ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2010

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Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2010 Orientações Gerais

Apresentação Os slides a seguir foram elaborados com o intuito de orientar, da forma mais prática possível, as Unidades Jurisdicionadas ao Tribunal quanto à elaboração e à estruturação do relatório de gestão do exercício de 2010. Assim, servem apenas como orientação para que a Unidade Jurisdicionada possa elaborar o relatório em conformidade com os normativos (DN TCU 107/2010 e Portaria-TCU 277/2010, principalmente) e melhor contribuir para a transparência de sua gestão junto aos órgãos de controle e à sociedade em geral. É importante ressaltar ainda que muitas das orientações a seguir já estão fixadas no Anexo III da DN TCU nº 107/2010.

Estrutura normativa O conjunto de normas sobre a prestação de contas do exercício de 2010 está assim dividido: Uma instrução normativa, que vale para todos os exercícios a partir de 2010; Duas decisões normativas específicas para o exercício: Uma tratando dos Relatórios de Gestão; Outra tratando das unidades e peças para a constituição de processos de contas para fins de julgamento do TCU; Uma Portaria, que orienta sobre como estruturar informações exigidas no relatório de gestão. Orientações do Órgão de Controle Interno

Orientações do Órgão de Controle Interno Normas para exercício 2010 Esta norma deve ser observada apenas pelas Unidades que terão contas do exercício de 2010 julgadas, de acordo com a relação posta no seu Anexo I. IN TCU 63/2010 DN TCU 107/2010 DN TCU 110/2010 Portaria TCU nº 277/2010 Orientações do Órgão de Controle Interno

Na elaboração e envio do Relatório de Gestão de 2010... ...tome por base os seguintes normativos: IN TCU nº 63/2010: que traz as normas gerais sobre a prestação de contas e vale para os exercícios de 2010 em diante; DN TCU nº 107/2010: estabelece as unidades, os conteúdos e os prazos relacionados à elaboração dos relatórios de gestão de 2010; Portaria TCU nº 277/2010: trata da estruturação de alguns conteúdos do relatório de gestão de 2010. Considere ainda as orientações divulgadas pelo Órgão de Controle Interno a que a UJ se vincular

Lista de Abreviações e Siglas Lista de tabelas, gráficos, etc. Sumário PARTES DO RELATÓRIO DE GESTÃO Clique sobre cada título para saber mais! Capa Folha de Rosto Lista de Abreviações e Siglas Lista de tabelas, gráficos, etc. Sumário Organograma funcional Introdução Desenvolvimento do conteúdo Resultados e Conclusões Anexos

NOME DO ÓRGÃO VINCULADOR Formato da Capa NOME DO ÓRGÃO VINCULADOR NOME DO ÓRGÃO SUPERIOR NOME DA UNIDADE JURISDICIONADA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIAS ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2010 MÊS/ANO (de elaboração) LOGOMARCA (se for o caso)

Formato da Folha de Rosto NOME DO ÓRGÃO VINCULADOR NOME DO ÓRGÃO SUPERIOR NOME DA UNIDADE JURISDICIONADA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIAS ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2010 Relatório de Gestão do exercício de 2010 apresentado aos órgãos de controle interno e externo como prestação de contas ordinárias anual a que esta Unidade está obrigada nos termos do art. 70 da Constituição Federal, elaborado de acordo com as disposições da Instrução Normativa TCU nº 63/2010, da Decisão Normativa TCU nº 107/2010 e da Portaria-TCU nº 277/2010 e das orientações do órgão de controle interno (especificar o nº do normativo, se houver) Unidades Consolidadas: (caso tenha UJ expressamente relacionada como consolidada no Anexo I da DN 107/2010) Unidades Agregadas: (caso tenha UJ expressamente relacionada como agregada no Anexo I da DN 107/2010) Cidade, mm/aaaa LOGOMARCA (se for o caso)

