Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

Definições ENERGIA - Uma nova teoria O que é ENERGIA ?
Energia Potencial e Conservação da Energia
Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
Potencial Elétrico 31/03/2010.
O que você deve saber sobre
OS MOVIMENTOS.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física III Eletrostática
Capítulo 6 – Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Professor Dante Deon.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Material de Apoio Trabalho e Energia.
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Apesar de ser bastante utilizado, o conceito de energia só foi adotado recentemente (anos 20). Sendo utilizado em diversas áreas, a definição de energia.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Mecânica I Trabalho e Energia
Movimento Oscilatório.
TRABALHO, ENERGIA E POTÊNCIA
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
CAMPO ELÉTRICO PROF.: Edson Tavares de Brito Disciplina: Física III
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Campo elétrico Giovanni Ávila Física.
Eletrostática – Potencial Elétrico
Conservação de energia
Trabalho, Energia e Potência
Balanço energético de um automóvel
Eletrodinâmica.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
1.1. Energia cinética e energia potencial
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
Dinâmica de um Ponto Material: Trabalho e Energia Cap. 14
RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO.
Diferença de Potencial D.D.P
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
5. Fontes do campo magnético: campo magnético criado por uma corrente num condutor (lei de Biot-Savart, lei Ampère), magnetismo na matéria. Em 1820, Hans.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Trabalho e Potencial Elétrico
Trabalho da Força Elétrica e Superfície Equipotencial
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Potencial Elétrico FÍSICA
Professora Paula Melo Silva
Eletromagnetismo – Aula 4
3.2 Energia potencial gravítica
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
LEI DE COULOMB – CAMPO ELÉTRICO LEI DE GAUSS. O módulo da força elétrica entre duas carga puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
A energia e sua conservação
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade POTENCIAL ELÉCTRICO Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade Em mecânica vimos que força gravítica e a força de mola (força elástica) são ambas forças conservativas  estão associadas com energia potencial gravítica e energia potencial da mola (energia potencial elástica), respectivamente A força electrostática (dada pela lei de Coulomb) também é uma força conservativa, então podemos associá-la à uma energia potencial eléctrica Com a energia potencial eléctrica, nós podemos definir uma grandeza denominada potencial eléctrico O potencial eléctrico por ser uma grandeza que é uma função escalar da posição  conduz a um meio mais simples de descrever os fenómenos electrostáticos comparado com o método do campo eléctrico

Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico DIFERENÇA DE POTENCIAL E POTENCIAL ELÉCTRICO Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico Sofre a acção de uma força Trabalho realizado pelo campo eléctrico sobre a carga de prova, num deslocamento infinitesimal é É similar ao trabalho feito por um campo gravitacional sobre um corpo em queda livre

O trabalho feito por uma força conservativa é igual ao simétrico da variação da energia potencial . Para um deslocamento finito de uma carga de prova q0 entre os pontos A e B, a variação da energia potencial do sistema campo – carga é A integral acima é calculada ao longo da trajectória na qual a partícula se desloca de A para B  denominada integral da trajectória ou integral de linha. Como a força é conservativa, essa integral não depende da trajectória entre A e B Por definição, , a diferença de potencial entre os pontos A e B e é igual à variação da energia potencial dividida pela carga de prova q0

Observações A diferença de potencial não deve ser confundida com a diferença de energia potencial Diferença de potencial ≠ Energia potencial As duas grandezas estão relacionadas por U = q0 V Por conveniência, a função V é muitas vezes considerada nula num determinado ponto. Usualmente escolhemos um ponto no infinito (∞) como o ponto de potencial nulo Com essa escolha podemos dizer que : o potencial eléctrico num ponto arbitrário é igual ao trabalho necessário, por unidade de carga, para trazer uma carga de prova positiva do infinito até o ponto considerado.

onde é o campo eléctrico estabelecido pelas cargas – fonte Na realidade, VP representa a diferença de potencial entre o ponto P e um ponto no infinito A unidade SI do potencial: joule por coulomb, denominada volt (V): 1 V  1 J / C Uma unidade de energia geralmente utilizada na física é o electrão – volt (eV): 1 eV = (1 e)(1 V) =  um eV é a energia cinética ganha por uma partícula com carga e que está sendo acelerada por uma diferença de potencial de valor 1 V