O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor masculino
A Reprodução.
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
DISCIPLINA DE ANATOMIA SISTEMA GENITAL FEMININO
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Transmissão da vida.
Reprodução.
O Corpo Humano Milagre de Deus
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Prof.: Alessandra Casimiro
A Reprodução.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Uma Viagem maravilhosa!
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
Aparelho Reprodutor Feminino
Tema 2 – Crescimento e mudanças no corpo humano
“QUIZ” Ciências.
Transmissão da vida.
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
ASSER Profa Camila Papini
COLÉGIO SÃO JOSÉ BIOLOGIA- PROFESSORA VANESCA 2º ano Ensino Médio 2015.
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
Sistema Reprodutor.
Descrição dos órgãos reprodutores
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Transmissão da vida
Ciências Naturais – 9.o ano
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
dos órgãos reprodutores
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Fonte: slideshare (Adaptado)
Transcrição da apresentação:

O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1 Profa Nahya Paola Souza 8° ano E.F.II 2014 Colégio A.Liessin

Pra que serve? É o sistema que amadurece durante o período de mudanças corporais, a puberdade, e de mudanças psicológicas, a adolescência, que preparam os jovens para a reprodução.

Pra que serve? Algumas substâncias são importantes nesse amadurecimento, os hormônios sexuais *: Hormônios femininos: produzidos nos ovários, são a progesterona e o estrogênio.

Pra que serve? Algumas substâncias são importantes nesse amadurecimento, os hormônios sexuais *: Hormônio masculino: testosterona, produzida nos testículos.

Sistema genital feminino É em sua maioria interno. Composto de: 1- Ovários: contém e amadurece os óvulos, produzem os hormônios sexuais femininos.

Sistema genital feminino É em sua maioria interno. Composto de: 2- Útero: órgão de paredes musculares recobertas por uma mucosa altamente vascularizada, o endométrio, que abriga o óvulo fecundado, possibilitando o desenvolvimento do feto na gravidez.

Sistema genital feminino É em sua maioria interno. Composto de: 3- Tubas uterinas: “tubos” de conexão entre os ovários (de onde saem os óvulos) e o útero (onde o óvulo, após ser fecundado, se implantará).

Sistema genital feminino É em sua maioria interno. Composto de: 4- Vagina: canal que conecta o útero ao meio externo. Parcialmente fechada pelo hímen*. Em sua abertura estão os grandes e pequenos lábios, em cujas extremidades localiza-se o clitóris, responsável pela excitação sexual e sensação de prazer.

Sistema genital feminino

Sistema genital masculino É em sua maioria externo. É composto de: 1- Pênis: órgão responsável pela ereção, o que possibilita a ejaculação. A ereção ocorre devido a um aumento do fluxo sanguíneo dentro do órgão, aumentando a sensibilidade da glande peniana, responsável pela excitação sexual e sensação de prazer. A glande é recoberta pelo prepúcio.

Sistema genital masculino É em sua maioria externo. É composto de: 2- Uretra: canal interno do pênis por onde sai o material ejaculatório e a urina.

Sistema genital masculino É em sua maioria externo. É composto de: 3- Testículos: órgãos que produzem e amadurecem os espermatozoides; produzem o hormônio masculino. 4- Bolsa escrotal: extensão de pele que abriga os testículos.

Sistema genital masculino

Produção dos gametas 1- Femininos: Processo chamado de ovulação, ocorre a cada 28- 30 dias, em um ciclo menstrual, no qual: O útero é preparado para receber o óvulo e ocorrer a fecundação; O útero elimina o endométrio não utilizado (não gravidez), ocorrendo o sangramento pela vagina, a menstruação.

Produção dos gametas

Produção dos gametas 2- Masculinos: A testosterona promove a produção do sptz dentro dos testículos. Eles são liberados quando, no momento da excitação na relação sexual, passam pelos ductos, misturam-se aos líquidos produzidos pela próstata e outras estruturas e formam o sêmen ou esperma.

Reprodução e gravidez A geração de novos indivíduos ocorre mediante a relação sexual, a fecundação, o desenvolvimento do bebê e o parto.

Reprodução e gravidez 1- Relação sexual: ocorre a excitação sexual, na qual o pênis fica ereto, tornando possível a penetração no canal vaginal. Na mulher, a excitação provoca lubrificação. A sensação de prazer culmina no orgasmo que, nos homens, é acompanhado da ejaculação e a liberação do sêmen.

Reprodução e gravidez 2- Fecundação: após a relação sexual e a ejaculação no canal vaginal, os sptz se movimentam em direção ao útero, onde podem encontrar o óvulo. Caso ocorra este encontro, chamado de fecundação ou fertilização, gera-se um embrião.

Reprodução e gravidez 3- Desenvolvimento do bebê: a fecundação geralmente ocorre nas tubas uterinas e o embrião chega ao útero após alguns dias, onde se implanta e desenvolve. A implantação do embrião no endométrio forma a placenta*, com a qual o feto se comunica pelo cordão umbilical.

Reprodução e gravidez 4- Parto: durante a gravidez, o feto fica protegido dentro de uma bolsa amniótica, preenchida de um líquido. Quando a mulher entra em trabalho de parto, esta bolsa se estoura e o útero começa a se contrair para que o feto saia pelo canal vaginal, que se dilata.

glossário Hormônios sexuais: substâncias químicas produzidas no corpo e que atuam em regiões específicas no corpo, no caso os órgãos sexuais. Hímen: membrana que protege a vagina e se rompe na primeira relação sexual. Placenta: estrutura de troca de nutrientes e gases da respiração entre a mãe e o feto.