01/03/2004PCS2040 - PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 1 Vocalização Digital de Textos ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Curso Superior de Engenharia Elétrica
Simulação em Sistemas Multiagentes: Uma Extensão do Sistema PartNET
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Engenharia de Software
Sistema Gerenciador de Ocorrências
PETI Planejamento Estratégico de TI
AULA 1: Introdução a Sistemas Embarcados
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Banco de Dados de Simulação
Reengenharia de Software Caso Prático
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
III – Uso Infraestrutura Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Tópicos Avançados em Engenharia de Software Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software.
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Gestão Tecnológica da Informação
Marcelo Ribeiro Moreno
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Tecnologias de Informação e Comunicação
Componentes de um jogo, desenvolvimentoComponentes de um jogo, desenvolvimento.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Projeto: Capacitação em GP
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
IFSul – Campus Venâncio Aires
Oficina Mecânica TADS 2011.
Análise e Desenvolvimento de Software
ANÁLISE DO PADRÃO DE ACESSOS À MEMÓRIA DE PROGRAMAS PARALELOS
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
PROJETO DE PESQUISA.
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Implementação de buscas utilizando Linguagem.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
Integração de documentos em Smartcard utilizando a tecnologia JavaCard
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
PCS2040 – Projeto de Formatura I
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Engenharia de Software
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 03 de Outubro de 2008 PCS2050 – Projeto de Formatura II  Andre Romero Gonçales  Milton Yukio Godoy Saito.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Pré-Projeto Multimídia
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
Transcrição da apresentação:

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 1 Vocalização Digital de Textos ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo da Rocha EQUIPE 07: Allan Jones Batista de Castro Daniel Assis Alfenas Danilo Picagli Shibata Henrique Tatsuyuki Soejima

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 2 Agenda 1) O Projeto + Visão Geral 2) Motivações e Futuras Aplicações 3) O Adaptools 4) Tecnologias Envolvidas 5) Originalidade 6) Cronograma Estimado e Estado Atual 7) Links Interessantes

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 3 O Projeto O Projeto O Projeto Estudar e Reprojetar o sistema de Vocalização Digital de Textos, visando o aperfeiçoamento das características de entonação e pausa da fala humana digitalizada Bases Técnicas do Projeto Bases Técnicas do Projeto A ferramenta-base para estudo e desenvolvimento do sistema de Vocalização Digital de Textos será o Adaptools

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 4 Visão Geral Visão Geral Visão Geral Em linhas gerais, o projeto exigirá um estudo das teorias relacionadas a ADAPTATIVIDADE, suas teorias, ferramentas e aplicações (em especial o relacionamento texto-voz). Adaptools Adaptools É uma plataforma desenvolvida pelo LTA (Laboratório de Técnicas Adaptativas) da Escola Politécnica da USP, capaz de desenvolver soluções com base em autômatos adaptativos e efetuar seu respectivos testes!

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 5 Motivações e Futuras Aplicações Importância Social Importância Social A plataforma de VOCALIZAÇÃO DIGITAL DE TEXTOS, tem aplicações já existentes nos dias de hoje na tentativa de contornar as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais. Nosso objetivo é o de dar um passo a mais, trabalhando as modulação da voz digital, tentando transmitir um pouco da emoção humana através de características de entonação e pausa da voz sintetizada, utilizando-nos para isso de ferramentas adaptativas.

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 6 Motivações e Futuras Aplicações Visão de Negócios Visão de Negócios Essa mesma plataforma, com devido nível de complexidade desenvolvido (pode ser que não atinjamos este nível no presente projeto), pode ainda otimizar o dia-a-dia da sociedade em alguns aspectos. Pequenos Exemplos: 1) A leitura de livros ou documentos pelo computador (e-book) 2) Uma babá eletrônica (que pode ler livros ou comandos personalizados pela voz dos pais)

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 7 ADAPTOOLS

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 8 Tecnologias Envolvidas JAVA (o Adaptools foi desenvolvido com ela) JAVA (o Adaptools foi desenvolvido com ela) XML XML SE POSSÍVEL, utilizaremos componentes disponíveis para a leitura de diferentes formatos de arquivos de texto (*.doc, *.pdf, etc) SE POSSÍVEL, utilizaremos componentes disponíveis para a leitura de diferentes formatos de arquivos de texto (*.doc, *.pdf, etc)

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 9 Originalidade O projeto envolve um tema já bastante em discussão e implementação - voz digital - PORÉM com nova abordagem (a utilização de técnicas adaptativas) O projeto envolve um tema já bastante em discussão e implementação - voz digital - PORÉM com nova abordagem (a utilização de técnicas adaptativas) As técnicas adaptativas em si são antigas, mas vêm ganhando força somente nas duas últimas décadas à medida em que os sistemas computacionais foram difundindo-se largamente, e, principalmente, porque ela implementa adaptações sobre ESTRUTURAS E SISTEMAS LEGADOS! As técnicas adaptativas em si são antigas, mas vêm ganhando força somente nas duas últimas décadas à medida em que os sistemas computacionais foram difundindo-se largamente, e, principalmente, porque ela implementa adaptações sobre ESTRUTURAS E SISTEMAS LEGADOS!

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 10 Cronograma Estimado Visão Anual do Projeto (Estimativa) Visão Anual do Projeto (Estimativa) Fase 1 Fase 2 Fase 3 JanFevMarAbrMaioJunJulSetOutNovDezAgo Planejamento e Início da Implementação com carga reduzida (Módulo de Estágio) Estudos e Projeto Conceitual do Sistema Implementação Final e Testes do Sistema

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 11 Estado Atual do Projeto (FASE 1) Em curso o estudo sobre as capacidades funcionais da ferramenta Adaptools, os mecanismos teóricos que servem de base para a vocalização de um texto digital Em curso o estudo sobre as capacidades funcionais da ferramenta Adaptools, os mecanismos teóricos que servem de base para a vocalização de um texto digital Em andamento também o levantamento das características da fala natural humana para que a equipe possa compreender como o sistema pode ser desenvolvido com maior fidelidade e adaptação a diferentes entonações Em andamento também o levantamento das características da fala natural humana para que a equipe possa compreender como o sistema pode ser desenvolvido com maior fidelidade e adaptação a diferentes entonações

01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 12 Links Interessantes Outros Links (com Inteligência Artificial que não será nosso foco) (valeu John Alba!) (valeu John Alba!)