CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Cinthya Taniguchi Patrícia Lacerda Bellodi Milton de Arruda Martins
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
III Encontro de Boas Práticas
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Simone Braz Ferreira Gontijo
INFORMÁTICA.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
COMO AÇUCAR.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
“Como eu posso ser bênção na minha família?”
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
AÇÚCAR.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
Açúcar.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
SITUAÇÕES.
O VERDADEIRO TESTE VOCACIONAL
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
UFABC – Universidade Federal do ABC.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 27 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Softwares Educacionais
Deus é Como o Açúcar....
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Oficina Público: Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Professores, Responsáveis por TCC, Atividades Complementares e Estágios Objetivo: Oferecer subsídios para a gestão dos cursos e da sala de aula PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou ma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno: _ Quantas vezes você já me viu praticar este esporte ? _ Todos os dias _ respondeu o discípulo. _ E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos. De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora. _ O senhor errou! _ espantou-se o discípulo. _ Achei que queria mostrar o poder da sua experiência! Ao que o arqueiro respondeu: _ Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. N inguém jamais será capaz de será capaz de atingir um alvo que atingir um alvo que não consegue ver. não consegue ver. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos Interesses na Universidade PROAI Perfil sócio-econômico

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O QUE COMPÕE ESTA CARACTERIZAÇÃO DE ALUNOS? 1.Identificação – Q 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 11 2.Escolarização – Q 3, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 36 3.Escolhas – Q 1, 9,10 4.Interesses na Universidade – Q 26, 27 5.Situação relativa a trabalho – Q 23, 24, 28, 29, 30, 33 6.Como se informa dos acontecimentos – Q 34, 35, 37 7.Como ocupa seu tempo fora da Universidade – Q 28, 32, 35, 38, 39 8.Percepção da missão da UniSantos – Q 40 9.Nivelamento – Q 18, 19, Perfil sócio-econômico – Q 10, 13, 15, 16, 21, 22, 25, 28, 31, 33, 34. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quais as implicações destes dados para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante deste aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas?

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CCET - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROAI Número de alunos matriculados no 1º semestre Número de alunos respondentes % 2006 CCET , CCET , C.Comp443886, C.Comp453475,56

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Identificação PROAI ItensRespostas GêneroMasculino90%76% Idade17 a 1966%68% 20 a 2325%21% Estado civilSolteiro97% ResidênciaSantos51%38% São Vicente18%24% Praia Grande13%21%

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Identificação PROAI ItensRespostas2007 GêneroMasculino76% Idade17 a 1968% 20 a 2321% Estado civilSolteiro97% ResidênciaSantos38% São Vicente24% Praia Grande21%

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Escolhas Opções por UniSantos Confiança na qualidade 61%68% Melhor curso de minha escolha 41%35% Oportunidade de bolsa 20%38% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 84%71% Influência da família 18%3% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Escolhas Opções por UniSantos 2007 Confiança na qualidade 68% Melhor curso de minha escolha 35% Oportunidade de bolsa 38% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 71% Influência da família 3% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Escolaridade Ensino Médio Regular90%65% Escola Privada46%41% Período: diurno66%68% Grau de instrução do pai Superior28%29% Médio44%50% Grau de Instrução da mãe Superior20%38% Médio46%29% Outro Curso Superior 5%0% Outros Cursos: Informática 69%40% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Escolaridade Ensino Médio2007 Regular65% Escola Privada41% Período: diurno68% Grau de instrução do pai Superior29% Médio50% Grau de Instrução da mãe Superior38% Médio29% Outro Curso Superior 0% Outros Cursos: Informática 40% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Situação Relativa a Trabalho Tempo Integral33%26% Tempo parcial20%3% Área do Curso20%3% Local Santos25%9% São Vicente13%6% Participação vida econômica da família Trabalha e recebe ajuda31%12% Trabalha, é responsável pelo seu sustento13%12% Trabalha, é responsável por sustento e contribui para o sustento familiar 10%9% Trabalha e sustenta família0%3% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Situação Relativa a Trabalho 2007 Tempo Integral26% Tempo parcial3% Área do Curso3% Local Santos9% São Vicente6% Participação vida econômica da família Trabalha e recebe ajuda12% Trabalha, é responsável pelo seu sustento12% Trabalha, é responsável por sustento e contribui para o sustento familiar 9% Trabalha e sustenta família3% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O que esses dados confirmam? O que eles trazem de novo? Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) Profª Maria Angélica Rodrigues Martins Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI