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Transcrição da apresentação:

O áudio

© 2000 Wilson de Pádua Paula Filho O áudio Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som As vibrações sonoras: propagam-se como ondas de pressão atmosférica; convertidas em sinais elétricos por transdutores; transdutores de elétrico para acústico - alto-falantes; transdutores de acústico para elétrico - microfones. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som As vibrações sonoras: potência proporcional ao quadrado da amplitude das vibrações; forma mais simples - onda senoidal; formas complexas - podem sempre ser analisadas como combinação de ondas senoidais. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som A representação analógica do som: propagada como sinais elétricos; armazenada como sinais magnéticos; sujeita à contaminação por ruído em todas as transformações. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Parâmetros perceptuais do som. Intensidade: percepção da amplitude e energia. Altura: percepção da freqüência fundamental. Fase: normalmente imperceptível. Timbre: percepção da complexidade. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Diferentes amplitudes: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Potência de sons típicos: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Diferentes freqüências: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Um teclado de cinco oitavas: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Diferentes fases: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Onda composta: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Onda composta: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Conceitos do processamento no domínio da freqüência: espectros; componentes; harmônicos; ruídos. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Trecho de som senoidal © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de som senoidal: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de som de clarineta: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de som de harpa: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Ruído branco: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de ruído branco: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de som percussivo: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Tipos de filtro: passa-baixa - cortam freqüências acima de um certo valor; passa-alta - cortam freqüências abaixo de um certo valor; passa-faixa - aceitam freqüências situadas entre certos limites; rejeita-faixa - rejeitam freqüências situadas entre certos limites. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Aplicação de filtro rejeita-faixa: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Sinal ruidoso © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de sinal ruidoso: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Sinal filtrado: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro de sinal filtrado: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Espectro tridimensional: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Propriedades físicas do som Sonograma: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som amostras de som - unidades mínimas; arquivos de áudio - seqüências de amostras de som; sistemas digitais de som - computador, telefonia digital, CD, DAT. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som Digitalização do som: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som O processo de digitalização do som © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som Amostragem: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som Quantização: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Representação digital do som Aspectos quantitativos dos arquivos de áudio: um segundo de voz = 8.000 bytes um segundo de música estereofônica de qualidade CD = 2 x 44.100 x 2 = 176.400 bytes © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Tipos de operações de processamento digital de som. Processamento no domínio do tempo: operações feitas sobre as amostras separadas. Processamento no domínio da freqüência: requerem a análise de seqüências de amostras de som. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Processamento no domínio do tempo: armazenar e recuperar arquivos de som; cortar, copiar e colar segmentos de arquivos de som; realçar, atenuar e mixar segmentos de arquivos de som. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Aplicações do processamento no domínio da freqüência: filtragem digital e recuperação de gravações; ajustes de duração e altura de amostras de som; várias técnicas de síntese musical; identificação e reconhecimento de voz. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Espectro de sinal de voz: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Equalizador gráfico: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Realce das freqüências médias: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Deslocamento para baixo da altura: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Codecs de áudio: © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho

Processamento digital do som Formas de codificação de áudio: PCM: áudio não comprimido; ADPCM: codificação diferencial adaptativa; MP3: MPEG camada 3. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho