A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta para formação continuada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta para formação continuada"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta para formação continuada
Secretaria Municipal de Educação Divisão de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Proposta para formação continuada dos Educadores Guarani Mbya que atuam nos CEII/CECIs para 2010. A ser apresentada e discutida em reunião com os coordenadores dos CEII/CECIs

2 Metas da Educação Infantil para o ano de 2010
promover a todas as crianças da cidade acesso à educação e qualidade de ensino; garantir a todos os educadores dos CEI Formação Continuada para a qualificação do trabalho desenvolvido com as crianças Guarani.

3 Objetivo Assegurar a boa qualidade da aprendizagem das crianças matriculadas nos CEIs dos CECIs; buscando para isso: a investigação e a construção de possibilidades de trabalho e de reflexão sobre a prática pedagógica dos educadores Guarani.

4 Apoiar este grupo de educadores no planejamento,
Caminhos necessários Apoiar este grupo de educadores no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação de suas práticas pedagógicas cotidianas; Organizar ações conjuntas com os educadores Guarani de modo a estruturar os ambientes de aprendizagens e os projetos pedagógicos observados em cada um dos CEIIs; Iniciar, visando ações futuras, a construção de Referenciais e Orientações Didáticas pertinentes à educação infantil Guarani Mbya, considerando, para isso, a discussão sobre as próprias práticas deste educadores indígenas e a concepção de criança presente nesta cultura.

5 Organização da Formação Continuada.
MÓDULO 1 A criança e a Escola Guarani Mbya: a importância das rotinas pedagógicas no planejamento das interações, no manejo dos tempos, na estruturação dos espaços e na seleção e uso de materiais Período de Realização: De 31/03/2010 a 13/09/2010. MÓDULO 2 Narrativas Infantis Guarani Mbya: Histórias para Contar, Sonhar e Compartilhar. Período de Realização: De Setembro de 2010 a Agosto de 2010.

6 ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO
ENCONTROS CENTRAIS Reuniões de organização que precedem os Encontros Locais e tem a tarefa de discutir e planejar o Tema Central e a Dinâmica de cada Encontro Local. Estes encontros ocorrerão no espaço do Casarão* durante às primeiras quartas-feiras de cada mês e contarão com a presença dos: coordenadores dos CECIs; supervisores das DREs; equipe DOT- Ed. Infantil equipe IDETI. ;. ENCONTROS LOCAIS Encontros com os educadores Guarani que atuam nos CECIs. Estes encontros serão articulados a partir de um Tema Central e da reflexão conjunta sobre um TRABALHO PRÁTICO (TP) ocorrido em cada U.E.

7 Metodologia Pesquisa-Ação: ação processual e auto-reflexiva sobre a própria prática pedagógica do educador Guarani Mbya que se dará a partir da: I- Descontextualização das próprias práticas educativas (trazer experiências para alimentar as discussões do grupo); II- Contextualização das rotinas verificadas em cada unidade educacional (socialização das boas experiências observadas nas U.E. dos CECI); III- Sistematização dos encontros (organizar os conhecimentos produzidos no interior do grupo de formação). IV- Realização de Trabalhos Práticos (TPs) Estender a reflexão realizado nos encontros ao cotidiano dos educadores Guarani Mbya; estimular a prática do registro como um instrumento necessário ao crescimento profissional.

8 Finalidade do Módulo 1 A criança e a Escola Guarani Mbya: a importância das rotinas pedagógicas no planejamento das interações, no manejo dos tempos, na estruturação dos espaços e na seleção e uso de materiais Orientar o educador de modo que este possa organizar suas práticas pedagógicas a partir de rotinas de trabalho; Favorecer a elaboração de Programações Didáticas dos educadores; Iniciar a elaboração dos Planos de trabalho e a construção de referenciais e orientações didáticas pertinentes à educação infantil Guarani Mbya.

