Tecidos Conjuntivos Prof. Sóstenes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDO CARTILAGINOSO.
Advertisements

Tecido Cartilaginoso.
Tecido cartilaginoso Vera Vargas 2011.
Professor Thiago Faria Gonçalves
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
HISTOLOGIA.
Tecidos Conjuntivos Especiais
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
T e c i d o Ó s s e o Características histologia
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
Tecido cartilaginoso, ósseo e hematopoiético
TECIDO CARTILAGINOSO.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Professora: Roberta Fontoura
Tecidos conjuntivos: conexões do organismo
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Impulso nervoso BOMBA DE Na+ e K+
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Profa. Marta G. Amaral, Dra.
Tecido ósseo.
Professora: Rosana Moraes
Tecidos Animais.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Tecido conjuntivo.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
TECIDOS EPITELIAIS ORIGINAM-SE A PARTIR DE TODOS OS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS. TEM FUNÇÃO DE REVESTIMENTO, ABSORÇÃO, SECREÇÃO E PERCEPÇÃO. CLASSIFICAM-SE EM:
Prof. Priscila Anderson
Tecido Conjuntivo.
E.E.ABADIA FAUSTINO INÁCIO ALUNOS:Aline,Bruna,Tauane e kauê Profª.:Terezinha Galvan DISCIPLINA:BIOLOGIA TEMA:Tecido conjuntivo cartilaginoso e Tecido conjuntivo.
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
Tecido ósseo 1.
Histologia do Tecido Conjuntivo
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
TECIDO CARTILAGINOSO E ÓSSEO
TECIDO CARTILAGINOSO ORIGEM: Mesoderma. Forma Especializada do Tecido Conjuntivo FUNÇÕES: Suporte de tecidos moles Revestimento das superfícies articulares.
Prof. Me. Leandro Parussolo
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO.
HISTOLOGIA TECIDO CARTILAGINOSO
Tecido Conjuntivo de Suporte
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
OSTEOLOGIA Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos.
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Caroline Pouillard de Aquino
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Tecido Adiposo, Cartilaginoso e Ósseo
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
Tecido Cartilaginoso.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
1.
Tecido conjuntivo.
Tecido Cartilaginoso Profª Cristiane Barroso Características  Forma especializada de tecido conjuntivo, de consistência rígida e flexível, que dá suporte.
Tecido Cartilaginoso Profª Cristiane Barroso Características  Forma especializada de tecido conjuntivo, de consistência rígida e flexível, que dá suporte.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
Tecido Cartilaginoso. É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida Funções: suporte de tecidos moles reveste superfície articulares.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
Transcrição da apresentação:

Tecidos Conjuntivos Prof. Sóstenes

Modalidades Cartilaginoso Ósseo Hematopoiético TCPD

Origem: Mesodérmica Características: Células afastadas Muita substância intersticial (intercelular) Vascular, exceto cartilagem

Tecido Cartilaginoso

Funções Sustentação Revestimento de superfícies articulares Formação óssea

Características Avascular Metabolismo baixo Sem terminações nervosas

Nutrição Fermentação láctica Por difusão a partir do conjuntivo - Pericôndrio

Composição Substância Amorfa Fibras Líquido intersticial – Sulfato de condroitno, proteoglicana hidrófila (aumenta a turgidez)... Células – Condroblastos e condrócitos. Ambas produzem matriz (fibras + subst. Intersticial) Fibras Colágenas Elásticas

Tipos de cartilagem Hialina – Colágeno + Proteoglicana Hidrófila (nariz, laringe, traquéia, epífise dos ossos...) Cartilagem Articular

Traqueostomia

Disco Epifisário Epífise Metáfise Diáfise

Durante o crescimento, essa cartilagem sempre forma um disco entre a epífise e a diáfise dos ossos longos, chamando o disco epifisário.

Tipos de cartilagem Elástica – Colágeno + Fibras Elásticas (orelha, epiglote...) Fonação Inspiração

Tipos de cartilagem Fibrosa – Colágeno + Hialina ou TCPD Denso (discos intervertebrais e meniscos)

1. (H15)-(UPE 2011) Analise a figura de um corte histológico de um tipo especial de tecido conjuntivo e as suas características descritas no texto. É um tipo de tecido conjuntivo de consistência rígida, que tem função de sustentação e de revestimento de superfícies articulares. Suas células, condrócitos e condroblastos são responsáveis pela formação das fibras colágenas e da substância intercelular, denominada de matriz Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido correspondente: a) Tecido adiposo. b) Tecido cartilaginoso. c) Tecido epitelial. d) Tecido ósseo. e) Tecido sanguíneo.

2.(H14)-(UFRGS) Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano. Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 da figura. a) cartilaginoso – denso – frouxo b) reticular – frouxo – cartilaginoso c) frouxo – reticular – frouxo d) cartilaginoso – frouxo – denso e) frouxo – cartilaginoso – denso

3.(H17)-(Enem) A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.   Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de: a) tecido nervoso - substância cinzenta. b) tecido nervoso - substância branca. c) hemácias. d) tecido conjuntivo. e) tecido adiposo.

