PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Título - RELEVO BRASILEIRO: Classificação do relevo brasileiro
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
As formas de relevo Prof. Neno
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
CLASSIFICAÇÕES DE RELEVO DO BRASIL
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Unidades de Relevo Relevo continental.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Hidrografia e Clima.
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Climas do Brasil.
Professor Luciano Henrique
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Relevo e estrutura geológica
Professor Luiz Felipe Geografia
CAPÍTULO 6 – RELEVO DO BRASIL
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
Classificação do Relevo brasileiro
O que é Relevo? Professor Jefferson.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
GEOMORFOLOGIA TERRESTRE
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
GEOGRAFIAGROTH.
Dinâmica Climática.
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
(Agentes internos e externos)
Gay-Lussac Prof. José Victor
2015/16 DISCIPLINA GEOGRAFIA DO BRASIL EMERSON MODESTO.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Planaltos Cadeias de montanhas Depressões Planícies
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Professora Fabiana Faria de Oliveira (Informática Educativa)
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Estrutura geológica Brasil
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE RELEVO PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE

Relevo O que é relevo ? São as formas da superfície terrestre Possuí várias classificações; O conhecimento do relevo pode evitar desastres, como as do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

RELEVO BRASILEIRO Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície. Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.

Jurandyr Ross - é a classificação mais recente, criada em 1995 Jurandyr Ross - é a classificação mais recente, criada em 1995. Baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, onde foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandyr também utiliza os processos geomorfológicos para elaborar sua classificação, destacando três formas principais de relevo: 1) Planaltos 2) Planícies 3) Depressões

Os relevos brasileiros caracterizam-se por baixas altitudes Os relevos brasileiros caracterizam-se por baixas altitudes. Isso acontece devido ao Brasil estar situado sobre uma grande placa tectônica que não se choca com outras placas, dando origem aos chamados dobramentos modernos, resultantes do movimento de colisão entre placas, onde uma empurra a outra. Os pontos mais altos do relevo brasileiro são o Pico da Neblina e o de Pico 31 de Março.

Relevo submarino

Como se forma o relevo? È formado por agentes internos ( endógenos )e externos ( exógenos ); Internos → placas tectônicas, vulcões e terremotos; Externos → chuva,sol,vento e ação humana; Falésia : encontro da terra com o mar;

Quais processos? Intemperismo → Desgaste natural das rochas, devido a sua exposição; Erosão → Transporte de sedimento, de um local para outro;

Exercícios : 1) Explique a formação do relevo. 2) Comente sobre o relevo brasileiro. 3) Qual a importância da plataforma continental?

CLIMA A sucessão periódica do comportamento da atmosfera ao longo do ano repetindo-se por diversos anos (mais ou menos 30), em um ponto qualquer da superfície da Terra é considerada como um padrão climático.

Como se forma ? Latitude -> Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. » Altitude -> Quanto mais alto estivermos menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito. Massas de ar → Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre.

Equatorial É um clima quente e úmido, que fica ao redor da linha do Equador. As chuvas são abundantes e maior parte de convecção. Este tipo de clima fica na região Norte do Brasil. Com temperaturas que variam de 24°C a 27°C. Nessa região o índice pluviométrico é de 2000mm por ano.

Subtropical Este tipo de clima se localiza no sul do país até o sul do trópico de Capricórnio. Tem temperaturas médias nem quentes e nem frias. Com chuvas abundantes e bem distribuídas durante todo o ano. O verão é bem quente e o inverno é bem frio, em lugares mais altos ocorrem geadas. Em alguns lugares chegou a cair neve, mais é raro.

Semi-árido Ocorre no sertão nordestino. Com chuvas inferiores a 800mm por ano. É seco e árido; Tem quatro massas que exercem influencia, duas equatoriais e duas tropicais, que terminam sua trajetória no sertão.

Exercícios: 1) Quais as características do clima subtropical? 2) Comente dois elementos formadores do clima. 3) Qual clima da região norte do Brasil? Comente algumas características.