Formato da Lista de Abreviações LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS RG – Relatório de gestão IN – Instrução Normativa DN – Decisão Normativa TCU – Tribunal de Contas da União CGU – Controladoria-Geral da União Port. – Portaria EXEMPLOS

Formato da Lista de Tabelas, Gráficos... LISTA DE TABELAS, RELAÇÕES, GRÁFICOS, DECLARAÇÕES, ETC. Título Página Tabela 1 – Convênios vigentes no exercício.................................................... 53 Tabela 2 – Relação de empresas prestadoras de serviço............................... 55 Declaração do Contador.................................................................................... 60 Parecer do Auditor Independente...................................................................... 70 Etc., etc,.... EXEMPLOS Sempre que possível, tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridos no texto do Relatório de Gestão. Somente as relações mais extensas, tabelas e quadros que ocupem uma página ou mais, os documentos em imagem (demonstrações contábeis, declarações, pareceres, etc.) devem ficar no Anexo. Os anexos devem estar referenciados no texto.

Formato do Sumário EXEMPLOS Apresentação ou Introdução.............................................................................. 2 Identificação da Unidade Jurisdicionada.......................................................... 3 Objetivos e Metas Institucionais........................................................................ 5 Relação dos Programas...................................................................................................................................... 5 Indicadores........................................................................................................................................................... 7 EXEMPLOS Todo o Sumário deve conter hiperlink para o texto. Por isso, recomenda-se a utilização dos “ESTILOS” do Microsoft Word ou de programa similar. Ao final da construção do RG, aplicar a atualização do Sumário para que os números de páginas sejam atualizados.

Organograma Funcional O objetivo do organograma funcional é descrever de forma sucinta quais as competências e atribuições, com base no exercício de referência, das áreas, seções, departamentos, etc. que compõem o organograma hierárquico da Unidade Jurisdicionada (UJ). Deve possibilitar o conhecimento dos macroprocessos pelos quais cada subdivisão é responsável; Deve possibilitar ao leitor, também, conhecer os vínculos entre as diversas subdivisões da UJ e os resultados ou produtos que a Unidade apresentou no exercício.

Elementos da Introdução Na introdução, que NÃO deve ser extensa (duas ou três páginas, no máximo), deve ser feita a apresentação do RG abordando, de forma sucinta (somente uma notícia), os seguintes pontos: Como está estruturado o RG (capítulos, seções...); Itens da norma (DN TCU nº 107/2010, Anexo II) que não se aplicam à natureza da Unidade – justificar; Itens da norma (DN TCU nº 107/2010, Anexo II) que, apesar de se aplicarem à natureza da Unidade, não houve ocorrências – justificar; Principais realizações da gestão no exercício; Principais dificuldades para a realização dos objetivos da UJ (se houveram); Planos e projetos concretos para o exercício subsequente.

Recomendações para o desenvolvimento do Relatório de Gestão Seguir a ordem do Anexo II da DN TCU nº 107/2010. Os itens que não se aplicarem à UJ, devem ser mencionados na Introdução e não no texto; Tópicos e itens devem ser numerados, obedecendo a sequência do Relatório; Atenção aos níveis dos tópicos e itens (preferencialmente, usar os estilos do editor de texto); As tabelas, quadros, gráficos, ilustrações devem ser numeradas preferencialmente em algarismo romano e conter título e a fonte de onde foram extraídos os dados; Caso sejam utilizadas relação, figura, tabelas, etc. inseridas no Anexo, devem ser feitas as devidas referências no texto; Usar fonte Times New Roman tamanho 12 nos textos e Times New Roman tamanho 10 nos quadros e tabelas; Evitar a inclusão de documentos em imagem no corpo do texto. Prefira incluir esse tipo de documento no Anexo e fazer menção a ele no texto; Numerar as páginas sequencialmente, inciando a contagem a partir da Folha de Rosto e expressando a numeração somente a partir do Sumário.

