIDUALIZADA DO PROFESSOR
Atividades Diversificadas INTERVENÇÃO MAIS INDIVIDUALIZADA DO PROFESSOR
21
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
22
MATEMÁTICA COM REGISTRO
Uma proposta para organizar a sua sala de aula MATEMÁTICA COM REGISTRO ESCRITA JOGO LEITURA ARTE Profª. Denise Tonello
23
Atividades Diversificadas
Profª. Denise Tonello
24
Atividades Diversificadas
Prof. Denise Tonello
25
Atividades Diversificadas
Jogos – que garantam a autonomia, o respeito às regras, além de conhecimentos relacionados à determinada área do conhecimento (Matemática, Escrita ou Leitura, Arte, etc.). Prof. Denise Tonello
26
Atividades Diversificadas
Prof. Denise Tonello
27
Atividades Diversificadas
Prof. Denise Tonello
28
Atividades Diversificadas
Estas realmente são apenas algumas sugestões! Não há uma rigidez na organização das atividades! Você pode ter duas atividades relacionadas à Matemática, ou escrita, ou duas de jogos – uma relacionada ao jogo e a outra, por exemplo, relacionada à soma dos pontos do jogo vivenciado no dia anterior. Mas o mais importante de tudo: lembre-se que este será um momento “especial” em você poderá dar uma atenção mais individualizada a um grupo bem menor de alunos, realizar interferências mais pontuais e acompanhar o que sabem e o que não sabem, atuando de maneira mais pontual e conhecendo de maneira mais consistente a cada um de seus alunos. Prof. Denise Tonello
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.