4. (H17) O Condroma é um tumor benigno caracterizado pela formação de cartilagem madura, sem as características histológicas do condrossarcoma (grande celularidade, pleomorfismo e a presença de grandes células com núcleos duplos ou com mitoses). Os tumores cartilaginosos benignos são frequentes. Aparecem como lesões líticas, principalmente nos ossos das mãos e dos pés e com menor frequência nas costelas e nos ossos longos. Em geral se desenvolvem na parte central do osso (encondroma), embora em algumas ocasiões possam localizar-se na periferia do osso (condromas justacorticais). A lesão pode ser solitária (encondroma solitário) ou formar parte de uma encondromatose múltipla, que afeta vários ossos. Os casos de encondromatose múltipla com distribuição predominantemente unilateral são designados como "Enfermidade de Ollier". Quando os encondromas se acompanham de hemangiomas múltiplos nos tecidos moles, denomina-se a síndrome de "Maffucci".   Por que os tumores em cartilagens citadas no texto são menos invasivos e geralmente benignos? As cartilagens são avasculares e apresentam metabolismo muito baixo, logo, a capacidade mitótica diminui.  

Hérnia de Disco

Tecido Ósseo

Funções do esqueleto Sustentação Proteção das estruturas vitais Suporte para partes moles e músculos

Características Matriz calcificada Vascular e com nervos Com cartilagem de crescimento Com canalículos (Canais de Harvers e Volkmann)

Metáfise com cartilagem de conjugação ou epifisária

Metáfise com cartilagem de conjugação ou epifisária

Composição Orgânica – Colágeno (RESISTÊNCIA), proteoglicana... Inorgânica – Carbonato de cálcio, fosfato de cálcio e hidroxiapatita (RESISTÊNCIA) Celular – Osteoblasto, osteócito e osteoclasto

Controle de cálcio sangue Osso Paratireóide Tireóide Paratormônio Calcitonina Ativação do Ativação do Osteoclasto osteoblasto Retira cálcio Retira cálcio do osso do sangue sangue Prod. Prod. Osso

Ação do Osteoclasto

Tipos de ossificação Intramembranosa – Ocorre em ossos chatos a partir de células mesenquimais do conjuntivo.

Tipos de ossificação Endocondral – Ocorre em ossos longos e curtos a partir de um molde de cartilagem morto que é substituído por osso.

Exercícios

1. (H14)-(UEL) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas, e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno, e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita. Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar: a) A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita. c) A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo. d) A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo. b) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade. e) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.

2. (H14)-(Unicamp) A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, que é remodelada por osteoblastos e osteoclastos. Segundo os especialistas, a prevenção contra a osteoporose deve começar na infância, com alimentação rica em cálcio e em vitamina D, exposição diária ao sol e exercícios físicos. Sobre os vários fatores envolvidos na formação do osso, é correto afirmar que: a) A fixação do cálcio no tecido ósseo depende da presença de vitamina D, cuja síntese é diminuída em indivíduos que têm o hábito de tomar sol. b) O excesso de vitamina C pode levar à diminuição da densidade óssea, pois essa vitamina causa degradação das moléculas de colágeno. c) Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela captura de cálcio e pela absorção de vitamina D. d) Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela produção e pela degradação de componentes da matriz óssea.

3. (H14)-(G1-CFTMG) Os aparelhos ortodônticos são utilizados para alinhar a dentição que apresenta problemas. O posicionamento correto dos dentes nas arcadas, a partir do uso desses aparelhos, depende principalmente do processo de: b) multiplicação epitelial. c) diferenciação glandular. d) reorganização muscular. a) Reabsorção óssea

7. (H14)-(UFF) O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios. Acerca do exposto acima, pode-se afirmar: a) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireoide. c) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireoide. d) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais. b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireoides.

4. (H17)-(Inédita) O balanço de cálcio é a diferença entre a quantidade de cálcio ingerida e a quantidade excretada na urina e nas fezes. É usualmente positivo durante o crescimento e a gravidez e negativo na menopausa, quando pode ocorrer a osteoporose, uma doença caracterizada pela diminuição da absorção de cálcio pelo organismo. A baixa concentração de íon cálcio (Ca++) no sangue estimula as glândulas paratireoides a produzirem hormônio paratireoideo (HP). Nesta situação, o hormônio pode promover a remoção de cálcio dos ossos, aumentar sua absorção pelo intestino e reduzir sua excreção pelos rins. Construa um gráfico que expresse, corretamente, a regulação entre a produção do hormônio pelas paratireoides e a concentração de íon cálcio no sangue. Paratormônio Ca++ sanguíneo

5. Apesar de o osso ser um órgão duro e resistente, ele é relativamente flexível e capaz de ser remodelado em reposta a forças ou tração, conforme verificado no uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Considere as características do tecido ósseo para resolver os itens: a) Cite os dois principais componentes químicos da matriz óssea que são responsáveis pela dureza dos ossos: Fosfato de cálcio (hidroxiapatita) e colágeno. b) Qual a função dos osteoclastos nos processos de remodelagem ou fratura óssea? São macrófagos modificados especializados em promover a reabsorção óssea através da secreção de enzimas e H+ que degradam a matriz óssea. c) Cite uma consequência do excesso de paratormônio no organismo para a estrutura óssea de um indivíduo. O paratormônio secretado pelas glândulas paratireóides promove a remoção de cálcio do osso para o sangue. O excesso deste hormônio causa estimulação da atividade osteoclástica e a descalcificação. d) Cite a vitamina que tem importante papel no processo de mineralização e estruturação dos ossos, sua função e sua precursora. Vitamina D. Absorção de cálcio no intestino. Deidrocolesterol.