Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade

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Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 1. Conceitos Básicos Cores são faixas de frequência do espectro eletromagnético percebidas como semelhantes pelo olho humano. O olho humano percebe luz em uma faixa de frequência de aproximadamente uma oitava, indo de comprimentos de onda de 780 nm (nanômetros) (rubro) a 350 nm (violeta).

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

2. Objetos emissivos e reflexivos Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 2. Objetos emissivos e reflexivos Cores reflexivas são geradas pelo reflexo seletivo de luz contendo frequências variadas de uma superfície em função de suas características físicas. Podem ser: Opacas ou Especulares Cores emissivas são geradas por objetos capazes de emitir radiação eletromagnética visível. Uma cor emissiva é o conjunto de frequências sendo emitido. Em CG todos os objetos são emissivos -> Vídeo Às vezes queremos simular outros tipos de cor Para dar realismo.

Cor emissiva Cor reflexiva Percepção de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Cor emissiva Cor reflexiva

Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores Percepção da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 3. Como percebemos Cor ? Para entendermos como percebemos cores temos de realizar uma pequena incursão em neuroanatomia e fisiologia cerebral. O canal de percepção de radiação luminosa é o olho. A retina capta os sinais luminosos e os transforma em impulsos nervosos. O cérebro é responsável pela integração dos diversos tipos de sinais recebidos e pela formação da imagem.

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

4. Como é organizada a retina ? Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 4. Como é organizada a retina ? A retina é organizada em campos receptivos, de formato hexagonal, como uma colméia. Cada campo receptivo é composto por um conjunto de células fotosensíveis de tipos diferentes, os cones e os bastonetes. Os campos receptivos são interligados através das células horizontais. Os impulsos nervosos codificando sinais luminosos são transmitidos ao cérebro através das células ganglionais.

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Na visão noturno, apenas os bastonetes funcionam. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Os bastonetes são células sensíveis a quantidades bastante pequenas de luz. Não diferenciam cores, codificando apenas intensidade luminosa como frequência de impulsos nervosos. Na visão noturno, apenas os bastonetes funcionam.

Os cones são células sensíveis apenas a quantidades grandes de luz. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Os cones são células sensíveis apenas a quantidades grandes de luz. Existems cones sensíveis a diferentes cores de luz, codificando a intensidade luminosa daquela cor como frequência de impulsos nervosos.

Percepção de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Visão a cores (scotóptica) -> cones Visão P&B (photóptica) -> bastonetes Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Percepção de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Cones dividem-se em três grupos de acordo com a faixa do espectro da luz visível à qual são sensíveis. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Intensidade de resposta Infravermelho Vermelho amarelo verde azul violeta Frequências Baixas (ondas longas) Frequências Altas (ondas curtas) Frequências Médias

Percepção de Cores: CONES Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores: CONES Luz colorida na retina é dividida em sinais enviados ao cérebro pelos três grupos de cones. X Y Z

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Podemos criar a impressão de qualquer cor no cérebro misturando quaisquer 3 componentes coloridas que dividam o espectro de forma similar à do olho humano. Mais simples: RGB É a quantidade de cada componente que cria a impressão de determinada cor.

Teste: Que cor há aqui ? Percepção de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Teste: Que cor há aqui ?

5. Como o cérebro percebe a cor ? Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 5. Como o cérebro percebe a cor ? O córtex visual do cérebro é organizado em áreas. As que recebem estímulos de luz diretos são o córtex visual primário e o córtex visual terciário. O córtex visual primário é a Tela Mental, onde são projetados sinais luminosos diretamente. Somente processa sinais de intensidade luminosa. O córtex visual terciário é responsável por processar e integrar informação sobre cor. É incapaz de formar imagens. Os outros componentes são responsáveis por processamento de imagens. Ex.: Córtex secundário é um detector de linhas retas.

Percepção de Cores: Integração da Visão a Cores Córtex Visual Primário: - “Tela Mental” - Projeção do Sinal dos Bastonetes - Somente Imagens P&B Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores: Integração da Visão a Cores Córtex Visual Terciário: - Processamento de Sinais a Cores - Projeção do Sinal dos Cones - Integração da Informação de Cor sobre as Imagens P&B feita pelo cérebro a posteriori. - Incapaz de formar imagens

Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores Representação da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC

CIE 1931: Representação tridimensional das cores visíveis. Permite representar qualquer cor através de um vetor 3D. Leva em conta a sensibilidade do olho humano a diferentes partes do espectro.

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

6. Modelos de Cor Percepção de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores 6. Modelos de Cor A representação CIE ou XYZ é um arepresentação imprática para cores pois é pouco intuitiva. Que cor é X=0,7, Y=0,3 e Z=0,6 ? Em função disso, criaram-se outros sitemas de cor. Os principais são: RGB: RedGreenBlue. O mais intuitivo de todos os sistemas. Mimetiza o olho. HSV ou HSI: Trabalho com tom, quantidade de intensidade luminosa. Matematicamente interessante. CMYK: CianoMagentaAmareloPreto. Usado por indústrias gráficas. Subtrativo. Sistemas proprietários baseados em tabelas orientadas à indústria gráfica para otimização de tinta. Ex.: Pantone

Vetor no Cubo de Cores CIE Red (Vermelho) Green (Verde) Blue (Azul) Modelo de Cores RGB: Vetor no Cubo de Cores CIE Red (Vermelho) Green (Verde) Blue (Azul) Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Modelo de Cores HSV: Tom (HUE) Saturação (Saturation) Intensidade (Value)

Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores: Geração da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC

Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Geração de Cores: Imagem True Color Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem True Color

Usamos uma tabela de Cores Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem Indexed Color Usamos uma tabela de Cores

Gammut: Geração de Cores: Imagem Indexed Color Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem Indexed Color Gammut: Capacidade de um monitor representar cores. Expresso por um polígono descrevendo os limites.