- DADOS SECUNDÁRIOS DE PRODUÇÃO E MERCADO - MUNICÍPIOS DO ESTADO DO MATO GROSSO ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DO PROGRAMA AGROPOLO – REGIÃO DO ARAGUAIA 1-VILA RICA 2-CONFRESA 3-CANABRAVA DO NORTE 4-ALTO DA BOA VISTA E SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA 5-RIBEIRÃO CASCALHEIRA
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO A agricultura familiar é uma forma de produção presente no mundo todo. No Brasil é o maior segmento em número de estabelecimentos agrícolas e tem significativa importância econômica em diversas cadeias produtivas. É mais do que necessário, então, reconhecer a importância econômica e social dos agricultores que se dedicam a esse tipo de produção para o processo de desenvolvimento regional e nacional. Entretanto, diversas regiões do país não incluíram este segmento de forma definitiva em suas políticas de apoio ao desenvolvimento rural.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO Os agricultores familiares representavam em 2000, 85,2% do total de estabelecimentos rurais brasileiros, Ocupando 30,5% da área total e sendo responsáveis por 23,6% do Valor Bruto da produção total da pecuária de corte. 52,1% da pecuária de leite, 58,5% dos suínos e 39,9% das aves e ovos produzidos, totalizando 37,9% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Nacional. No entanto, receberam apenas 25,3% do financiamento destinado ao setor agrícola (INCRA, 2000). A busca por soluções quanto a estas questões abrangem todo o sistema espacial de relações contratuais de produção e de circulação. A eficácia, técnica e organizacional, deste sistema determina a competitividade do conjunto produtivo, abrangendo a noção de economia de rede.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO Dentro deste contexto, situam-se algumas iniciativas de desenvolvimento do agronegócio brasileiro, que pode ser estabelecido para produção familiar; Com a finalidade de estimular a organização de sistemas produtivos localizados, como é o caso dos agropolos ou clusters de base agroindustrial. Essas organizações baseiam-se na concentração de negócios agro-industriais num determinado espaço geográfico condicionado por aspectos sociais, Econômicos, ambientais e políticos que impactam a competitividade do agronegócio (MEDEIROS, 1999).
PROJETOS ALTERNATIVOS Produção – Social – Ambiental Educacional Metodologia Agropolo Por quê? Fundamentos
PROJETOS ALTERNATIVOS Política = Operacional GESTÃO = GERENCIAMENTO Tomada de decisões, estratégias sobre a implantação. Quanto a origem e uso dos recursos. Implementação das decisões tomadas. Eq/pe Técnica e Comitê Gestor Assessorias especializadas
METODOLOGIA AGROPOLO Projetos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO Alternativos - DIAGNÓSTICO E CONSULTA A POPULAÇÃO - VISÃO DE FUTURO - PLANIFICAÇÃO • OBJETIVOS • DIRETRIZES • ESTRATÉGIAS • PROGRAMAS E PROJETO Projetos Alternativos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO METODOLOGIA AGROPOLO MONITORAMENTO/AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO – ARTICULAÇÃO – BUSCA DE PARCERIAS – NEGOCIAÇÃO – AJUSTES – DIVISÃO DE TAREFAS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
INSTITUTO AGROPOLO AGROPOLO DO CEARÁ EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AGROPOLO INSTITUTO AGROPOLO AGROPOLO DO CEARÁ Material de apresentação Ex. Presidente do Instituto Agropolo do Ceará – Eng. Agr. Ricardo Sabadia
AÇÕES ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS REALIZADAS AGROPOLOS FOCO NAS ÁREAS PRIORIZADAS FOCO NOS PRODUTOS COM MAIOR POTENCIAL
AÇÕES ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS REALIZADAS FOCO EM SETORES E PRODUTOS maior mercado e resposta econômica Frutas Flores Hortaliças Leite
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMPETITIVA DO AGRONEGÓCIO A GRANDE VANTAGEM COMPETITIVA DO AGRONEGÓCIO CEARENSE
