A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo"— Transcrição da apresentação:

1 CIDADES INTELIGENTES: transformando a qualidade de vida urbana por meio de serviços
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos - NTU Brasília/DF, 12 de Novembro de 2013

2 Evidências Saúde: No mundo, 1,3 milhão de mortes no mundo são causadas pela poluição urbana, por ano; Em São Paulo: são gastos 500 milhões de dólares em internações; 12% das internações respiratórias são atribuíveis à poluição do ar; morrem 4 mil anualmente devido a poluição urbana; FONTE: Dr. Paulo Saldiva. Coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP.

3 Evidências Segurança: No Mundo:
1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito; O custo dos acidentes de trânsito em 2002 no mundo foi estimado em US$ 518 bilhões. Estima-se que em 2012 esse valor seja de US$ 800 bilhões; No Brasil: Custo total dos acidentes para o ano de 2012, estimado em 52,15 bilhões de reais, corresponde a cerca de 1,21% do PIB brasileiro previsto, de 4,3 trilhões de reais. FONTE: Carlos Dora. Coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS. (FSP) e Coca Ferraz - USP. Segurança Viária

4 Evidências Congestionamentos:
Na maioria dos estudos, o custo do congestionamento gira em torno de 1 a 3% do PIB; Nos EUA, custo da ordem de USD 121 bilhões e consumo adicional (DESECONOMIAS) de 5,5 bilhões de horas e 10 bilhões de litros de gasolina; Em São Paulo, aumento de 15,8% nos custos de operação dos ônibus; FONTE: Eduardo A. Vasconcellos. Diretor, Instituto Movimento, OS CUSTOS DOS CONGESTIONAMENTOS URBANOS.

5 Evidências Poluição: FONTE: NTU (2013

6 Evidências Congestionamentos:
FONTE: NTU (2013) Panorama da mobilidade urbana: diagnóstico e propostas para o transporte público por ônibus.

7 Evidências Resultados internacionais (UITP, 2013)
Desoneração Tributária Investimentos Privados Investimentos Públicos Resultados internacionais (UITP, 2013) Gera valor adicional que supera em 3 a 4 vezes o investimento inicial. Criação de empregos 50 a 100% superior a outros setores, tais como rodovias. Quanto maior a participação do transporte público, menor o custo para o país. Reduz mortes no trânsito, com aumento do transporte público.

8 Impactos dos gastos em transporte público (EUA)
Evidências Impactos dos gastos em transporte público (EUA) (Weisbrod e Reno, 2009)

9 Evidências 3.313 municípios 40 milhões 537.000 1,7 milhão 1.800
Cidades brasileiras atendidas por sistema organizado por ônibus (IBGE, 2012) 3.313 municípios Passageiros transportados por dia 40 milhões Empregos diretos Empregos indiretos 1,7 milhão Empresas de ônibus urbano 1.800 Frota de ônibus urbanos veículos Distância percorrida pela frota de ônibus urbano por ano 7,9 bilhões de km

10 Usar o Transporte público como instrumento de transformação
Proposta Usar o Transporte público como instrumento de transformação Ações específicas: Qualificação e Priorização; Redução da carga tributária incidente sobre o setor; Investimentos contínuos; e Subvenção – Política Tarifária.

11 Melhor acesso as atividades Aumento competitividade
Proposta Eficiência Melhor acesso as atividades Maior produtividade Redução dos custos Aumento competitividade Transporte público Viagens dos trabalhadores Atividades socioeconômicas

12 Impactos positivos Diminuição dos custos dos serviços;
Melhoria da produtividade da mão de obra; Redução do Custo Brasil; Aumento do mercado interno (ATIVIDADES); Redução da emissão de gases de efeito estufa; Viabilização de políticas de uso de bioenergia.

13 Obrigado! Otávio Vieira da Cunha Filho
Presidente da Diretoria Executiva Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) Site NTU: Portal BRT Brasil:

14 Subvenção – Política Tarifária
Proposta Subvenção – Política Tarifária Cumprimento da Lei /2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana Diferenciação entre a remuneração dos operadores e os valores de passagem cobrados dos usuários: Tarifa Pública Valor da passagem paga diariamente pelo cidadão X Tarifa de Remuneração A soma do preço pago pelo usuário à receita procedente de outras fontes de custeio definidas pelo poder público municipal


Carregar ppt "SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google