Exercícios de Algoritmos Aproximativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Advertisements

Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Algoritmos em Grafos.
Algoritmos em Grafos (Parte 2)
Geometria Computacional Fecho Convexo II
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Amintas engenharia.
Exercício Exercício. Considere um algoritmo sequencial que busca um elemento em uma lista não ordenada a) Qual é a complexidade de tempo deste algoritmo.
Exercícios de Algoritmos Aleatorizados
Exercícios PAA- Grafos
Solved Exercises 1. Finding the Peak. Let A= a1,…,an be a sequence of n numbers with the following property: there is p in {1,…,n} for which (i) the.
Exercícios PAA- Grafos
Exercício 1 A) Caminho 3 – 4 -3 B) Caminho 100 – 1 – 1 – 100
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
Análise e Síntese de Algoritmos
Teste de Software Parte 3.
Programação Linear Método Simplex
Busca em Profundidade Para encontrar um caminho de solução Sol, de um dado nó para algum nó objetivo Se N é um nó objetivo, então Sol=[N] Se há um nó N1.
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Interseção de Semiplanos
Dárlinton B. Feres Carvalho
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO E DESIGUALDADE
SISTEMAS LINEARES I Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
List Ranking. List Ranking (1) Seja L uma lista representada por um vetor s tal que s[i] é o nó sucessor de i na lista L, para u, o último elemento da.
Algoritmos em Grafos.
Algoritmos em Grafos Conceitos principais Prof. André Renato
Exercícios: Alg Gulosos Eduardo Laber. Cap 4-Exercício 2 a)Verdadeiro, já que trocando cada elemento pelo seu quadrado não altera a ordem das arestas.
Exercícios PAA- Grafos
Prova AA.
Otimização Inteira 5a. Aula Franklina.
Conceitos Básicos Alysson e Franklina 2ºs/
Teorema de Rolle e Teorema do Valor Médio
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Algoritmos Gulosos em Grafos
Redes Bayesianas – Inferência
Aula 5 Programação Inteira
Conceitos básicos em grafos
BCC101 – Matemática Discreta
Disciplina Análise de Algoritmos BCC-UFU Profa. Sandra de Amo
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Inteligência Artificial
DIMENSIONAMENTO rede de distribuição de água
Programação Dinâmica.
Ciências da Natureza - Matemática
Algoritmos de aproximação

Geometria Computacional Fecho Convexo
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Exercícios Análise de algoritmos & Ordenação
Exercícios de Fluxo em Redes
Caixeiro Viajante Problema: Dado um grafo G=(V,E), encontrar o Circuito Hamiltoniano de tamanho mínimo. Teorema: A menos que P=NP, não existe algoritmo.
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 4.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Diferenciação Vertical de Produto População de consumidores heterogénea Utilidade de consumir 1 unidade de produto de qualidade percebida n é: P é o preço.
Exercícios Análise de algoritmos & Ordenação
ATAL – Prof. Jorge Figueiredo Ordenação AT AL Análise e Técnicas de Algoritmos Análise de Algoritmos de Ordenação.
TEORIA DOS NÚMEROS Aula 2 – Princípio da Indução Finita
Pesquisa Operacional:
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Aula 8: Completeza em R, Supremos e Ínfimos
Abordagens para Problemas Intratáveis Katia S. Guimarães
Transcrição da apresentação:

Exercícios de Algoritmos Aproximativos

Exercício 1 1/2 – \epsilon;1/2+2 \epsilon; ½ - \epsilon Sol ótima=2. Sol algoritmo =3

Exercício 1 b) Assuma que o algoritmo utiliza mais de um caminhão. Sejam T(1),...,T(m) os caminhões utilizados pelo algoritmo, do primeiro para o último. Um limite inferior (w(1)+...w(n))/K Note que não podem haver dois caminhões consecutivos com carga menor que K/2, caso contrário toda carga deveria estar no primeiro deles. Seja p = m div 2. Somando a carga do caminão 2i-1 com a do caminhão 2i, para i=1,...,p concluímos que a carga total é de no mínimo K.p. Logo, pelo menos p+1 caminhões são necessários, o que garante uma aproximação de 2.