9 3- Expectativas de Aprendizagem no Módulo 1 (Capacidades a Serem Desenvolvidas neste Módulo)
Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Tempos e Espaços - saiba orientar os educadores com vistas a um melhor aproveitamento do tempo na rotina pedagógica. - oriente ações da equipe pedagógica visando estruturar os espaços e favorecer as experiências das crianças. - organizar roteiros de atividades diárias, coletivas e diversificadas, de modo que sua programação didática contemple os diferentes campos de experiência; - saiba organizar ambientes de convivência geradores de aprendizagens no cotidiano da U.E. - se organize a partir da rotina de atividades que foi construída no interior do grupo. - se apropriem do espaço da sala de aula, conferindo-lhe marcas significativas. Uso de Materiais - promova a organização de ambientes confortáveis e orientadores das ações infantis, garantindo que professores e alunos tenham acesso aos materiais necessários ao trabalho em diferentes projetos de investigação e aprendizado. - selecione, organize e produza - por meio do trabalho com as crianças - objetos e materiais para o ambiente da sala de aula. - ampliem conhecimento acerca dos diferentes materiais e aprendam a criar, a escolher, a utilizar e a explorar estes objetos com crescente autonomia.

10 Cuidar e Educar Brinquedos Brincadeiras
Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Cuidar e Educar - favoreça ações da comunidade escolar no sentido de garantir na rotina dos CEI práticas voltadas para o cuidar e o educar . - sejam capazes de problematizar, à luz dos cuidados tradicionais Guarani Mbya, as observações sobre as relações entre cuidado em todos os momentos de rotina (durante as atividades realizadas em sala de aula, nos momentos de alimentação e higiene etc.). -tenham acesso aos conhecimentos e formas de cuidados tradicionais de sua cultura (mediações, evitações, perigos, medicina tradicional etc.) e valorizem atitudes e hábitos que contribuam para uma vida saudável. Brinquedos Brincadeiras - ajudem os educadores na organização de ambientes confortáveis e orientadores das ações infantis, garantindo que ambos, educadores e alunos, tenham acesso a diferentes recursos materiais. - organizar oportunidades de brincadeiras no interior da rotina de cada grupo de crianças e oferecer às crianças materiais necessários para que estas possam escolher, construir e criar brinquedos, cenários e brincadeiras. -elaborar aspectos sociais importantes no âmbito de sua cultura através da representação lúdica; .possa se apropriar das brincadeiras tradicionais de seu grupo social.

11 Expectativas de aprendizagem (Capacidades a Serem Desenvolvidas neste Módulo)
Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Interações - realize intervenções nas relações entre os diferentes atores sociais (educadores, equipe de apoio e famílias) com vistas a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de todos que nela convivam. -selecione estratégias de interações para construir um ambiente favorável à aprendizagem. - exercitem a autonomia e o conhecimento de si e da própria cultura.

12 Cronograma dos Encontros Módulo 1
Tema Central dos Encontros Formação Central/ sala/ horário Formação Local/ Ceci Apresentação: “A Proposta de Formação de professores Indígenas dos CECIs”. 31/03 Memorial 14h às 17h 05/04 CECI Tenondé 9h30 às 13h Brinquedos e Brincadeiras Guarani 05/05 10/05 CECI Krukutu Tempos e Espaços 02/06 Casarão 07/06 CECI Jaraguá Uso de Materiais 23/06 19/07 Interações 04/08 16/08 Cuidar e Educar: Cuidados tradicionais e saúde da criança Guarani 01/09 13/09 Sequência de Encontros:

13 Carga Horária: 18 horas presenciais e 2 horas de estudo.
Avaliação participação do grupo ao longo dos encontros, observando-se os seguintes indicadores: realização de TPs por parte dos educadores Guarani; registros realizados pelos educadores Guarani das práticas de rotinas nas U.Es; observação de interferências e marcas das crianças nos espaços das salas de aula. Carga Horária: 18 horas presenciais e 2 horas de estudo.

14


Carregar ppt "Proposta para formação continuada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google