IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
TODAS AS PESSOAS RECEBEM INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS
ESTUDO SOBRE O PASSE: O PASSE NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A Prece.
XI Encontro Estadual de Comunicadores do Espiritismo
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Mediunidade: Curso de Capacitação de Monitores.
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA
Todas as pessoas podem aplicar passe?
Reuniões Mediúnicas TIPOS LOCAL CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO ETAPAS.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
A EQUIPE MEDIÚNICA.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Manifestação Mediúnica dos Espíritos
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CURSO PREPARATÓRIO PARA EVANGELIZADORES
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
SENSIBILIZAÇÃO
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Grupo Espírita Allan Kardec
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
20/04/2009Cursos Gratuitos do CEI1. 20/04/2009Cursos Gratuitos do CEI2 Educação Mediúnica (4 anos) Introdução ao Evangelho (1 ano) Aprimoramento Mediúnico.
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos
ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
QUEM SOMOS?.
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Estrutura Organizacional do Curso Mediunidade: Estudo e Prática
Como uma primeira sugestão, o estudo sério da Codificação Espírita colabora com o desenvolvimento do raciocínio lógico, e a adequada separação do “joio.
C o m u n i c a ç õ e s M e d i ú n i c as e
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A Codificação Espírita Roteiro 3
Módulo II – Roteiro 4 A Codificação Espírita. Objetivo Geral
Centro Espírita Allan kardec
Revisão / Retrospectiva 2009
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Objetivos da Campanha do ESDE
Objeto de Estudo do ESDE: O objeto de ensino e aprendizagem do ESDE é a Doutrina Espírita. A Doutrina Espírita está contida nas obras básicas do Espiritismo.
Multiplicadores Inter Regionais REFLETINDO SOBRE UNIÃO E UNIFICAÇÃO.
Módulo I – Vida no mundo espiritual
Codificação Espírita. Fenômenos pré-codificação..
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
Transcrição da apresentação:

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE “ Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como ciência, ser aprendido a brincar”. Allan Kardec: O Livro do Médiuns, cap. III - Do Método.

EDUCAÇÃO MEDIÚNICA Pode contar um médium, de maneira absoluta, com os seus guias espirituais, dispensando os estudos? O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que foi confiada, cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e à verdade EMMANUEL: O Consolador, questão 392

A TAREFA ASSISTENCIAL E A PRÁTICA MEDIÚNICA Porque, assim como o corpo sem o Espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago, 2:26. Sem que nos afeiçoemos ao serviço, que ajude o semelhante, a própria mediunidade estará reduzida a um poço de águas estagnadas. Bezerra de Menezes: Dicionário da Alma, p. 253.

PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC Um curso regular de espiritismo seria professado para desenvolver os princípios da Ciência e para difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curdo tem a vantagem de fundar a unidade de princípios, d e fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.Considero este Curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre as suas conseqüências Allan Kardec: Obras Póstumas, Projeto 1868

CURSO DE EEM – INFORMAÇÕES GERAIS O Curso de EEM está assentado em duas orientações básicas, fundamentadas em Kardec e em Jesus, tais sejam: Conhecimento doutrinário, extraído da Codificação Espírita ou Kardequiana e das obras complementares. Conduta espírita, ética e moral, segundo as orientações de Jesus, contidas no Evangelho. É importante destacar, porém, que a freqüência a cursos de estudo e educação da mediunidade, nem sempre indica que as pessoas estejam em condições de participar de grupos mediúnicos. É necessário verificar se a pessoa possui a devida capacitação doutrinária, e condições espirituais e psicológicas para o desempenho da tarefa mediúnica.

ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE - INFORMAÇÕES GERAIS - PÚBLICO-ALVO PARA GRUPOS DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I - Espíritas que possuem conhecimentos básicos da Doutrina Espírita, oriundos de cursos regulares (ESDE). PROGRAMA II – pessoas que tenham concluído o programa I ou cursos semelhantes. O ENCAMINHAMENTO AOS EM GRUPOS MEDIÚNICOS: pessoas que concluíram os programas do EEM, ou que , excepcionalmente, estejam freqüentando tais programas.

CURSO DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I: 1998(1.ed.) E 2001 (2.ed.) Revisada e Modificada

FEB – ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I – 2.ªPARTE: PRÁTICA MÓDULO EXERCÍCIOS I Prece II Irradiação Mental III Harmonização Psíquica IV Percepção Psíquica V Condições Propícias Para A Manifestação Dos Espíritos

FEB–ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROG. I - 3.ªPARTE: ATIVIDADE COMPLEMENTAR Trata-se de uma atividade facultativa, e que visa: dar oportunidade de ampliar os conhecimentos doutrinários; estimular o hábito de leituras de obras espíritas aprender a fazer resumos de leituras realizadas; favorecer a socialização dos integrantes dos grupos. PROG. I - 4.ªPARTE: CONDUTA ESPÍRITA Sob esta denominação, pretende-se fazer uma culminância ou fechamento dos assuntos estudados, correlacionando o referencial doutrinário, estudados nas três partes do Módulo, com o desenvolvimento de padrões comportamentais, que conduzem ao aprimoramento espírita.

2000 (1.ed.) 2003: Subdivisão em dois fascículos, sem revisão PROGRAMA II 2000 (1.ed.) 2003: Subdivisão em dois fascículos, sem revisão

ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II – 2.ªPARTE: PRÁTICA Esta parte, no Programa II do EEM, refere-se á prática mediúnica, propriamente dita. As orientações para esta estão resumidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor. O exercício mediúnicotem como finalidade propiciar condições para o desenvolvimento harmônico e equilibrado: da mediunidade, para as pessoas que oferecem condições naturais para tal; De outras faculdades psíquicas, tais como: percepção espiritual, concentração mediúnica, irradiação mental, sintonia com Espíritos esclarecidos, equilíbrio espiritual etc.

ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–3 ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–3.ª PARTE: ATIVIDADE COMPLEMENTAR A atividade complementar (facultativa) prevê a resenha de obras espíritas necessárias ao aperfeiçoamento do candidato à pratica mediúnica. Sugere-se a utilização da ficha de resenha e demais a orientações contidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–4.ª PARTE:CONDUTA ESPÍRITA Trata-se de exercícios que avaliam o conhecimento teórico e prático por meio de análises reflexivas de textos que se reportam a fatos reais.

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE MONITORES PARA O EEM FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA- CURSOS DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE MONITORES PARA O EEM CRITÉRIOS PARA A INSCRIÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS CRITÉRIOS PARA O ENCAMINHAMENTO AOS GRUPOS MEDIÚNICOS