Perfil dos Assentamentos Rurais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
ASSENTAMENTOS RURAIS CONSOLIDADOS
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Propriedades físicas representativas de
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 70 até 99 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Ministério da Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza 1992 a 2008.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
MISSÕES ESTADUAIS.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
IMAGEM DO MST Novembro/ Job 09_1659.
Perfil dos Assentamentos Rurais.
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Conceito e medidas da pobreza
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Estrutura e Dinâmica Social
Estatística Descritiva (I)
Os Jovens no Brasil.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
POSICIONAMENTO DAS RÁDIOS LOCAIS FRENTE A CONCORRÊNCIA EXTERNA PESQUISA DE MERCADO AGOSTO/SETEMBRO/2002 COMO & PORQUE – PESQUISAS DE MERCADO.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Pesquisa Dia do Consumidor 2015
Metodologia Objetivo Geral Levantar entre os brasileiros suas percepções sobre vacinação e doenças pneumocócicas Período de Campo De 17 a 22 de julho.
Transcrição da apresentação:

Perfil dos Assentamentos Rurais

METODOLOGIA E AMOSTRA

Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. Objetivo Geral Levantar o perfil e condições de vida das famílias que residem em assentamentos rurais com situação consolidada. Universo Assentamentos com situação descrita pelo INCRA como estágio 7 (consolidada). Período de Campo De 12 a 18 de setembro de 2009. Dimensionamento Foram realizadas entrevistas em 1.000 domicílios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para os resultados observados no total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%. Margem de Erro

CARACTERÍSTICAS DAS FAMÍLIAS

Cor (auto-classificação) Perfil do Chefe de Domicílio (%) Sexo Idade Grau de Instrução Cor (auto-classificação) Base: Amostra (1000)

Domicílio (%) Renda Familiar Quantidade de Pessoas que moram na casa Média 4,3 pessoas Base: Amostra (1000) P09. Contando você, quantas pessoas moram na sua casa? / P10. E quantas famílias moram na mesma casa?

Trabalho Infantil (%) Em alguns assentamentos é maior a proporção de crianças que trabalham para terceiros: Pará: 30% Base: Somente para aqueles que têm crianças na casa (653) P14. As crianças de sua família contribuem para a produção, realizando qualquer tipo de atividade de auxílio ao trabalho familiar (SOMENTE COM IDADE DE 0 – 17)? Se sim, quantas crianças de cada idade? / P15. Quais tipos de atividades de trabalho são realizados pelas crianças?

CARACTERÍSTICAS DOS DOMICÍLIOS

Presença de banheiro e Tipo de esgoto (%) Banheiro ou Sanitário? No Maranhão, 46% dos domicílios pesquisados não têm banheiro/ sanitário. Na Bahia, este percentual atinge 34%. Base: Somente para aqueles com banheiro na casa (858) P19. Na sua casa ou na sua propriedade existe banheiro ou sanitário? P20. De que forma é feito o escoamento do banheiro ou sanitário?

Tipo de abastecimento (%) A totalidade dos domicílios pesquisados no Maranhão (Florestal) e em Minas Gerais (PA Iturama) é abastecida por água proveniente da rede geral de distribuição. Em alguns assentamentos há predominância de domicílios abastecidos por água de poço/ nascente fora da propriedade: Bahia: 74% Pernambuco: 58% Base: Amostra (1000) P25. Qual é a principal forma de abastecimento de água utilizada na sua casa?

Destino do lixo (%) A coleta de lixo está praticamente universalizada no Assentamento PIC Caxangá (PE), já que 92% dos entrevistados declaram que o lixo de suas residências é coletado diretamente. Base: Amostra (1000) P26. O lixo da sua casa

Posto de saúde/ Hospital Distância de serviços específicos Distância Casa/Local trabalho Escola mais próxima Posto de saúde/ Hospital Centro Comercial (%) Média (km) 8,9 Média (km) 4,4 Média (km) 8,0 Média (km) 10,6 PE: 28,8 Km MG: 18,0 Km PA: 16,8 Km MG: 12,1 Km PA: 9,6 Km MG: 22,0 Km BA: 17,0 Km TO: 14,1 Km MG: 22,7 Km SP: 21,9 Km BA: 17,2 Km TO: 15,2 Km Maiores distâncias Base: Amostra (1000) P29. Qual a distância aproximada entre a sua casa e o seu local de trabalho? P30. E a escola mais próxima? P31. E o posto de saúde/ hospital mais próximo? P32. E o centro comercial?

ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS

Participação em cursos em geral (%) Quem promoveu? Menções com 1% Governo do estado Unesp Cofap Pecuarista local Sindicato rural Monsanto Agroperfil Supernova Jardinagem Grupo Joaquim Nabuco Incra Chesf Clube das Mulheres da Prefeitura de Ribeirão Usina Caxangá SLL Masifer Igreja Comunidade local Ministério da Saúde de Terra Nova Terra Nova Cursos Ebda Rural Fins Copivag Base: Amostra (1000) Base: Somente para os que já participaram de cursos (174) P50. O(a) sr(a) já participou de algum curso (aplicação de agrotóxico, tratorista, corte e costura, culinária)? P51. O(a) sr(a) sabe quem promoveu este(s) curso(s)?

Participação em atividades culturais (%) Quem promoveu? Base: Amostra (1000) Base: Somente para os que já participaram de atividades culturais (94) P48. O(a) sr(a) já participou de alguma atividade cultural (cinema, teatro, música, dança, exposição de pintura, etc)? P49. O(a) sr(a) sabe quem promoveu esta(s) atividade(s)?

Participação em atividade esportiva (%) Base: Amostra (1000) P52. Participa de alguma atividade ligada ao esporte? (futebol, caminhada, cavalgada, rodeio, atividades da terceira idade)

CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO

Produção na propriedade (%) SP e MT – 93% MG – 91% GO – 85% Base: Amostra (1000) No Assentamento Caxangá (PE), 99% dos entrevistados declaram não estar produzindo na propriedade atualmente. Base: Amostra (1000) P35. Atualmente, a família está produzindo nas suas terras? / P36. Qual o tamanho da área destinada à produção? / P40. Qual frase melhor descreve a sua situação atual de produção?

Produção na propriedade 47,7% não produzem nem o suficiente para a família 72,3% não geram renda na propriedade Base: Amostra (1000) P35. Atualmente, a família está produzindo nas suas terras? / P36. Qual o tamanho da área destinada à produção? / P40. Qual frase melhor descreve a sua situação atual de produção?

Posse de ferramentas e equipamentos (%) A posse de trator é bastante superior nos assentamentos: Jataí (GO): 48% Promissão (SP): 30% (Equivale a 9% do total) Base: Somente para os que estão produzindo atualmente (626) P37. Quais ferramentas ou aparelhos de trabalho vocês possuem?

Tipo de produção (%) MT (93%) e MG (90%) destacam-se na criação de gado. Além disso, ambos os assentamentos apresentam produção bastante diversificada (legumes, verduras, frutas). Já no MA e no PA, destacam-se a produção de arroz (79% e 71%, respectivamente), feijão (77% e 71%) e milho (81% e 71%). O milho também é destaque na BA (89%), ao lado do feijão (81%). A produção da mandioca concentra-se no assentamento de MG (85%) e do MA (79%). A cana de açúcar é produzida por 68% das famílias do assentamento de MG. Base: Somente para os que estão produzindo atualmente (626) P38. O que vocês produzem?

Tamanho da área destinada Área destinada à produção e tamanho da propriedade (%) Tamanho da área destinada à produção Tamanho total Média (hectares) 18,3 Média (hectares) 29,0 Base: Somente para os que estão produzindo atualmente (626) Base: Amostra (1000) P39. Quantos membros da sua família participam da produção? P41A. E qual o tamanho da área total desta terra?

Situação de posse Beneficiário (%) São Paulo – 62% Minas Gerais – 52% Pará – 75% Base: Amostra (1000) P41. O(a) sr(a) foi o primeiro beneficiário desta terra ou a adquiriu de outra pessoa?

Crédito rural do PRONAF (%) MT – 52% SP – 44% GO – 39% MG – 23% Base: Amostra (1000) P42. E o(a) Sr(a) possui atualmente crédito rural do PRONAF? Se sim, está com os pagamentos em dia?

Renda (%) Renda Assentamentos Renda Nacional (ago/ 2009) Base: Amostra (1000) Base: 2002 entrevistas P43. Qual o rendimento mensal do seu domicílio, recebido através de: 8. Qual a renda total do domicílio?

Renda 37% das Famílias nos Assentamentos tem renda de até 1 Salário Mínimo Cada Família tem em média 4,3 pessoas em sua composição familiar 1 Salário Mínimo (renda familiar) dividido por 4,3 pessoas é menos que 1/4 do Salário Mínimo. Uma família com renda per capita menor que 1/4 do Salário Mínimo está na extrema pobreza A Média Nacional é de 17% das Famílias com renda per capita de 1/4 do Salário Mínimo mas nos assentamentos são 37% e desta forma nos assentamento o número de pessoas vivendo na extrema pobreza é mais que o dobro da média nacional.

Composição da renda total (%) 1,7 0,3 0,0 0,4 0,7 0,1 % 100 18 2 24 43 1 8 4 Base: Amostra (1000) P43. Qual o rendimento mensal do seu domicílio, recebido através de: 8. Qual a renda total do domicílio?

Composição da renda total Pelo menos 49% da renda dos assentados não está associada à propriedade. Sem a participação externa, a renda média familiar de 1,7 Salário Mínimo cairia para 86% do Salário Mínimo