Radiografia Digital: CR & DR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A iluminação com o led.
Advertisements

Processamento de imagens e Radiologia digital
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Raphael de Oliveira Santos
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Editor de Slides BrOffice Impress
Introdução à Detecção Remota
Historia, Evolução e Tecnologia
TENDÊNCIAS OUTSOURCING DE IMPRESSÃO Soluções de controle de Impressão, Soluções Embarcadas, e GED GRUPO JRB.
PACS (Picture Archiving and Communication System)
Processamento de Imagens Médicas
Márcio Geovani Jasinski
Descoberta de Conhecimento em Base de Imagens Mamográficas
Otimização da Técnica Radiográfica por Simulação Computacional
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
MONITORAMENTO E MOVIMENTAÇÃO LOGÍSTICA
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Pablo Assis Almeida Fraga
Integrando o PACS com o Sistema de Informação Hospitalar
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Sistema Força de Vendas
Accuracy of Image-guided Surgical Systems at the Lateral Skull Base as Clinically Assessed Using Bone- Anchored Hearing Aid Posts as Surgical Targets.
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
O seu Coração em boas mãos ... Rua Hugo Simas, 396 – Mercês – CJ 306
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
PACS: Sistemas de Armazenamento e Comunicação de Imagens Médicas
Fernando Mecca Augusto Físico - Radiologia
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS Estudo de caso em PACS
Prof. Dr. Homero Schiabel Aluno: Alexandre H. Macchetti
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
Curso de Montagem e Manutenção de Computadores
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Tem o objetivo de permitir que o homem utilize com segurança as radiações ionizantes, prevenindo a ocorrência dos efeitos determinísticos.
Inicie uma nova era no seu Laboratório:
Digitalização customizada Solution para documentos de RH
DigiSign A solução mais segura para proteção de direitos autorais digitais na publicação e distribuição de e-books.
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4
Capítulo II – Imagem Digital
01/13 APRESENTAÇÃO.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
RADIOLOGIA DIGITAL.
Simplificação de processos
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
WDS Technologies SA Imagens Médicas e Telemedicina.
Autor: José Luiz Gerenciamento Digital de Documentos.
INTRODUÇÃO Á RADIOLOGIA
Entrada e Saída (E/S).
Prof. Rosivaldo Batista Faculdade Integradas Ipiranga
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
RADIOGRAFIA DO TÓRAX: AINDA ATUAL? DANTE LUIZ ESCUISSATO.
PACS/HIS/RIS – Fluxo de trabalho e processos HCFMRP-USP
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Medical Systems Soluções / Processos / Indicadores Março/2011.
INFORMÁTICA APLICADA À RADIOLOGIA
Manual de vendas VPCSB15GB
Profa. Adriana Sanchez Ciarlo
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
-HISTÓRIA DO RAIO X- -DENSIDADES E INCIDÊNCIAS-
Radiologia Digital Infraestrutura e Fluxo de Trabalho
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Crie sua aplicação A melhor eficiência no processo de inventário e o aumento da velocidade na identificação dos itens da cadeia de abastecimento, da criação.
METALOGRAFIA E MICROESTRUTURAS
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Princípios de Formação de Imagens em Medicina Nuclear
Evolução da radiologia digital em relação a convencional
Ressonância Magnética Nuclear
Transcrição da apresentação:

Radiografia Digital: CR & DR Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques (pmarques@fmrp.usp.br) Centro de Ciências das Imagens e Física Médica – CCIFM (http://cci.fmrp.usp.br) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP (http://www.fmrp.usp.br)

Considerações Iniciais Aproximadamente 75% do total de exames de um serviço de radiodiagnóstico referem-se a exames de radiografia geral (filmes planos). Existem três formas de se obter uma radiografia digital: CR (Computed Radiography) DR (Digital Radiography) Digitalizadores de filme

Considerações Iniciais BENEFÍCIOS Redução drástica da repetição de exames por sub ou sobre exposição. (possível) Diminuição da dose do paciente. (possível) Aumento da eficiência do serviço. Aumento de interatividade entre radiologista e clínico. The Essential Physics Of Medical Imaging. Bushberg JT, Seibert JA, Leidholdt Jr. EM, Boone JM. Lippincott Williams  Wilkins, Philadelphia, USA, 2002.

