Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN.

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Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN

Computação Móvel e Embarcada UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.

Computação Móvel e Embarcada LIMITAÇÕES 1. CPU menos poderosa 2. Menos memória 3. Consumo de energia restrito 4. Telas menores 5. Mecanismos de entrada de dados restritos 6. Largura de banda reduzida 7. Maior latência de respostas 8. Menor estabilidade de conexões

Computação Móvel e Embarcada FORMAS COM QUE APLICAÇÕES OPERARAM 1. Stand-alone, onde o dipositivo trabalha sozinho sem a necessidade da alimentação de fontes externas. 2. Cliente/Servidor, onde o dispositivo tem a possibilidade de se comunicar com um servidor para receber ou enviar dados. ● Off-line (Handhelds) ● On-line (SMS)

Computação Móvel e Embarcada Devido a grande quantidade de equipamentos disponíveis no mercado, eles trazem consigo várias plataformas e ferramentas de desenvolvimento. Com isso o desenvolvimento de aplicações torna-se descentralizado e sem padronização. MOTIVAÇÃO

Computação Móvel e Embarcada DESENVOLVIMENTO PARA CELULARES Linguagens: WML, WAP, HTML, VoiceXML DESENVOLVIMENTO PARA PDA's PLATAFORMAS ● PalmOS ● WindowsCE / Pocket PC ● Symbiam OS/EPOC ● Linux

Computação Móvel e Embarcada NOVAS TECNOLOGIAS Java 2 Micro Edition (J2ME) ● Java Virtual Machine Layer, uma implementação da máquina virtual Java adaptada para cada dispositivo. ● Configuration Layer, que define as características mínimas de uma máquina virtual e bibliotecas Java disponíveis para uma categoria de dispositivos. ● Profile Layer, que define o conjunto mínimo de API's disponíveis para uma família particular de dispositivos. XHTML É baseado no HTML 4.1, adicionando as características de modularidade do XML

Computação Móvel e Embarcada Considerações sobre o desenvolvimento de aplicaçãoes Uma ferramenta capaz de facilitar o desenvolvimento de aplicações para a gama de dispositivos e plataformas existentes, e que não ignore os avanços tecnológicos será extremamente útil para desenvolvedores e integradores. A tendência das ferramentas de desenvolvimento de aplicações para sistemas embarcados terão que ser portáveis para toda e qualquer plataforma e dispositivo existente ou em desenvolvimento.

Computação Móvel e Embarcada MAB (Mobile Application Builder) ● Visa aplicações para PalmOS ● Portável para outras plataformas através do WAP 1.1, CDLC ● Aquisição de dados externos através de XML ● Banco de dados relacionais ● Código gerado em JAVA, portabilidade para J2ME ● Requisições externas do usuário através do protocolo HTTP

Computação Móvel e Embarcada ARQUITETURA Cliente / Servidor Unidades básicas de interação com o usuário: ● Listas: menus de comando, opçoes, navegação em geral ● Textos: informações ao usuário ● Formulários: utilizados para receber entrada de dados FORMATO DE ARMAZENAMENTO Os dados gerados pela aplicação serão armazenados no formato XML.

Computação Móvel e Embarcada Geradores de Código ● XML (padrão) ● Plataforma WAP 1.1 ● Plataforma J2ME/CLDC/MIDP Syncronização: Servidor Fixo SyncML Acesso a Banco de Dados: XML

Computação Móvel e Embarcada Plataforma de desenvolvimento ● Borland Delphi portabilidade para Kyllix ● Servidor Web Tomcat 3.2 ● Parser XML Desenvolvimento de uma aplicação ● Mapeamento das Unidades (Listas, Texto, Formulários) ● Geração (Plataforma Desejada) ● Inserção de código externo (Integradores)

Computação Móvel e Embarcada REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MINELLI, André C. O., et al; Uma Ferramenta para Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis; 20º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores; 2002