Filosofia, estética e arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Advertisements

Revolução da Alma Clique p/continuar.
ESTÉTICA 1.
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
A Concepção Objetiva da Arte
O QUE É METAFÍSICA.
BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA
Estética.
FOTOGRAFIAS COM ALMA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ESTÉTICA Arte e realidade
AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA
 Avance ao clicar com o mouse
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
REVOLUÇÃO DA ALMA Paulo Roberto Gaefke Gotas de Crystal.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
ARTE E ESTÉTICA Prof. Nilson Faria 02/04/2017
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Prof. Everton da S. Correa
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Immanuel Kant
III Dimensões da ação humana e dos valores
Profª Karina Oliveira Bezerra
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Receita para o eu Letícia Thompson.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Revolução da Alma Aristóteles.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
Revolução da Alma Amália Correia
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Aristóteles 384 a.C a.C..
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
O BELO E O GOSTO: KANT vs HEGEL
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Estética: Introdução Conceitual
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
AMANHECER.
Música...3:10 Música...4:30
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Immanuel Kant
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO TEXTO: Paulo Roberto Gaefke MÚSICA: Albion - Adágio 2 FOTOGRAFIAS COM ALMA Obras de arte e meditação com mensagens reflexivas.
ESTÉTICA .
Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos.
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
ESTÉTICA.
Professora Consuelo Holanda
Estética.
Problemas da Estética.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
Estética: Introdução Conceitual
ESTÉTICA 1.
Transcrição da apresentação:

Filosofia, estética e arte Você já se perguntou por que a arte e o belo sensibilizam, seduzem, atraem tanto as pessoas?

Filosofia, estética e arte Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto. Estética e sociedade.

Questões filosóficas O que é estética? O que é belo? O que é a arte? A beleza é algo objetivo ou subjetivo? A arte é um fenômeno social ou universal? Existe uma relação entre o belo e o bom?

É possível discutir gosto? Feio Belo É possível discutir gosto?

Estética NA ÉPOCA CLÁSSICA ERA DEFINIDA COMO FILOSOFIA DO BELO. PALAVRA ESTÉTICA FOI INTRODUZIDA NO VOCABULÁRIO FILOSÓFICO EM 1750 PELO FILOSÓFO ALEMÃO: ALEXANDER BAUMGARTEN. REFERIA-SE À COGNIÇÃO POR MEIO DOS SENTIDOS. MAIS TARDE UTLIZADA COMO REFERÊNCIA À PERCEPÇÃO DA BELEZA, ESPECIALMENTE NA ARTE.

Observe as imagens...

O que estes dois edifícios têm em comum? O fato de considerarmos as duas construções como obras de arte arquitetônica nos leva a formular algumas perguntas. O que estes dois edifícios têm em comum? Como podemos aplicar o conceito de beleza se os dois são tão diferentes? O conceito de belo é universal ou é relativo a um tempo e um período? O gosto varia de sujeito para sujeito ou é algo universal? O que é obra de arte? Por que a estética tem ligação com a arte?

Na primeira imagem temos o Parthenon, em Atenas (Grécia) Na primeira imagem temos o Parthenon, em Atenas (Grécia). Simétrico, geométrico, harmônico, construído, entre 447 e 432, para abrigar um templo dedicado a deusa Athena. Na segunda temos o Museu de Guggenheim, em Bilbao (Espanha). É assimétrico, com formas orgânicas, imprevisível, construído, no final do século XX, para abrigar arte contemporânea.

BELO E FEIO? Michelangelo - David Michelangelo - Pieta Venus - Willendorf

O FEIO Foi banido do território artístico durante séculos. Pelo menos desde a antiguidade grega até a época medieval. No século XIX ele vem a ser reabilitado onde a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem função de revelar as possibilidades do real. Ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da proposta e a sua capacidade de falar ao sentimento.

Só há obras feias na medida em que forem malfeitas, isto é, que não correspondam plenamente a sua proposta. Na problemática do belo e do feio se houver obra feia, não haverá obra de arte.

O BELO E O FEIO: QUESTÃO DO GOSTO O que é a beleza? Será possível defini – lá objetivamente? Ou será uma noção eminentemente subjetiva?

O BELO E O FEIO: A QUESTÃO DO GOSTO OBJETIVIDADE DA ARTE E DA BELEZA (DE PLATÃO AO CLASSICISMO) Platão defende a existência do “belo em si”, de uma essência ideal, objetiva, independente das obras individuais, para as quais serve de modelo e de critério de julgamento.

As qualidades que tornam um objeto belo estão no próprio objeto e independem do sujeito que as percebe. Platão crítica a beleza no mundo sensível, pois ela é variável (algo pode ser belo em um momento e em outro não), e é relativa (algo é belo em relação a algum aspecto mas não a outros; é belo para um observador e não o é para outro). Já no mundo inteligível, a beleza não é variável “sempre é: não se torna, nem acaba, não brilha, nem desvanece.”

FILÓSOFO EMPIRISTA DAVID HUME O belo para Hume não esta mais no objeto, mas nas condições de recepção do sujeito. O “mecanismo do gosto” para Hume se divide em dois estágios: O Perceptivo: é aquele em que percebemos as qualidades dos objetos. O Afetivo: no qual sentimos o prazer da beleza ou o desprazer da “deformação”, ativados pela percepção dessas qualidades.

KANT Tentando resolver o impasse entre objetividade e subjetividade. Afirma que o belo é “aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.” Para ele o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. O princípio do juízo estético, portanto, é o sentimento do sujeito, e não o conceito do objeto.

Mesmo o juízo sendo subjetivo não significa que ele se reduza a individualidade de um único sujeito, pois todos nos temos iguais condições subjetivas da faculdade de julgar (julgamentos estéticos). É algo que pertence a condição humana, ou seja temos as mesmas condições de fazer um juízo estético que um crítico de arte (sensibilidade educada).

HEGEL Introduz o conceito de história, pois a beleza para ele muda de face e aspecto através dos tempos. Mudança chamada de DEVIR, que se reflete na arte, depende mais da cultura e da visão de mundo presentes em determinada época do que de uma exigência interna do belo.

O Gosto e Mau Gosto Ter gosto é ter a capacidade de julgamentos sem preconceitos. É deixar que cada uma das obras vá formando o nosso gosto, modificando- o. Se nos limitarmos as obras que já conhecemos e das quais sabemos que gostamos jamais o nosso gosto será ampliado.

A educação do gosto se dá dentro da experiência estética, que é a experiência da presença tanto do objeto estético como do sujeito que o percebe. Para Umberto Eco “O mau gosto em arte é definido como a pré-fabricação e a imposição do efeito”, ou seja o significado da obra já vem pronto , não é permitido educar a sensibilidade.

FEIO OU BONITO? DEPENDE DO GOSTO?

Como tudo se transformou... Beleza no Século XXI: importância beleza x qualidade de vida padrões de beleza recursos atuais de beleza (maquiagem e tratamentos médicos-estéticos) século XXI: o que esperamos?

Beleza: Por que se preocupar com ela? Estamos vivendo uma nova era. Outro mundo, outros planos, expectativas, diferentes necessidades, exigências psicológicas e sociais. Vivemos mais, com mais qualidade de vida e somos produtivos em idades mais avançadas.

Beleza no século XXI: Qualidade de vida para Aristóteles: “viver bem e fazer o bem” experiências de vida x expectativas (as pessoas tendem a valorizar mais o que não tem) “Abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você. “

Beleza no século XXI: Qualidade devida hoje satisfação (saúde) bem- estar (beleza) felicidade “ Adicionar anos a vida... E vida aos anos” (exercitar também o coração e a emoção – beleza de dentro para fora)

Como envelhecemos? Envelhecimento cronológico : inevitável, irreversível, na dependência direta do tempo de vida.

Beleza e Juventude Hoje: O que é ser belo? O que é considerado “belo” hoje?  Variáveis - local e época  Dependentes da cultura (Ex: Egito e alguns países da África = obesidade como padrão de beleza, adornos em índias, etc.)  Dependente da MÍDIA - globalização  Padrões de beleza INATINGÍVEIS – frustração  Padrões de beleza dinâmicos – mudam com tempo (Marilyn Monroe = manequim 46!!!) (Anos 80: Cindy Crawford: 1,77m 57 Kg) (Gisele Bündchen: 1,80m, 52 Kg)

Sofrimento pessoal Atire a primeira pedra quem nunca sonhou com a pele ou o cabelo da Gisele!

Apelo ao consumo - Mídia

Eu quero... Eu preciso...

Medo de envelhecer... “Do indesejável ao inevitável: a experiência vivida do estigma de envelhecer na contemporaneidade”.

Como você se imagina ao envelhecer... “Eu me comprometo a amá-la seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida.”

Como você se imagina ao envelhecer... “Os detalhes da sua incompetência não me interessam.”.

E por fim... “Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. E cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino. O que nós pensamos, nós nos tornamos.” A Dama de Ferro