RESULTADOS INVESTIMENTOS ATRAÍDOS PARA O AGRONEGÓCIO CEARENSE Protocolos Formais com o Estado 13 Empresas estrangeiras Chile Colômbia Equador EUA Inglaterra Portugal Suécia Investimentos e Resultados 34 Empresas Investimento Privado R$ 309 milhões Faturamento anual projetado 1 bilhão de reais 8 mil ha implantados 11 mil empregos 11 Empresas de outros Estados São Paulo Minas Gerais Santa Catarina R. G. do Norte R. G. do Sul 10 Empresas do CEARÁ Setores Produtivos Frutas Flores Hortaliças Agroindústria Equipamentos www.agropolos.org.br
RESULTADOS CEARÁ – CRESCIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA (1999 a 2006) 322 %
PÓLO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AGROPOLO INSTITUTO CREATIO PÓLO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE CLÁUDIA - MT
Fase final da reforma
Trabalhos de abate
Segunda reforma:
Terceira reforma – Aquisição do SISE
Frango Caipira embalado
Perspectiva futura:
MUNICÍPIO DE CLÁUDIA E ESTADO DE MATO GROSSO MUNICÍPIO DE CLÁUDIA E REGIÃO NORTE DO ESTADO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS MUNICÍPIO Instâncias Colegiadas Consultivas - Gestão Social - Gestão Participativa Municipal - Tomada das decisões estratégicas do DRS consolidadas no Plano SECRETARIOS MUNICIPAIS CONSULTORE S ASSESSORES Núcleo Técnico Gerenciamento Base Técnica de Elaboração e Acompanhamento do Plano e Projetos - Visão de Futuro - Diagnóstico Planejamento Estratégico Eixos Aglutinadores Indicadores de Mercado PTDRS Instrumento de Gestão PDRS PARCERIAS MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDEREAIS ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS - Projeto Frango Caipira - Projeto Abatedouro Frango Projeto Derivados de Frango Projeto Castanha do Brasil Projeto Polpa de Fruta - Projeto Viveiro de Mudas - Projeto Fruticultura - Projeto Doces e Conservas - Projeto Ração de Mandioca - Projeto EFA - Projeto Turismo e Artesanato - Projeto Assentamento Municip. Educação Formal Capacitação Cooperativismo Associativismo Comércio e Negócios CEPROT EC PRONAF EMPAER Convênio CREATIO PROJETO MAPA Programas de outros Ministérios
MUNICÍPIOS DO ESTADO DO MATO GROSSO ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DO PROGRAMA AGROPOLO – REGIÃO DO ARAGUAIA A SEGUIR DADOS GERAIS SOBRE OS MUNICÍPIOS 1-VILA RICA 2-CONFRESA 3-CANABRAVA DO NORTE 4-ALTO DA BOA VISTA E SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA 5-RIBEIRÃO CASCALHEIRA
Tabela de Distâncias - Distâncias em Km. - Distâncias em Linha Reta aferido pelo sistema Google Earth Alto da Boa Vista C. B. do Norte Confresa R. Cascalheira S. F. do Araguaia 85 114 148 78 Cana Brava do Norte 50 208 141 254 145 Ribeirão Cascalheira 192 São Félix do Araguaia Cuiabá 665 682 733 546 734 Palmas 373 397 359 490 303 Brasilia 588 670 688 523 545 São Paulo 1.407 1487 1519 1297 1386
Manaus Palmas Cuiabá Cuiabá N
Cana Brava do Norte
ARAGUAIA POPULAÇÃO POPULAÇÃO DIST. CAPITAL Agrícola MUNICÍPIOS MATO GROSSO ARAGUAIA POPULAÇÃO POPULAÇÃO DIST. CAPITAL PRODUTOS Urbana Rural Total (Hab) Dist/ Cap. (Km) Agrícola Zootécnico Confresa 23.699 9.237 32.986 1.1180 Arroz, Cana, Mandioca, Banana, Milho. Bovino, Suíno, Caprino, Ovino, Frango, Vaca leite, Aves, Mel de abelha Canabrava do Norte 3.842 1.495 5.337 1.133 Arroz, mandioca, milho, Soja, Tomate Bovino, Ovino, Suíno, Vaca Leite Alto da Boa Vista 3.618 1.407 5.025 1.109 Banana, Arroz, Mandioca, Milho, Soja Bovino, Suíno, Ovino, Vaca Leite, Mel de abelha. Ribeirão Cascalheira 6.247 2.430 8.677 900 Banana, Coco, Arroz, Cana, Mandioca, Milho, Soja Bovino, Suíno, Ovino, Mel de abelha, Vaca de Leite. São Félix do Araguaia 5.231 5.482 10.713 1.143 Banana, Abacaxi, Algodão, Arroz, Mandioca, Milho,Soja. Suíno, Bovino, Ovino, Frango, Vaca de Leite e Mel.
ARAGUAIA POPULAÇÃO DIST. CAPITAL Agrícola MUNICÍPIOS MATO GROSSO ARAGUAIA POPULAÇÃO DIST. CAPITAL PRODUTOS Urbana Rural Total (Hab) Dist/ Cap. (Km) Agrícola Zootécnico Confresa 23.699 9.237 32.986 1.180 Arroz, Cana, Mandioca, Banana, Milho. Bovino, Suíno, Caprino, Ovino, Frango, Vaca leite, Aves, Mel de abelha Cana Brava do Norte 3.842 1.495 5.337 1.133 Arroz, mandioca, milho, Soja, Tomate Bovino, Ovino, Suíno, Vaca Leite Alto da Boa Vista 3.618 1.407 5.025 1.109 Banana, Arroz, Mandioca, Milho, Soja Bovino, Suíno, Ovino, Vaca Leite, Mel de abelha. Ribeirão Cascalheira 6.247 2.430 8.677 900 Banana, Coco, Arroz, Cana, Mandioca, Milho, Soja Bovino, Suíno, Ovino, Mel de abelha, Vaca de Leite. São Félix do Araguaia 5.231 5.482 10.713 1.143 Banana, Abacaxi, Algodão, Arroz, Mandioca, Milho,Soja. Suíno, Bovino, Ovino, Frango, Vaca de Leite e Mel. Vila Rica 11.739 7.195 18.934 1.102 Bovino, Suíno, Ovino, Aves poedeira, Vaca de leite.
CONFRESA/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 50 80.000,00 Arroz 2.000 1.114.000,00 Cana 6.220 12.043.000,00 Mandioca 4.500 21.600.000,00 Milho 3.000 2.142.000,00 Bovinos 369.014 - Suínos 12.193 Caprinos 647 Ovinos 1.266 Vaca de leite 36.249 Aves 7.187 Mel de abelha 4.764 Kg.
CANA BRAVA DO NORTE/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Arroz 4.000 2.800.000,00 Mandioca 350 2.625.000,00 Milho 500 367.000,00 Soja 3.500 3.276.000,00 Tomate 2 18.000,00 Bovinos 174.903 - Suínos 2.573 Vaca de Leite 4.057 Ovinos 685
ALTO DA BOA VISTA/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 10 27.000,00 Arroz 2.500 2.443.000,00 Mandioca 250 1.750.000,00 Milho 261.000,00 Soja 1.500 1.494.000,00 Bovinos 102.963 - Suínos 2.059 Ovinos 599 Vaca de Leite 1.471 Mel de abelha 581 Kg.
RIBEIRÃO CASCALHEIRA/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 160 480.000,00 Coco 15 150.000,00 Arroz 500 403.000,00 Cana 9.000,00 Mandioca 60 450.000,00 Milho 600 432.000,00 Soja 6.500 17.550.000,00 Bovinos 270.710 - Suínos 2.850 Ovinos 1.044 Vaca de Leite 2.290 Mel de Abelha 412 Kg
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 30 141.000,00 Abacaxi 127 2.858.000,00 Algodão 1.380 4.417.000,00 Arroz 1.400 1.210.000,00 Mandioca 600 3.600.000,00 Milho 1.950 2.107.000,00 Soja 10.500 11.844.000,00 Bovinos 229.005 - Suíno 3.813 Ovinos 1.516 Vaca de Leite 1.534 Mel de Abelha 691 Kg.
VILA RICA/MT/ARAGUAIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 26 33.000,00 Arroz 3.000 2.520.000,00 Mandioca 180 864.000,00 Milho 5.000 4.590.000,00 Soja 2.520 2.381.000,00 Bovinos 646.150 - Suínos 7.815 Ovinos 3.443 Aves poedeira 44.502 Vaca de leite 8.646 Mel de Abelha 3.286 Kg
MATO GROSSO/MUNICÍPIOS/ARAGUAIA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE MATRÍCOLA E DOCENTES/IBGE/2007 MATO GROSSO/MUNICÍPIOS/ARAGUAIA MUNICÍPIOS MATO GROSSO MATRÍCULAS PROFESSORES FUNDAMENTAL MÉDIO PRÉ-ESCOLA CONFRESA 4.434 1.006 484 261 59 28 CANA BRAVA DO NORTE 1.055 214 195 73 27 10 ALTO DA BOA VISTA 1.063 205 138 48 14 09 RIBEIRÃO CASCALHEIRA 1.691 532 79 105 21 07 SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA 2.414 626 300 140 55 VILA RICA 4.035 773 263 192 39 13
OBJETIVOS OPERACIONAIS Manter a coesão do processo de implantação dos Projetos Alternativos; Contribuir com o estabelecimento de um processo de monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas nesta fase inicial; Aumentar quantitativamente e qualitativamente o nível de participação dos diversos atores e suas representações.
EIXOS ESTRATÉGICOS Fortalecimento dos Projetos já existentes nos assentamentos e na região dos mesmos ; Atenção às necessidades de apoio e gerando demandas do processo de desenvolvimento regional como dinamização econômica na geração de cursos de extensão nos municípios da região do entorno; fortalecimento do comércio local e regional ; Através de assessorias, apoio tecnológico a ações locais e regionais em empresas; apoio a educação formal e não formal; implementação de serviços inovadores – Buscar recurso PRONERA – parceria UFSCAR; Busca de parcerias como ação constante do Executivo com apoio do Legislativo.
ESTRATÉGIA OPERACIONAL Primeiro Momento - Reflexão Avaliativa – Implantação dos projetos já existentes – diagnóstico (perfil de entrada) para implementação de novos projetos aliados ao apoio técnico/ social/ ambiental/ educacional . Articulação ao Comitê Gestor (especialistas e consultores parceiros ao programa ATES).
Estudo propositivo para alimentar a ação da ATES e para elaboração dos PDAs e PRAs: - Cadeias Produtivas; - Sistemas Produtivos Locais; - Arranjos Institucionais; - Diagnóstico dos Impactos Ambientais.
ESTRATÉGIA OPERACIONAL Segundo Momento Desenvolvimento de agroindustria locais, artesanato, fomento ao mercado e comercialização regional (projeto e busca de recursos); Implantação de escolas técnicas e capacitação de projetos alternativos a serem instalados; Implantação de cursos de Especialização no setor primário, para formar mão de obra especializada local - PRONERA.
Segundo Momento b) Consultar a população dos assentamentos para implementar novos projetos alternativos; Objetivos: - Avaliar o estágio de desenvolvimento dos projetos em andamento e buscar uma abragencia regional; - Aprofundar as discussões em torno dos elementos dos impactos ambientais e da gestão social de políticas públicas municipais, estaduais e federais; - Replanejar ações e estratégias para novas alternativas de crescimento regional e territorial, em busca de melhoria de qualidade de vida do agricultor(a) familiar;
Replanejamento das ações de mercado Terceiro Momento – Estudo de Mercado e Comercialização dos Produtos A – Gestão do projeto implantados e em fase de implantação pelo comitê gestor – o que fazer; como fazer e quem fazer. B – Busca de recursos, através de projetos para implantar central de comercialização local, regional e territorial nos dois pólos de trabalho.
Replanejamento das ações de mercado E – Quarto momento: - Com base nos estudos propositivos realizados, ampliar as ações de produção local: - Apoio das instituições parceiras - Arranjo institucional - Mercado consumidor - Logística - Produto com segurança alimentar
Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva Coordenador do NAF/CREATIO PELA ATENÇÃO OBRIGADO Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva Coordenador do NAF/CREATIO