Considerações Iniciais BENEFÍCIOS Não há perda (ou roubo) de filmes. Otimização da visualização de tecidos moles. (possível) Distribuição e visualização remota de imagens. (possível) Processamento para auxílio ao diagnóstico. (possível) Redução de custos. The Essential Physics Of Medical Imaging. Bushberg JT, Seibert JA, Leidholdt Jr. EM, Boone JM. Lippincott Williams  Wilkins, Philadelphia, USA, 2002.

Considerações Iniciais ALGUNS PROBLEMAS Custo elevado: $150.000 - $450.000 para CR ($700 - $800 por reposição de placa de imagem ou cassete - vida útil da placa de imagem de 2000 – 6000 exposições). $350.000 por sala para DR. Resistência de uso por parte de médicos não radiologistas (p.e. cirurgiões). Rápida obsolescência da tecnologia computacional. Não é “plug and play”.

Computed Radiography (CR) Radiologia Digital Computed Radiography (CR)

Radiologia Digital - CR Computed Radiography (CR) é o nome comercial para Sistema Detector à base de Fósforo Foto-estimulável (PSP – photostimulable phosphor detector). A primeira patente para CR foi solicitada em 1975 por Luckey G. nos EUA. O primeiro CR comercial foi introduzido na prática clínica no Japão pela Fuji, em 1983. Nos EUA o CR foi introduzido na rotina clínica a partir de 1992. Quando os raios X atingem o detector e são absorvidos pelo PSP, parte de sua energia é armazenada e pode ser lida posteriormente – daí o nome de fósforos de armazenamento (storage phosphors) ou placas de imagem (imaging plattes). As placas de imagem são feitas de fluor-haleto de bário dopado com europeum (barium fluoro halide: europeum), onde o haleto pode ser brometo ou iodeto. A dopagem cria armadilhas na estrutura cristalina do PSP nas quais os elétrons excitados pelos raios X ficam presos, formando uma imagem latente.

Radiologia Digital - CR Quando o PSP é exposto a uma luz com comprimento de onda adequado (700nm – vermelho) os elétrons aprisionados são estimulados e conseguem se libertar das armadilhas e podem, então, decair para seu estado não excitado através da emissão de luz (350nm-550nm – azul-verde). A luz emitida é capta por um tubo fotomultiplicador (PMT), que gera um sinal elétrico, que é digitalizado e armazenado na memória do computador. The Essential Physics Of Medical Imaging. Bushberg JT, Seibert JA, Leidholdt Jr. EM, Boone JM. Lippincott Williams  Wilkins, Philadelphia, USA, 2002.

Radiologia Digital - CR PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DA IMAGEM: O cassete com a placa de imagem dentro é colocado na bandeja do “bucky” Uma exposição é feita O cassete é removido da bandeja do “buck” e inserido no leitor de imagem. Dentro do leitor, a placa de imagem é retirada do cassete e exposta à luz de um laser (+ de uma vez), que lê a informação da Placa e a radiografia aparece no computador. A placa de sinal é apagada ainda dentro do leitor, inserida no cassete e devolvida, pronta para uma nova exposição

Radiologia Digital - CR VANTAGENS: A imagem gerada é digital utiliza os equipamentos de raios X já existentes no serviço É móvel, facilita utilização fora de sala Excelente qualidade de imagem Inicialmente menos caro que o DR DESVANTAGENS: Necessita de placas de imagem e cassetes Não existe ganho real de tempo em comparação com o sistema tradicional (tela/filme) É necessário comprar um leitor de imagem

(Direct) Digital Radiography (DR) Radiologia Digital (Direct) Digital Radiography (DR)

Radiologia Digital - DR Direct Digital radiography (DR) é um método de radiografia digital que utiliza um sensor digital para obtenção da imagem. O sensor pode ser fixo em uma mesa ou estativa, ou ligado ao computador do DR por meio de fios (atualmente não existe solução “wireless”). Os sensores podem ser de Amorfo de Selenium (Amorphous Selenium) ou Amorfo de Silicone (Amorphous Silicon). Durante a exposição, a interação dos raios X com o material do sensor libera elétrons que são lidos por um conjunto de transistores presentes em uma camada abaixo do sensor, gerando um sinal elétrico que é digitalizado e armazenado na memória do computador.

Radiologia Digital - DR The Essential Physics Of Medical Imaging. Bushberg JT, Seibert JA, Leidholdt Jr. EM, Boone JM. Lippincott Williams  Wilkins, Philadelphia, USA, 2002. PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DA IMAGEM: O sensor de obtenção de imagem é exposto aos raios X A imagem aparece na tela do computador

Radiologia Digital - DR VANTAGENS: Aquisição imediata da imagem Não utiliza placas de imagens e nem cassetes Excelente qualidade de imagem DESVANTAGENS: Mais caro que o CR Não é prático para radiografia móvel O sensor de imagem é muito mais caro do que a placa de imagem e o cassete Em geral, a adaptação para uso com equipamentos já existentes no serviço é difícil e pode não ser possível

TENDÊNCIAS Em alguns anos, é provável que todas as modalidades de imagem sejam digitais. Inicialmente o CR deverá se tornar a modalidade dominante para a radiologia geral, devido ao seu custo menor e adaptação aos equipamentos já existentes nos serviços. O CR deverá ter seu custo bastante reduzido ($60.000), tornando-se uma opção inclusive para serviços com pequeno volume de exames. Em serviços com grande volume de exames de radiografia geral, o CR deverá ser gradualmente substituído por unidades de radiografia digital direta (DR), conforme forem ocorrendo substituições de equipamentos. Com uso de tecnologia “wireless” o DR pode se tornar também uma boa opção para procedimentos fora de sala. O DR deverá também ser uma alternativa para as salas de fluoroscopia. Soluções mistas utilizando DR e CR deverão existir por muito tempo.

Quais são os benefícios reais da radiografia digital? Benefícios relacionados ao paciente: diminuição da dose recebida pelo paciente (até 50% de redução c/ DR) Benefícios relacionados ao diagnóstico: correção de sobre e sub-exposição (exames no leito) melhoria na visualização de tecido mole (processamento de imagem) visualização simultânea e remota de imagens (teleradiologia) diagnóstico auxiliado por computador (CAD)

Benefícios relacionados ao serviço (“pay back”): diminuição de custos (diminuição de repetições, redução do uso de filmes, cassetes, químicos, etc...) aumento de eficiência (CR:7,60 min, TF:7,49 min, DR:2,92min) Benefícios (financeiros) significativos  ambiente sem filme Taxa de transição para ambiente sem filme nos EUA Fonte: Dorenfest & Assoc. and eDictation estimates, 2003

Web-based RIS/PACS/EMR Ambiente sem Filme Rede de alta velocidade HIS/MIS Arquivamento Modalidade de Imagem Web-based RIS/PACS/EMR RIS Estação de visualização HL-7 DICOM PACS Firewall DB RAID Reconhecimento de voz

1 dia Diagnóstico por Imagem – Processo Convencional Ideal Clínico Solicita Recebe laudo Agenda Recepicionista Paciente Exame Revela, imprime Técnico Arquivo de raios-X Filmes anteriores Radiologista Dita laudo Assina Secretária Transcreve Envio resultado Fax, correio, entrega 1 dia

1-3 dias Diagnóstico por Imagem – Processo Convencional Real Cínico Cobra o Radiologista Cínico Solicita Recebe laudo Agenda Recepcionista Sobre, subexposição Paciente Exame dano/perda Revela, imprime Técnico perda Arquivo de raios-X Filmes anteriores atraso atraso Radiologista Dita laudo Assina Secretária Transcreve Envio resultado Fax, correio, entrega 1-3 dias

Computador distribui/gerencia a informação, eliminação de filmes Diagnóstico por Imagem – Processo Totalmente Digital (HIS-RIS-PACS) Solicita Clínico Cobra o Radiologista Recebe laudo Agenda Recepcionista Sobre, subexposição Paciente Exame dano/perda Revela, imprime Técnico perda Arquivo de raios-X Filmes anteriores atraso atraso Radiologista Dita laudo Assina Secretária Transcreve Envio resultado Fax, email, entrega 1-3 horas Computador distribui/gerencia a informação, eliminação de filmes

Filmless Radiology Impact at HUP Goldszal et al. Acad Radiol 2004; 11:96-102

Re-allocation of film budget = PACS Goldszal et al. Acad Radiol 2004; 11:96-102