CAESP - Artes Aula /02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:
Propriedades do som: notas musicais e ruídos formam a poesia sonora. Altura (grave ou agudo): frequência da onda ou frequência de áudio. Quantas ondas por segundo. Unidade de medida: Vibrações completas por segundo = Hertz (Hz). Quanto mais baixo, mais grave, menor frequência. Quanto mais alto, mais agudo, maior frequência. Percepção humana entre 16 e 20kHz. Intensidade (volume): Sons fortes: maior intensidade, maior amplitude de onda, mais energia. Sons fracos: menor intensidade, menor amplitude de onda, menos energia.
“Música na Pré-história:” Paleolítico (2.6M a.p. até 10k a.p.): Instrumentos de percussão. Imitação de sons da Natureza. Vozes (talvez coros). Instrumentos de sopro: Flauta de osso da asa de uma águia, Alemanha (40k a.p.). Flauta de madeira da Toca da Extrema II, Parque Nacional Serra da Capivara, PI (12k a.p.). Neolítico (10k a.p. até 5k a.p.): Música com função religiosa e social. Divisão social do trabalho e a criação dos músicos como profissão.
Antiguidade Grega: Música com a função do deleite, a fruição. Dentro do contexto filosófico nascente na Grécia, existia a busca estética pelo “belo”. Surgimento dos estudos de música dentro das academias gregas: entre os séculos VII e VI a.C. Pitágoras e a escala diatônica (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó). Éthos: essência que faz parte naturalmente de um tipo musical específico e determina o caráter desse. Páthos: efeito subjetivo do éthos naqueles que ouvem. Aristóteles: “o despertar das emoções na audiência” (“Retórica”). Um éthos produz um páthos correspondente, e somente um possível. Será mesmo possível um e apenas um páthos para cada éthos? Existe uma limitação categórica e apriorística e?
Platão e a música: Mundo das Formas: mundo dos conceitos abstratos e perfeitos. Mundo físico: um mundo de múltiplos reflexos imperfeitos das “Formas”. Música das Esferas: peças musicais produzidas a partir de cálculos matemáticos. Uma música silenciosa acessível apenas à intelecção. Paidéia: o processo educacional deverá forjar o cidadão dentro dos princípios de amar o “bom” e a “beleza” e ter aversão ao “mal” e ao “feio”. A educação dos cidadãos se processa no desenvolvimento do “dom” natural, tendo como bases formadoras principais da prática educacional a música (psique) e a ginástica (corpo físico) e nessa ordem. Função educacional da música: como música tem o seu éthos específico que produz um páthos correspondente, o uso da música propiciaria a formação das características desejadas para o bom cidadão. Destinos da arte para Platão: ou a arte assume que é uma cópia da cópia, ou passa a expressar as “Formas”.
Notação: M = Milhão 10 6 k = Quilo ou Kilo 10 3 a.p. = antes do presente. Prof. Heleno Licurgo do Amaral Data: