Rodas da Paz Universidade de Brasília. Fonte: David Duarte Lima.

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Transcrição da apresentação:

Rodas da Paz Universidade de Brasília

Fonte: David Duarte Lima

Efeitos Colaterais Redução do IPI e controle dos preços da gasolina: no Brasil, foram 10 milhões de novos carros nos dois últimos anos, o que significa cerca de 2 carros para cada neném nascido no mesmo período.

50% Fonte: Ministério da Saúde

Aumento sistemático da população com excesso de peso e obesidade nas últimas décadas.

Fonte: CNC

Quanto um automóvel ocupa de área na via urbana ou na rodovia?

Áreas de estacionamento - UnB Denir Miranda

Área de estacionamento - Oxford

Trânsito em 6 pistas

Águas Claras 2,2% dos empregos 4,4% dos moradores Ceilândia 2,2% dos empregos 16% dos moradores CODEPLAN 2013

Por tudo isso, mudar a tendência das cidades exige muita mobilização

“A erosão das cidades pelos automóveis começa com um tipo de mordida. Pequenas mordidelas no início e eventualmente, grandes mordidas. Uma rua é alargada aqui, outras endireitadas acolá, uma larga avenida é convertida em via de fluxo de sentido único, e mais terra é transformada em estacionamento. Nenhuma etapa do processo é crucial, senão cumulativa, e o efeito é enorme”. Jane Jacobs

Fonte: “La bicicleta como modo de transporte Directrices para su implantación” “Plan Director Ciclable ” Bizkaia 2002 Distância X Tempo em grandes cidades segundo modo de deslocamento

Acesso em 15 minutos a pé e de bicicleta Modo de deslocamentoVelocidade MédiaDistância percorrida em 15 min.Área de acesso A pé4,5 km/h1,125 km4 km² Bicicleta18 km/h4,5 km64 km²

Mais bicicletas, menos acidentes, menos gastos com saúde, menores custos ambientais, melhora na atividade econômica, E mais qualidade de vida.

É preciso integrar a bicicleta na vida cotidiana!

Rodas da Paz