CLIMATOLOGIA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Advertisements

vários tipos de clima da Terra
Os climas no mundo (2ª parte)
A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
Clima e Vegetação da América
Climas do Brasil.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
OS GRANDES CLIMAS DO PLANETA
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
AMÉRICA AMÉRICA LATINA. Origem geológica complexa; Origem geológica complexa; - continente americano alonga-se no sentido dos meridianos; - continente.
O que você deve saber sobre
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
PROFESSORA: Marise Rabelo
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Clima e suas características
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
Professor Luiz Felipe Geografia
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Fatores que influenciam nos Climas da América
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
VENTOS.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
A GEOGRAFIA E A RELAÇÃO SOCIAL COM O CLÍMA PROF MARCIO GEO
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Dinâmica geral da atmosfera
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
GEOGRAFIAGROTH.
Unidades Climáticas brasileiras
CLIMA BRASILEIRO.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
Climas do Brasil.
Classificação Climática
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
FATORES CLIMÁTICOS.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Professora Fabiana Faria de Oliveira (Informática Educativa)
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Gráfico termopluviométrico
Transcrição da apresentação:

CLIMATOLOGIA NO BRASIL A predominância de climas quentes e úmidos no território brasileiro tem como fator determinante a posição geográfica, quase inteiramente tropical, A latitude interfere bastante nos climas do Brasil, divido a extensão no sentido norte-sul. A altitude exerce também grande influência, apesar do país não possuir grandes elevações.

Clima Brasileiro. O clima do Brasil pode ser classificado, em geral como equatorial, tropical e subtropical, mas dentro do território brasileiro há muitas diferenças quanto ao clima em mesmas regiões. Na visão global, o Brasil esta localizado em duas áreas climáticas. 92% do território esta acima do trópico de capricórnio, sendo então da zona tropical. Apenas a região sul e o sul de São Paulo se localiza na zona temperada. Outro fator marcante do Brasil é seu grande e extenso litoral, fazendo assim um país bastante úmido.

2.2.Temperatura atmosférica A temperatura atmosférica é sem dúvida um dos elementos climáticos mais importantes. Corresponde ao estado térmico do ar atmosférico, ou seja, estado quente ou frio Escala mais usada é a Celsius ou centígrama. Fixa o ponto de congelamento da água em 0º C e de ebulição 100ºC.

2.2.1. Variação da temperatura com a latitude A variação da temperatura com a latitude deve-se fundamentalmente à forma esférica da Terra. A insolação diminui a partir do Equador em direção aos pólos. Regra geral: a temperatura diminui com o aumento da latitude;

Incidência dos raios solares sobre a Terra

Esquema:

2.2.2.Variação da temperatura com a altitude A altitude exerce grande influência sobre o a temperatura; O calor é irradiado da superfície terrestre para “cima” e atmosfera de aquece por irradiação. Quanto maior a altitude mais rarefeito se torna o ar, ocorrendo menor irradiação e por conseqüência, menores temperaturas

Esquema:

TIPOS DE CLIMA NO BRASIL

Equatorial (úmido e semi-úmido) - quente e úmido, com temperaturas variando muito pouco durante o ano, ficando a média térmica entre 24°C e 26°C. Registra altos índices pluviométricos anuais, acima de 2.000 mm, não havendo estação seca definida. Esse é o clima predominante na Região Amazônica.

• Tropical- com duas estações bem definidas, a chuvosa (verão) e a seca (inverno). A temperatura média anual é de 22°C, com índices pluviométricos médios por volta de 1.500 mm. A maior parte do Brasil está sob o domínio desse clima.

• Tropical de altitude - o relevo é o fator preponderante para explicar as temperaturas amenas, com médias térmicas entre 17°C e 22°C e índices pluviométricos por volta de 1.500 mm anuais (chuvas torrenciais). Predomi­na em regiões mais altas do Sudeste.

Tropical úmido - com temperaturas médias anuais em tomo de 25°C e pluviosidade média anual entre 1.250 mm e 2.000 mm. As chuvas concentram-se no outono­inverno no litoral nordestino e na primavera-verão no litoral do Sudeste.

Semi-árido - típico do interior nordestino, das áreas sertanejas Semi-árido - típico do interior nordestino, das áreas sertanejas. Quente e seco, as temperaturas variam pouco durante o ano, apresentando médias térmicas entre 26°C e 28°C. As chuvas são irregulares e mal distribuí­das, com pluviosidade média inferior a 750 mm, havendo uma concentração das chuvas de fevereiro a junho.

Subtropical - típico da Região Sul do país, apresenta chuvas que se distribuem pelo ano todo, embora haja uma maior concentração no verão (chuvas bem distribuídas). Apresenta índices pluviométricos superiores a 1.250 mm anuais e as maiores amplitudes térmicas do país. A temperatura média anual fica em torno de 18°C.