CAESP - Artes Aula 03 - 21/02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Advertisements

O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
Como o maestro consegue distinguir tantos
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
SOM.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Acústica.
ACÚSTICA.
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
Ciências Físico – Químicas
Uma análise do fenômeno acústico
ACÚSTICA.
Psicoacústica Conceitos básicos
Aula 12 – Ondas e Vibrações Prof. José Garcia Vivas Miranda
ACÚSTICA.
19.4 – Potência e intensidade de ondas sonoras
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
Curso de Teoria Musical
MÉTODOS EXPERIMENTAIS EM ENERGIA E AMBIENTE
Edição final: Prof. Marson
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
Som Maio 2012 Trabalho realizado por: Ana Rita Martins;
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
ACÚSTICA.
TEORIA MUSICAL Iniciante
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
Propriedades Físicas do Som
SOM PARÂMETROS.
ACÚSTICA.
18 Altura e intensidade do som
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Faltou falar na última aula: O intervalo de frequências que conseguimos perceber vai de 20 Hz a Hz 5000 – Hz (muito agudo!) 20 – 5000 Hz.
Amanda Rodrigues Carina Placoná Jaqueline Quirino Mariana Ciotta
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
ACÚSTICA.
suas Tecnologias – FÍSICA ONDAS SONORAS E EFEITO DOPPLER
Transfere energia sem o transporte de matéria
Ondas.
Olá meninos! Estou aqui para vos ajudar a preparar a fazer uma revisão sobre o Som! Olá meninos! Estou aqui para vos ajudar a preparar a fazer uma revisão.
CURSO BÁSICO DE TEORIA MUSICAL.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
PROFESSOR: ADELÍCIO.
Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.
ACÚSTICA.
Saudações jovens cientistas! Agora que sabem que as ondas sonoras são representadas por gráficos sinusoidais vamos explorar usando simulações e o osciloscópio.
Aperfeiçoamento teórico
ONDAS.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Som e Luz.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Ondulatória.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Turma: 2ªSérie do Ensino Médio Professor: Fábio Raimundo
Fenômenos Ondulatórios
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
FISIOLOGIA DO SOM.
Características dos Sons
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Estética Antiga Objetivos do texto:
Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?
Ondulatória.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
Wellington D. Previero Funções Trigonométricas.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Transcrição da apresentação:

CAESP - Artes Aula /02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:

 Propriedades do som: notas musicais e ruídos formam a poesia sonora.  Altura (grave ou agudo): frequência da onda ou frequência de áudio. Quantas ondas por segundo.  Unidade de medida: Vibrações completas por segundo = Hertz (Hz).  Quanto mais baixo, mais grave, menor frequência.  Quanto mais alto, mais agudo, maior frequência.  Percepção humana entre 16 e 20kHz.  Intensidade (volume):  Sons fortes: maior intensidade, maior amplitude de onda, mais energia.  Sons fracos: menor intensidade, menor amplitude de onda, menos energia.

 “Música na Pré-história:”  Paleolítico (2.6M a.p. até 10k a.p.):  Instrumentos de percussão.  Imitação de sons da Natureza.  Vozes (talvez coros).  Instrumentos de sopro:  Flauta de osso da asa de uma águia, Alemanha (40k a.p.).  Flauta de madeira da Toca da Extrema II, Parque Nacional Serra da Capivara, PI (12k a.p.).  Neolítico (10k a.p. até 5k a.p.):  Música com função religiosa e social.  Divisão social do trabalho e a criação dos músicos como profissão.

 Antiguidade Grega:  Música com a função do deleite, a fruição.  Dentro do contexto filosófico nascente na Grécia, existia a busca estética pelo “belo”.  Surgimento dos estudos de música dentro das academias gregas: entre os séculos VII e VI a.C.  Pitágoras e a escala diatônica (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó).  Éthos: essência que faz parte naturalmente de um tipo musical específico e determina o caráter desse.  Páthos: efeito subjetivo do éthos naqueles que ouvem.  Aristóteles: “o despertar das emoções na audiência” (“Retórica”).  Um éthos produz um páthos correspondente, e somente um possível.  Será mesmo possível um e apenas um páthos para cada éthos? Existe uma limitação categórica e apriorística e?

 Platão e a música:  Mundo das Formas: mundo dos conceitos abstratos e perfeitos.  Mundo físico: um mundo de múltiplos reflexos imperfeitos das “Formas”.  Música das Esferas: peças musicais produzidas a partir de cálculos matemáticos. Uma música silenciosa acessível apenas à intelecção.  Paidéia: o processo educacional deverá forjar o cidadão dentro dos princípios de amar o “bom” e a “beleza” e ter aversão ao “mal” e ao “feio”.  A educação dos cidadãos se processa no desenvolvimento do “dom” natural, tendo como bases formadoras principais da prática educacional a música (psique) e a ginástica (corpo físico) e nessa ordem.  Função educacional da música: como música tem o seu éthos específico que produz um páthos correspondente, o uso da música propiciaria a formação das características desejadas para o bom cidadão.  Destinos da arte para Platão: ou a arte assume que é uma cópia da cópia, ou passa a expressar as “Formas”.

 Notação:  M = Milhão 10 6  k = Quilo ou Kilo 10 3  a.p. = antes do presente. Prof. Heleno Licurgo do Amaral Data: