DIAGNÓSTICO VEICULAR.

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Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO VEICULAR

TECNOLOGÍA AGORA DISPONÍVEL NO BRASIL A Cartest Cartest é uma empresa de inspeção de veículos que opera com tecnologia Computest, a qual desde 1963 atua em diferentes países do mundo, desenvolvendo metodologias e equipamentos mais precisos, rápidos e adaptados as inovações tecnológicas implementadas pelas montadoras. TECNOLOGÍA AGORA DISPONÍVEL NO BRASIL

O equipamento O equipamento está centralizado num banco de testes, totalmente informatizado, onde se verificam todos os parâmetros dinâmicos em condições reais de funcionamento, a velocidades de 0 até 250 km/h, conforme as necessidades.

Sistemas Os resultados da avaliação do veículo efetuada pela Cartest estão divididos em oito sistemas: Suspensão; Freios; Motor; Transmissão; Instrumentos; Emissões; Chassis; Carroceria.

Subsistemas Os sistemas por sua vez estão divididos em subsistemas, sendo que para cada um deles estão pré-definidos todos os defeitos ou observações que possam ser identificados durante a avaliação.

Defeitos ou Observações Estes defeitos ou observações podem ser automáticos, determinados pelo equipamento, ou manuais, detectados pelo inspetor.

Defeitos ou Observações Pela composição de todos os defeitos e/ou observações, o sistema calcula o desgaste ou a sobrevida para cada subsistema, para cada sistema e por fim do veículo.

Toda a avaliação é apresentada num relatório de sete folhas. O Relatório Toda a avaliação é apresentada num relatório de sete folhas.

O Relatório No rodapé de cada uma das folhas consta a placa do veículo, o número seqüencial da inspeção, a marca e modelo do carro, data e hora da inspeção e a identificação do inspetor.

Resumo A primeira folha contém: Foto do veículo no momento da inspeção; Dados do veículo, proprietário e do cliente; Resumo dos resultados.

Resumo A quilometragem do veículo é copiada da marcação do hodômetro no momento da inspeção.

Resumo O percentual de sobrevida do veículo e de cada um dos sistemas também é identificado por cores: verde, amarelo ou vermelho, conforme o grau de depreciação ou de periculosidade.

Suspensão Na parte inferior estão relacionados os subsistemas, as observações e os defeitos identificados. As cores (verde, amarela e vermelha) identificam o grau de depreciação ou de periculosidade.

Suspensão A suspensão é testada em aceleração, desaceleração e na freada; isto é, o equipamento analisa o comportamento do veículo em condições reais de marcha.

Suspensão Na figura vemos a posição dos pneus quando o veículo está em velocidade, e a direção em que o carro está se movimentando em relação ao seu eixo.

Suspensão Para cada roda em movimento indica-se: O desvio; O balanceamento; Folgas do sistema.

Freios No teste do freios é medida: A força do freio (kg); A distância percorrida (metros); O tempo (segundos) para brecar.

Freios Também é verificado o equilíbrio do freio (relação de forças entre o lado direito e o lado esquerdo) e a eficiência (relação entre a força do freio e o peso do veículo).

Freios Os resultados são avaliados conforme os limites estabelecidos pela legislação. Ainda é aferida a eficiência e o equilíbrio do freio de estacionamento.

Motor Na avaliação do motor, o equipamento compara os resultados (potência HP, torque kgm) com as especificações do fabricante do veículo.

Motor O equipamento efetua duas medições de potência: Nas rodas em plena carga e aceleração; Nas rodas decorrente das perdas mecânicas.

em plena carga e aceleração. Motor Nas rodas em plena carga e aceleração. O operador acelera o motor em plena carga até as máximas RPM especificadas pelo fabricante, medindo a potência efetiva com que as rodas impulsionam o veículo.

decorrente das perdas mecânicas. Motor Nas rodas decorrente das perdas mecânicas. O operador coloca o câmbio em ponto morto, e as rodas desaceleram devido as perdas mecânicas dos sistemas do veículo.

A potência em aceleração + a potência em desaceleração = Motor A potência em aceleração + a potência em desaceleração = a potência do motor.

Motor O mesmo procedimento serve para obter a medição do torque do motor. Teste efetuado em poucos segundos.

Motor GRÁFICO DA POTÊNCIA GRÁFICO DO TORQUE RPM

Transmissão No teste de transmissão verifica– se: O funcionamento da caixa de câmbio O conjunto da transmissão A engrenagem de todas as marchas.

Transmissão É aferida a diferença do esforço das rodas contra o chão no início e na finalização de cada mudança de marcha (conhecido como tranco)

Transmissão É aferida também a diferença de RPM entre o início, finalização e o tempo de cada mudança de marcha; também o deslizamento da caixa, em percentual.

Transmissão Com estas medições o equipamento avalia o estado da caixa de câmbios e o conjunto da transmissão.

Instrumentos No teste do velocímetro compara- se a velocidade real do carro e a marcada no painel a 80 km/h. O equipamento também pode aferir outros instrumentos, como hodômetro, tacógrafo e taxímetro.

Emissões Com o acréscimo de um analisador de gases ou de um opacímetro, o programa está preparado para aferir as emissões poluentes.

Chassis O chassis é a estrutura do carro, e toda deformação, modificação, solda ou reparo é sinal de acidente no histórico do veículo.

Carroceria A carroceria externa é analisada com ajuda de um micrômetro, aparelho que mede a espessura da camada de tinta.

Carroceria A finalidade desta análise é determinar a originalidade das peças, a ocorrência de acidentes no histórico do veículo e a qualidade dos consertos de funilaria e pintura.

Missão Fornecer informações precisas referentes ao estado dos veículos, que ajudem aos nossos clientes na tomada de decisões, através da prestação de serviço de inspeção de veículos automotores com equipamentos de alta qualidade, sistemas informatizados e colaboradores treinados, que assegurem resultados confiáveis e imparciais.