PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Advertisements

Ondas Electromagnéticas
PROE Rad
Campos associados ao Dipolo de Hertz
Campos associados ao Dipolo de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
1 Página 2 Agregado de duas fontes isotrópicas espaçadas de e alimentadas por correntes de igual amplitude e fase. Página 3 Agregado de duas fontes isotrópicas.
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
Rotacional de um campo vectorial
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
Capítulo 5 Antenas de Abertura
Capítulo 7 Antenas Diversas
Monopolos.
Emissão - Recepção.
(Dipolo magnético de Hertz)
Dipolo Eléctrico de Hertz
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Energia As ondas electromagnéticas transportam energia electromagnética Meios simples ε, μ, σ não variam no tempo V ^ n ~ Sf Energia armazenada nos campos.
Parâmetros característicos da Radiação
PROE Rad Campos associados ao Dipolo de Hertz Radiação Aula 2.
Linhas de transmissão Tensão e corrente ao longo da linha
Radiação Aula 1 Introdução à Radiação
1 PROE Radiação – Aula 3 PROE 1S 0708 Rad Aula 3.
DIPOLO HERTZIANO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
Unidade 6 – Corrente Elétrica Alternada
ELETROMAGNETISMO.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Ondas Eletromagnéticas
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
LED – Diodo Emissor de Luz
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
PROE Radiadores Curtos.
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
1PROE1S0708 CFAula Conceitos Fundamentais – Aula 3.
PROE Rad =10=1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado.
Linhas de transmissão.
= 1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado. Agregados.
Conceitos Fundamentais I
PROE CFI Aula Polarização de Ondas Electromagnéticas.
1S0809 CF Conceitos Fundamentais – Aula 2.
PROE CFI Aula Polarização de ondas electromagnéticas CFI – Aula 4.
Dipolo eléctrico de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
PROE1S0708 CFIAula Conceitos Fundamentais – Aula 2.
PROE Rad =10=1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado.
1 Conceitos Fundamentais – Aula 4 Aula 4 CF 1 Out 08.
PROE Rad Estruturas dipolares Radiação Aula 4.
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capítulo 3 Antenas.
Indutores x Capacitores
ANTENAS INTRODUÇÃO.
Parâmetros fundamentais das antenas
Material de Apoio cinemática.
Conceitos Fundamentais I
Capítulo 5 Onda Plana Uniforme
Dipolo Linear Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Capítulo 4 Propagação no Espaço Livre. Transmissão e Recepção.
Parâmetros das antenas Impedância de entrada: é a impedância da antena aos seus terminais. A parte resistiva é composta por duas componentes : R r – resistência.
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
ANTENAS Regiões de Campo Sabemos da Teoria Eletromagnética que a densidade de potência média: Para campos que se propagam é dado por: E para campos estacionários.
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
Problema sobre síntese de agregados de antenas (teste & exame) Pretende-se sintetizar um agregado linear e transversal com cinco antenas. O espaçamento.
PROE 1S0607 CFI Aula Formalismo da onda plana e uniforme em espaço livre Trata-se de uma estrutura TEM (campos ortogonais à direcção de propagação.
Transcrição da apresentação:

PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à direcção radial  estão em fase  têm amplitudes que variam com  estão relacionados pela impedância característica de onda

PROE1S Aula2Rad07082 Resistência de radiação do DEH R r – valor de uma resistência fictícia que dissiparia uma potência igual à da potência radiada pela antena quando percorrida por I igual à corrente máxima da antena (valor muito pequeno)

PROE1S Aula2Rad0708PROE Rad z J x A Espira condutora (Antena de Quadro)

PROE1S Aula2Rad0708PROE Rad Os campos eléctricos do DEH e da espira elementar mostram que as 2 antenas elementares têm o mesmo diagrama de radiação |sinӨ| e que os respectivos campos estão em quadratura no espaço e no tempo. É, por isso, possível combinar dipolos eléctricos e magnéticos para produzir polarização elíptica ou circular. DEH Espira elementar

PROE1S Aula2Rad0708PROE Rad Os campos na zona distantes são sensíveis a A mas não ao feitio do anel, desde que se tenham dimensões lineares << n – nº espiras A impedância do anel de corrente é indutiva (em vez de capacitiva como no DEH). Antenas de anel com várias espiras e núcleo de ferrite são muito usadas em receptores de AM.

PROE1S Aula2Rad0708PROE Rad

PROE1S Aula2Rad07087 Dipolo eléctrico de Hertz Momento electrodinâmico N i

PROE1S Aula2Rad07088 Parâmetros característicos da radiação Intensidade da radiação Resistência de radiação R r – valor de uma resistência fictícia que dissiparia uma potência igual à da potência radiada pela antena quando percorrida por I igual à corrente máxima da antena - potência média no tempo radiada pela antena por unidade de ângulo sólido

PROE1S Aula2Rad0708 Diagrama de Radiação

10 Directividade Mede a concentração relativa da potência radiada A directividade de uma fonte isotrópica (fictícia) é igual a 1 - traduz as propriedades direccionais da antena quando comparadas com as da antena isotrópica (D>1). Ganho directivo

PROE1S Aula2Rad Eficiência da antena Ganho Mede as capacidades directivas da antena e a sua eficiência G - relação entre a intensidade máxima de radiação da antena e a intensidade de radiação de um radiador isotrópico (fictício) sem perdas alimentado pela mesma potência que a antena.

12

PROE1S Aula2Rad Factor direccional da antena - mede a eficiência da antena como radiador. - trata-se de um vector complexo independente de I. - sendo um vector complexo pode descrever simultaneamente a amplitude do campo radiado e a sua polarização. Comprimento efectivo DEH DEH 

PROE1S Aula2Rad0708 Eficiência da antena Ganho Mede as capacidades directivas da antena e a sua eficiência G - relação entre a intensidade máxima de radiação da antena e a intensidade de radiação de um radiador isotrópico (fictício) sem perdas alimentado pela mesma potência que a antena. 14 DEH 

15PROE1S Aula2Rad0708 Outras Antenas