Exercício 2 Este problema é um caso particular do SET COVER apresentado em sala de aula. De fato, U={p(1),...,p(n)} e S={S(1),...,S(n)}, onde Si são as proteínas que distam no máximo  de p(i).

Exercício 3 a) B=100 a(1)=1, a(2)=100 b) Ordene os inteiros do maior para o menor. Execute o algoritmo proposto no item (a).

Exercício 3 Análise Limite superior: min{B,a(1)+...+a(n)} i) a(1)+...+a(n)<=B => algoritmo obtém ótimo ii) a(1)+...+a(n)>B e existe inteiro maior que B/2 => O algoritmo retorna pelo menos B/2 iii) a(1)+...+a(n)>B e todo inteiro é menor que B/2. Considere o primeiro inteiro j que não é incluído em S. Como j<=B/2, então neste ponto S já acumulou pelo menos B/2

Exercício 4 Defina X(i)=1 se a(i) pertence a solução e x(i)=0, caso contrário Minimize w(1)x(1) + ... + w(n)x(n) s.a. Seja x* a solução ótima da Programação Linear. Defina o Hitting Set H={i | x*(i)>=1/b}

Exercício 5 Seja i a última máquina a terminar; j o último job processado em i e L(k) o tempo gasto pela máquina k Temos que L(i)-t(i) <= L(k), para todo k. Somando as desigualdades temos que L(i) <= (L(1)+...+L(m))/ m + t(i) Como t(i)<=50 e (L(1)+...+L(m))/ m >=300, temos que L(i) não excede em 20% a carga média

Exercício 6 Estratégia Ordene os jobs em ordem decrescentes de tempos. Obtenha o escalonamento via List Scheduling considerando que todas as máquinas tem a mesma velocidade

Exercício 6 Análise Sabe-se que o algoritmo acima esta a um fator de 3/2 do ótimo quando todas as máquinas, de fato, tem a mesma velocidade. Seja OPT o makespan ótimo de nossa instância Seja OPTfast o makespan ótimo para uma instância com os mesmos jobs mas em que as máquinas lentas são substituídas por máquinas rápidas. Claramente, OPT >= OPTfast. A solução obtida pelo nosso algoritmo esta a um fator de 3 de OPTfast , 3/2 da aproximação x 2 devido ao fato que algumas máquinas são lentas. Portanto, esta a um fator de 3 de OPT.

Exercício 7 Algoritmo Considere um algoritmo que atribui a i-ésima pessoa ao anúncio com menor valor agregado no momento

Exercício 7 Análise Defina V=v(1)+...+v(n) Temos que V/m é um limite superior Assuma (por contradição) que exista um anúncio i com valor menor que V/(2m) ao término do algoritmo Seja j um anúncio com valor maior que V/m. Este tem que exisitir (princípio da casa dos pombos) Pela hipótese do enunciado, j esta associado a pelo menos duas pessoas. Note que a soma dos valores de todas as pessoas associadas a j, exceto a última, é maior que V/2m. Portanto, a última pessoa associada a j deveria ter sido associada a i, o que contradiz o funcionamento do algoritmo.

Exercício 9 Estratégia Encontrar um subconjunto maximal M de T. Análise Seja M* a solução ótima e seja t uma tripla pertencente a M*. Ou t pertence a M ou t tem interseção com alguma tripla de M. Portanto, o número máximo de triplas em M*-M é 3|M|. Isso garante uma aproximação de 1/3.

Exercício 10 a) Seja v pertencente a T Caso I) v pertence a S. Ok Caso ii) v não pertence a S. O nó v não foi escolhido porque foi removido devido a um vizinho v’ em S com peso maior que v.

Exercício 10 b) Seja T* o conjunto independente de maior peso A primeira desigualdade vale porque cada vértice de T*-S pode ser associado a um vértice vizinho de S-T* de peso maior. Entretanto, cada vértice de S-T* esta associado no máximo a 4 vizinhos