Energy Storage for Sustainable Development

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Advertisements

Veículo elétrico e rede inteligente de energia elétrica O veículo elétrico será o agente indutor da implantação de uma rede brasileira inteligente de distribuição.
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
Ônibus movido a Etanol.
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Geração Distribuída de Energia Elétrica
Fórum Permanente de Energia e Ambiente – Geração Distribuída
Indústria de Gás Natural no Brasil
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Energia Elétrica para o Século XXI
Projeto Embaixada Verde “A Inovação como processo indutor de colaboração entre instituições públicas e privadas” Paolo Romanacci Gerente Novos Negócios.
CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”
Smart grid Infraestrutura nas instalações elétricas e o
Redes elétricas inteligentes - como desenvolver uma infraestrutura para o século 21 Greenpeace projeta mensagens a favor de uma revolução energética, baseada.
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
Estágio Supervisionado X
Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Estrutura das tarifas de venda a clientes finais (SEP)
Funções do distribuidor vinculado
Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil:
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
WS - Rotas Tecnológicas da Energia Eólica no Brasil
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
CIDADES + INTELIGENTES
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
Rio de Janeiro, 27 de Novembro de 2014
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
PROPOSTAS DA CEMIG AP 012/2004 ANEEL 28/04/2004 CEMIG.
Treinamento do SINERCOM
Apresentação – GD de médio porte Cogen Rio Jul/2012.
1 Veículos e Combustíveis Alternativos Tiago Farias Instituto Superior Técnico Seminários sobre Desenvolvimento Sustentável, 4 de Novembro de 2010.
Eficiência energética e energia renovável
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Soluções Energéticas.
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
Eficiência Energética
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
Utilização de Energia Fotovoltaica para a Eficiência Energética de uma moradia Filipe Fernandes dos Santos 17 de Fevereiro de 2011 Dissertação do MIEEC.
Promoting the sustainable supply and use of energy for the greatest benefit of all © World Energy Council 2009 A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNDO Norberto.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
VIII Conferência Anual da RELOP
Soluções Sustentáveis
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
A Atuação da Finep em Energia e Tecnologias Limpas DENE.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica.
Regulação dos serviços locais de gás natural: desafios e oportunidades Carina Lopes Couto Superintendente de Regulação dos Serviços de Gás Canalizado.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O S U S T E N T Á V E L Outubro 2013 Inventário de Emissões GEE 2012 de Fernando.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
29 março, Referências mundiais em geração solar.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
Slide 1 / 22 2/6/2016 PEA2200 Aula 8: Eficiência Energética e Uso Racional de Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 4 – Eficiência.
SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA
Transcrição da apresentação:

Energy Storage for Sustainable Development Global Perspectives on Energy Storage Marcelo Llévenes

Estamos em um ponto de inflexão para o setor elétrico Futuro do setor elétrico Estamos em um ponto de inflexão para o setor elétrico Rede Convencional Rede Inteligente Descentralização da geração de energia Maior confiabilidade do sistema Clientes participam do mercado elétrico Transformação do comportamento da indústria elétrica e dos consumidores Os padrões de geração e consumo de energia elétrica estão mudando: Transformações tecnológicas recentes e potenciais, como geração distribuída, o desenvolvimento de baterias e a internet das coisas Não será um processo simples (mudanças legais/regulatórias e de costumes) 2

Futuro do setor elétrico O Grupo Enel desenvolve, aplica e avalia soluções em condições reais de operação determinando a viabilidade de novas tecnologias Principais objetivos: Aumentar a capacidade de recepção de energias renováveis Desenvolver serviços que incrementem a segurança da rede de distribuição Estacionamento solar na Sede da Enel Brasil Instalação de medidores inteligentes em nossas distribuidoras 3

No caso do Brasil... 80% da capacidade de geração com fontes renováveis: Alta variação no custo marginal de energia: 10 USD/MWh em períodos úmidos 540 USD/MWh em períodos cecos Diferenças na tarifa horária de até 10 vezes: Hora ponta: 500 USD/MWh Fora ponta: 50 USD/MWh O armazenamento e a mudança de comportamento dos usuários ajudará a reduzir a sobrecarga do sistema elétrico em hora de ponta 4

Mobilidade Elétrica Características do setor Venda de automóveis 100% elétricos em 2013 (vs. 2012 / mil) Energia armazenada em veículos (BYD): Carro: 61,4 Kwh Ônibus: 324 Kwh Crescimento carros convencionais no mundo +4,2% Mundo 112 +96% 2007 – USD 1,3 mil/kWh 2012 - USD 500/kWh Custo das baterias? Europa 42 +200% Estados Unidos 38 +171% Custo médio por Km percorrido por um carro: Álcool: USD 0,17 Gasolina: USD 0,16 Elétrico: USD 0,04 Japão 17 +6% China 15 +67%