Recomendações para o desenvolvimento do Relatório de Gestão Não é necessário assinar o RG. Documentos que precisam ser “escaneados” (declarações, pareceres, etc.) devem, preferencialmente, ser colocados no Anexo; Atenção à COERÊNCIA E COESÃO, bem como à CLAREZA e CONCISÃO do texto, sem se esquecer da completude das informações a serem prestadas; O Relatório de Gestão não pode ser um instrumento de exaltação pura e simples da gestão. Deve relatar os fatos relevantes da gestão no exercício, que devem ser corroborados por dados consistentes. Deve, sobretudo, servir à reflexão dos gestores sobre como foi o desempenho da sua gestão num determinado exercício; O Relatório de Gestão, além de ser um instrumento para os órgãos de controle e de autorreflexão sobre a gestão, é também uma forma de prestar contas à sociedade. Lembre-se de que o RG da sua Unidade será publicado na Internet, com acesso amplo e irrestrito.

Resultados e Conclusões Abrir capítulo ou seção específica para tratar, de forma sucinta, das conclusões do dirigente sobre como a unidade atuou frente aos objetivos estratégicos traçados para o exercício de referência do relatório de gestão. A título de sugestão, este capítulo pode compreender relatos sobre: as principais ações desenvolvidas (planejadas ou não) e os efeitos positivos ou negativos sobre os objetivos da UJ; as principais dificuldades encontradas para a realização dos objetivos e as medidas tomadas para mitigá-las; as principais medidas que deverão ser adotadas pela unidade nos exercícios seguintes para corrigir os possíveis desvios dos objetivos traçados no exercício.

Anexos Devem constar do Capítulo “Anexos” do Relatório de Gestão os seguintes documentos e outros que, em razão do tamanho, seja desaconselhável sua inserção diretamente no texto do RG: Demonstrações Contábeis; Notas Explicativas; Declarações; Pareceres de outras instâncias sobre a gestão; Eventuais correspondências, cuja anexação ao RG seja imprescindível; Importante: Os documentos apostos no Anexo devem ser referenciados no texto do RG. Importante: O Anexo e as demais partes do RG devem ser convertidos em PDF em documento único (há programas disponíveis gratuitamente para isso).

Formatação do Relatório de Gestão Além da estrutura já mencionada em slides anteriores, o formato do Relatório de Gestão é, também, ponto fundamental a ser observado pela Unidade, pois ... A entrega eletrônica ao TCU, exige um padrão; Dada a extensão do documento, é importante possibilitar ao leitor a busca por palavras contidas no texto; A qualidade da apresentação do RG reflete a imagem da própria Unidade Jurisdicionada; Por isso, apresentam-se a seguir algumas recomendações quanto ao formato do RG. Veja também o Anexo III da DN TCU 107/2010.

Formatação do Relatório de Gestão (RG) As partes do Relatório de Gestão devem formar DOCUMENTO ÚNICO. Se as partes estiverem em arquivos diferentes (Word, Excel, PDF, outros), podem ser usados programas (gratuitos) para concatená-los em um arquivo, já os convertendo para o PDF; O RG (em documento único) deve estar no formato PDF texto. NÃO PODE ser imagem; Se o arquivo estiver todo em IMAGEM, será rejeitado pelo servidor do TCU. O RG poderá conter, no máximo, 30% do seu tamanho em imagem. O texto deve predominar; De acordo com o item anterior, NÃO poderá ser adotada a ação de imprimir o RG, colher assinaturas e depois “escaneá-lo” em PDF. Isso será considerado imagem e será rejeitado pelo servidor do TCU; O arquivo poderá ter tamanho máximo de 20 Mbytes. Está disponível no Portal TCU, na área reservada às informações sobre a prestação de contas, o tutorial para ajudar você na conversão do arquivo em PDF.

Secretaria-Geral de Controle Externo Projeto Contas Dúvidas? projetocontas@tcu.gov.br BOM TRABALHO!!!! Secretaria-Geral de Controle Externo Projeto Contas