HISTÓRIA DOS CATECISMOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED Niteroi
Advertisements

O Catecismo da Igreja Católica, no Ano da Fé
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
C ATEQUESE 27 CREIO.
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
encontro pessoal e comunitário com Jesus
PREPARAR A CATEQUESE.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
07: Introdução ao Credo Apostólico
Congregação para a Doutrina da Fé
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
O SÍMBOLO DA FÉ.
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO
Como orientar as Catequeses da Fé?
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO
1. Que é o Ano da Fé? O Ano da Fé “é um convite a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei (PF), 6).
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA QUARESMA
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Sacrosanctum Concilium
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Conhecer e entender bem o sentido profundo da unção pós-baptismal com o óleo do crisma
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
BATISMO Na Bíblia e na História.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
Todos sabem como o magistério dos Bispos de Roma esteve sempre particularmente atento, à luz da revelação e da Paradosis Ecclesiae, para motivar,
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
A resposta do homem a Deus: crer
E porque não ser Padre? Dia Mundial da oração pelas Vocações.
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
MAGISTÉRIO E TEOLOGIA, 1 Jesus Cristo é sacerdote, rei e profeta. Nestes três ofícios, repre- senta toda a Trindade: no seu carácter próprio é sacerdote,
DEUS ENSINA: Nossos Símbolos de Fé Hebreus 4.12 Presb. Josimar Santos Rosa.
 4º.) QUARTO PERIODO DO CONCÍLIO ( ) Na abertura Paulo VI surpreendeu falando em Sínodo Episcopal e na sua visita à ONU.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I  DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III  HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V  SERMÕES ( de Sto. Agostinho ) > No séc. IX  EXPOSIÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS ( de Alcuino )

> SÉC. XVI  GRANDE SÉCULO DOS CATECISMOS: Reforma católica com catequese e catecismos Os Catecismos: Maior, Mínimo, Médio (de S. Pedro Canísio ( 1555, 1556 e 1558 ) Primeiro catecismo da Igreja Universal (1566): Catecismo Romano Catecismo do Concílio de Trento Catecismo de Pio V Catecismo dos Párocos

DIVISÃO DO CATECISMO DE PIO V I. A Fé e o Símbolo da Fé II. Os Sacramentos III. O Decálogo (Mandamentos) IV. A Oração

DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica». (11.10.1992) Eu próprio, recentemente, pude apresentar o «Compêndio» de tal Catecismo, que foi elaborado a pedido do falecido Papa. São dois livros fundamentais que queria recomendar a todos vós!” (28.06.2005) (Bento XVI na Homilia na XX Jornada Mundial da Juventude)

ESTILO - Expõe a Doutrina de modo: - Simples - Claro - Conciso. Não é um Compêndio Teológico; Tem um estilo afirmativo e positivo; Propõe o que a Igreja tem por certo; Expõe a Doutrina atendendo ao contexto sócio-cultural do Homem de Hoje.

FONTES Sagrada Escritura (Bíblia); Liturgia da Igreja; Doutrina dos Padres da Igreja; Liturgia da Igreja; Magistério da Igreja (especialmente o do Vaticano II e João Paulo II)

DESTINATÁRIOS  Em 1º lugar, aos:  Depois: - Bispos, - Redactores dos Catecismos Locais, - Sacerdotes, - Catequistas Coordenadores.  Depois: - Aos fiéis que queiram conhecer melhor a sua fé, - Aos que desejam saber, com precisão, aquilo em que Crê a Igreja Católica.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA DEFINIÇÃO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA é uma exposição da fé para a orientação catequética e doutrinal da Igreja Católica Universal e um ponto de referência para os catecismos ou compêndios a ser publicados nas diversas Regiões. (FD 4)

DIVISÃO DO TEXTO 4 PARTES: - A FÉ QUE SE PROFESSA - (CREDO); - QUE SE CELEBRA – (SACRAMENTOS); - QUE SE VIVE (MANDAMENTOS); - QUE SE REZA (ORAÇÃO - O PAI-NOSSO).

I PARTE A PROFISSÃO DE FÉ 1ª Secção – Eu creio – nós cremos Cap. 1 – O homem é capaz de Deus Cap. 2 – Deus ao encontro do homem Cap. 3 – A Resposta do homem a Deus. 2ª Secção – A profissão da fé cristã Cap. 1 – Creio em Deus Pai Cap. 2 – Creio em Jesus Cristo, filho único Cap 3 – Creio no Espírito Santo

II PARTE A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO 1ª Secção – A economia sacramental Cap. 1 – O Mistério Pascal no tempo da Igreja Cap. 2 – A celebração sacramental do Mistério Pascal 2ª Secção – Os sete sacramentos da Igreja Cap. 1 – Os sacramentos da iniciação cristã Cap. 2 – Os sacramentos da cura Cap 3 – Os sacramentos do serviço da Comunidade Cap 4 – As outras celebrações litúrgicas

III PARTE A VIDA EM CRISTO 1ª Secção – A vocação do homem: a vida do Espírito Cap. 1 – A dignidade da pessoa humana Cap. 2 – A comunidade humana Cap. 3 – A salvação de Deus: a lei da graça 2ª Secção – Os Dez mandamentos Cap. 1 – Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração Cap. 2 – Amarás o próximo como a ti mesmo

IV PARTE A ORAÇÃO CRISTÃ 1ª Secção – A oração na vida cristã Cap. 1 – A revelação da oração Cap. 2 – A tradição da oração Cap. 3 – A vida da oração 2ª Secção – A oração do Senhor: Pai Nosso

- Cada secção dividida em: ESTRUTURA DO CIC - Cada uma da 4 partes divididas em 2 secções - Cada secção dividida em: CAPÍTULOS ARTIGOS PARÁGRAFOS SUBTÍTULOS «NÚMEROS» - No final de cada unidade temática, há um RESUMO

SIGLAS PARA CITAÇÃO: CIC > Da Versão Portuguesa CCE > Do Original Romano CIC > Da Versão Portuguesa CatIC > Outras opiniões

Não é uma obra autónoma, “pois não pretende, de modo nenhum, substituir o Catecismo da Igreja Católica”. Pelo contrário, remete continuamente para ele, quer mediante a indicação, ponto por ponto, dos números a que se refere, quer através da contínua referência à estrutura, ao desenvolvimento e aos seus conteúdos.

Divisão do Compêndio = CIC A primeira parte: “A profissão da fé” (217 perguntas) A segunda parte: “A celebração do mistério cristão” (perguntas 218 a 356) A terceira parte: “A vida em Cristo” (perguntas 357 a 533) A quarta parte: “A oração cristã” (perguntas 534 a 598).

DUPLO APÊNDICE A) “ORAÇÕES COMUNS” (desde o sinal da Cruz até ao acto de contrição) B) “FÓRMULAS DA DOUTRINA CATÓLICA” (os sete dons do Espírito Santo, as obras de misericórdia, as bem-aventuranças, etc.), também em Latim. para “ajudar à sua recitação comum”

“Uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja”, uma espécie de «livro de bolso»! Bento XVI