Mobilidade Elétrica Iniciativas do Grupo Enel Colunas de abastecimento Aplicativo localiza ponto de recarga mais próximo e agenda recarga Parceria com a Hubject para compatibilidade dos serviços de recarga na Europa Eletroposto de Recarga Rápida 6

Mobilidade Elétrica Iniciativas do Grupo Enel Colômbia: Parcerias com Nissan, Mitsubishi, Zero moto e Sofasa-Renault Recarregar 50 táxis Adquirir 15 veículos e 34 motocicletas Mudanças institucionais e regulatórios para fomentar o uso de carros elétricos Eslováquia: Objetivo de 30 veículos até 2015 Deslocamentos entre as usinas feitos por carros elétricos Ampliação na infraestrutura para veículo elétrico Parque de veículos elétricos chegou a 1 megawatt/hora fornecido pelas colunas

Mobilidade Elétrica Iniciativas do Grupo Enel Peru: Compromisso com a promoção da mobilidade sustentável Parcerias com Mitsubishi e automóvel i-MiEV Veículo elétrico 7 vezes mais econômico que os modelos a gasolina e 2 vezes mais que os modelos a gás natural Argentina: Implantação posto de recarga pública e parceria com Renault para promover os veículos elétricos Brasil: Utilização de veículos elétricos na Cidade Inteligente Búzios 4 carros 48 bicicletas 2 postos de recarga

Mobilidade Elétrica Iniciativas do Grupo Enel Em Búzios, frota de 25 Aquatáxis Economia de 75% com combustível Em 1 ano... R$ 600 mil e -20 mil toneladas de CO2 Mais limpos Mais silenciosos Mais econômicos Mais eficientes (90% vs. 30%) Sem geração de ondas e marolas Barco Elétrico da Enel Brasil desenvolvido no projeto Búzios Smart City Alguns rios na Europa e EUA, além de canais da Holanda, Bélgica, Alemanha e Dinamarca possuem transporte regular com embarcações movidas a sistemas 100% elétricos 9

Sistemas Off Grid Sistemas elétricos de geração, distribuição e consumo independentes da rede convencional Painel Solar Fotovoltaico Banco de Baterias Controlador de Carga Inversor Consumidor Sistemas elétricos de geração, distribuição e consumo independentes da rede convencional de distribuição ANEEL permite implementar esse modelo quando: Obra da rede convencional não é rentável Unidade consumidora está localizada a mais de 5 Km da rede convencional É necessária a utilização de cabos subaquáticos ou isolado Existam limitações técnicas ou ambientais Seja necessária a complementação de fases na rede existente

Projetos em desenvolvimento no Brasil Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes Objetivo Levar energia a clientes que não podem ser atendidos pela rede de distribuição convencional. Investimento Geração mensal Cobrança da tarifa residencial Investimentos reconhecidos como ativos 15 mil dólares 80 kWh

Projetos em desenvolvimento no Brasil Microrredes para clientes eletrodependentes Objetivo Garantir o suprimento de energia elétrica a clientes com dependência clínica de equipamentos elétricos em caso de falha na rede convencional Número de consumidores residenciais no Ceará 2.424.959 Número de consumidores residenciais no Brasil 61.697.228 Número de consumidores no Ceará 3.067.325 Deste universo, apenas 890 clientes estão adimplentes com a referida concessionária, chegando a ter uma dívida superior a MR$ 3.900,00. Dados Enel Brasil Quantidade de eletrodependentes Consumo médio mensal Ticket médio 3.303 330kwh USD 72

+ Projetos em desenvolvimento no Brasil Microrredes Inteligentes Geração Distribuída e Armazenamento + Gestão Energética com Interface do Cliente Modos de operação: conectado e ilhado (intencional e não intencional) Gerenciamento da integração de geradores, baterias, cargas e rede Automação de cargas residenciais com software de interface com usuário. Projeta-se um crescimento significativo nos sistemas em microrrede, utilizando sistemas de armazenamento de energia compartilhados atendendo a clientes com necessidades energéticas de alta confiabilidade ou remotos 50kWp de geração solar fotovoltaica 6kW de geração eólica de pequeno porte 150kWh de acumulação em bateria

Revolução na vida das pessoas Energia solar Armazenamento Distribuição sem fio

Obrigado! Marcelo Llévenes